Menu
Europa / Listas

Cidades do Sul da França para Visitar: Top 10 Melhores

Atualizado em: 15 de janeiro de 2020

O Sul da França é uma das regiões mais charmosas da Europa. Com influência mediterrânea, muitas cidades e vilas, além de clima perfeito, essa região faz parte do roteiro de viagem à França. Mas quais são as melhores cidades do Sul da França para visitar?

No post de hoje, selecionamos as 10 mais interessantes cidades do Sul da França para você colocar no seu roteiro.

Cada cidade tem uma história particular, monumentos únicos e clima muito próprio, que tentamos destacar neste artigo. Confira!

Melhores cidades do sul da França para visitar

  1. Aix-en-Provence
  2. Marselha
  3. Cassis
  4. Nice
  5. Saint Tropez
  6. Arles
  7. Avignon
  8. Nîmes
  9. Carcassonne
  10. Montpellier

Aix-en-Provence

Mercado de sábado em Aix-en-Provence
Mercado de sábado em Aix-en-Provence

Aix-en-Provence é uma das maiores cidades da Provença, mas cheia de charme. Por isso, há grande procura de hotéis e pousadas em Aix-en-Provence.

Com muitos prédios antigos belíssimos, Aix-en-Provence é conhecida por sua sofisticação, além dos enormes mercados aos sábados.

Na Cours Mirabeau, restaurantes e cafés que parecem saídos de filmes trazem beleza à avenida, assim como as árvores e as fontes.

Aliás, fonte é o que não falta em Aix-en-Provence, um resquício da época das termas romanas.

Prepare-se para encontrar passagens quase secretas, ruas cheias de pequenas lojas e muitas praças.

Confira também o episódio do Papo Viagem Podcast sobre Aix-en-Provence ou leia o artigo sobre os principais pontos turísticos de Aix-en-Provence.

Marselha

Cidades do sul da França para visitar: Top 10!

A cidade de Marselha é a maior cidade do Sul da França. Marcada por seu grande porto, história antiga e muitos imigrantes, Marselha não é perfeita, mas é única.

A igreja Notre-Dame de la Garde parece cuidar de todos que visitam o Porto Velho e o charmoso bairro Le Panier.

Museus de qualidade não faltam na cidade, assim como a beleza da natureza. O Arquipélago Frioul é belíssimo, com o Castelo de If como destaque. Nesse arquipélago, pode-se ver a beleza do mar do Sul da França.

Vale destacar que Marselha é a melhor cidade-base para fazer passeios pela Provença, ainda mais para quem busca hotéis baratos na Provença.

Cassis

Cidades do sul da França para visitar: Top 10!
Fonte: TripAdvisor

Cassis é o local ideal para se impressionar com os calanques, uma formação geológica onde o mar adentra ao território formando vales pedregosos.

Cassis também possui lindos edifícios antigos e belas praias.

Os preços das hospedagens em Cassis são mais convidativos do que os das cidades badaladas da Riviera Francesa e, por isso, é um excelente destino de viagem para viajantes econômicos.

Nice

Cidades do sul da França para visitar: Top 10!

Nice é uma das mais belas cidades da França. Seu belo mar, centro histórico bem cuidado e a colina do Chateau são apenas algumas de suas atrações.

Além disso, por ser uma cidade grande, há muitas opções de hotéis em Nice, além de baladas e restaurantes com diversidade de preço.

Nice é uma excelente base para conhecer várias cidades, como Cannes, Antibes e, principalmente, Mônaco.

Saint Tropez

Cidades do sul da França para visitar: Top 10!
Fonte: TripAdvisor

Brigitte Bardot foi uma das responsáveis por colocar Saint Tropez na rota dos turistas endinheirados.

No verão, esse tipo de turista é o que mais se vê na cidade.

Se você quer conhecer a cidade, evite essa época, e curta com mais calmas as belezas de Saint Tropez.

Arles

Cidades do sul da França para visitar: Top 10!

Arles é o tipo de cidade impossível de esquecer, sem dúvida uma das mais belas cidades do Sul da França.

Em Arles, você encontrará muitas ruínas romanas, como uma arena com mais de 2 mil anos!

As ruínas romanas estão nas praças, cercadas por casas com tom pastel. Note que as cores de Arles são as cores usadas por Van Gogh, que viveu por lá e a retratou em muitos quadros.

Leia também nossos artigos sobre onde se hospedar em Arles e melhores pontos turísticos de Arles!

Avignon

Palácio dos Papas
Palácio dos Papas

Avignon é uma pequena cidade da Provença, que tem um gigantesco palácio como grande destaque.

O Palácio dos Papas já foi moradia dos papas e hoje é a principal atração da cidade. Mas há muito o que fazer em Avignon.

A muralha que envolve a cidade já surpreende de primeira, assim como a beleza da arquitetura dos prédios, as praças e os jardins.

Um dos lugares que mais gostamos em Avignon é o Rocher des Doms, um jardim com vistas lindas do Rio Ródano e da histórica Ponte de Avignon.

Saiba que se hospedar em Avignon é uma alternativa interessante para quem prefere cidades pequenas e charmosas.

Se você quer conhecer ainda mais Avignon e a Provença, confira o episódio do Papo Viagem Podcast sobre Avignon.

Nîmes

Cidades do sul da França para visitar: Top 10!
Fonte: Wikimedia

Assim como Arles, Nîmes é uma cidade muito rica em história romana, preservada em muitos monumentos.

As Arenas são super preservadas e até hoje utilizadas em shows musicais. A Maison Carrée surpreende por parecer ter saído de Roma, de tão perfeita.

Além de monumentos dos primeiros séculos, há belos jardins típicos do século XVIII e edifícios com vários estilos, desde a Idade Média até o século XIX.

Caminhar por um lugar tão histórico é a melhor forma de conhecer Nîmes.

Carcassonne

Cidades do sul da França para visitar: Top 10!
Fonte: TripAdvisor

A cidade murada de Carcassonne é uma das que mais surpreendem os viajantes. Com muros altos, torres pontiagudas, castelos e ruas de pedra, Carcassonne parece saída de um conto de fadas da Idade Média.

Caminhar pela cidade, pela muralha, visitar as construções, como igrejas e castelos, faz parte do passeio obrigatório por Carcassonne.

Fora dos muros, há outras belezas, como a cidade Bastide e a vista para área murada à noite, além do melhor lugar para se hospedar em Carcassonne ser fora do muros.

Montpellier

Cidades do sul da França para visitar: Top 10!
Fonte: Wikimedia

Montpellier pode não ser uma das cidades do sul da França mais conhecidas, mas é uma das mais surpreendentes.

Seus prédios do século XII convivem pacificamente com o foco universitário da cidade. Noites animadas não faltam em uma cidade cheia de jovens.

Parques, praças e mercados também são destaques em Montpellier, assim como quilômetros de ciclovia que levam até o Mar Mediterrâneo.

Montpellier é uma das cidades do Sul da França que mais pode crescer em turismo.

Qual das 10 cidades do sul da França você mais gostou? Tem alguma outra para citar? Deixe seu comentário e confira os vários episódios do Papo Viagem Podcast sobre a França!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

1 Comentário

  • Lino borges
    8 de agosto de 2018 às 10:59 pm

    Gostaria que falasse sobre Rock fort no sul da França

    Responder

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido.