O que Fazer em Dubrovnik, Croácia? Pontos Turísticos de Dubrovnik

por Jade

Dubrovnik é uma deslumbrante cidade no sul da Croácia, que atrai milhares de turistas todos os anos. Conhecida como “Pérola do Adriático”, os verões em Dubrovnik são movimentados e vibrantes, o que mostra o protagonismo da cidade no turismo na Croácia. E há muito o que fazer em Dubrovnik!

Com uma história milenar cheia de conquistas, guerras e reconstruções, Dubrovnik despontou para o mundo por ter sido o cenário das filmagens da série Game of Thrones. Quando você conhecer o centro histórico de Dubrovnik, vai entender o porquê dessa cidade ter sido escolhida.

Vamos mostrar neste artigo os principais pontos turísticos de Dubrovinik. Assim, você vai saber o que fazer em Dubrovnik e vai aproveitar bastante cada dia.

O artigo está dividido da seguinte maneira:

Leia também o post especial sobre onde ficar em Dubrovnik nos bairros e hotéis que valem a pena!

O que Fazer em Dubrovnik, Croácia? Pontos Turísticos de Dubrovnik

Muralhas de Dubrovnik

O que fazer em Dubrovnik, Croácia?
Centro Histórico de Dubrovnik

O grande diferencial de Dubrovnik é o seu bem conservado centro histórico. O centro é completamente envolvido por muros gigantescos, sendo uma das mais belas e preservadas cidades muradas da Europa.

Sem nenhum exagero, o centro histórico de Dubrovnik é impressionante e as muralhas são gigantescas, tendo 1940 metros de extensão e 6 fortes.

Elas começaram a ser construídas no século XI, sendo ampliadas com o passar do tempo, até o século XVII.

Um dos destaques é a Torre de Minceta, erguida em 1319, sendo o ponto mais alto do sistema de defesa da cidade.

O que fazer em Dubrovnik, Croácia?
Fonte: TripAdvisor

Inclusive, o local foi usado como cenário para Game of Thrones, quando a Khaleesi procura a entrada da Casa dos Imortais, a sede dos magos de Qarth.

O ticket para visitar as muralhas de Dubrovnik custa 200 kunas por adulto.

Não perca a oportunidade de subir as muralhas, porque você verá a cidade por diversos ângulos. As torres, os fortes e as vistas são imperdíveis.

chegue cedo para fazer o passeio, já que as muralhas ficam cheias durante o dia.

Embaixo da Torre de Minceta, na Gornji Ugao, havia uma antiga fundição do século XV. Esse pequeno museu (30 kunas) é muito elogiado e pouco conhecido. Só é um pouco difícil encontrar a entrada para o museu.

Saiba que há tours guiados sobre Game of Thrones no centro. Nós recomendamos a visita em espanhol ou o quase perfeito tour em inglês. Os dois costumam ter o mesmo custo, 17 euros por pessoa.

Pontos Turísticos de Dubrovnik no Centro Histórico

O que fazer em Dubrovnik, Croácia?
Stradun

De forma geral, o centro histórico de Dubrovnik possui um estilo arquitetônico muito semelhante às cidades italianas, principalmente cidades com influência de Veneza.

Destacam-se igrejas, monastérios, fontes e palácios com uma mescla de estilos, como o gótico, o renascentista e o barroco.

Suas ruas, casas e monumentos de pedra deixam qualquer viajante boquiaberto e são ótimos cenários para tirar fotos.

Se perca pelas ruelas que nascem da rua principal, chamada de Stradun. Essas ruelas sobem em direção às muralhas e sempre mostram pequenos locais fotogênicos.

A Stradun é uma rua larga porque foi construída depois do terremoto de 1667, quando muitos palácios ruíram. No lugar surgiu essa rua longa, cheia de lojas, monumentos históricos e muitos visitantes.

O que fazer em Dubrovnik, Croácia?
Palácio Sponza, Torre do Sino e Coluna de Rolando

No final da Stradun fica a Coluna de Rolando (na frente da Torre do Sino), decorada com um guerreiro. A coluna foi construída em 1418 e dizem ter sido feita em homenagem a Rolando, que ajudou defender a cidade dos piratas árabes no século VIII.

Por isso, a Coluna de Rolando é um símbolo de liberdade e lá é hasteada a Bandeira Libertas (bandeira da República em Dubrovnik) em momentos especiais, como eventos oficiais e no Festival de Verão.

Nessa área da cidade histórica, há outros monumentos importantíssimos, como a Torre do Sino.

A original foi construída no século XV, mas teve que ser reconstruída por causa de um terremoto. A torre chama atenção pela altura, não pela fachada, que é simples.

O que mais chama a atenção nessa região é Palácio Sponza, uma construção do século XVI, que já serviu de alfândega e de casa da moeda, na época da República em Dubrovnik.

Com estilo gótico veneziano e renascentista, o Palácio Sponza guarda os mais importantes documentos da cidade e resistiu aos terremotos e às guerras.

A arquitetura lembra muito a dos palácios de Veneza e por dentro ele tem um hall e vários arcos, algo bem grandioso.

O que fazer em Dubrovnik, Croácia?
Palácio do Governador. Fonte: Expedia

Se for para visitar algum palácio é mais recomendado ir ao Rector Palace ou Palácio do Reitor, que vamos traduzir como Palácio do Governador, já que quem governava a República vivia lá.

Esse palácio já foi destruído e reconstruído muitas vezes e é bem mais simples do que o Palácio Sponza, mas também possui estilo gótico e renascentista, além de influência barroca de uma reforma posterior.

Ele tem um significado importante, porque era lá que o governador vivia. À noite, ele recebia as chaves e ninguém mais entrava na cidade e no final do dia ele entregava as chaves para abrirem os portões.

Atualmente, o palácio abriga o Museu Histórico e Cultural, com vários objetos que contam a história de Dubrovnik.

As fontes são muito conhecidas na cidade e forneceram água limpa por séculos para os habitantes. A fonte mais conhecida e impossível de não ser notada é a Grande Fonte de Onofrio, que foi quem a construiu no século XV.

O que fazer em Dubrovnik, Croácia?
Igreja de São Brás

As igrejas e monastérios também são ricamente decorados e guardam preciosidades.

Vale muito a pena visitar as Igrejas de São Brás e dos Jesuítas (barroca), além da mais importante, a Catedral da Assunção da Virgem, que dizem ter sido construída com dinheiro de uma cruzada. Os monastérios franciscano e dominicano são imperdíveis!

O Monastério Franciscano é um dos mais interessantes. Construído no século XIV, ele possui claustros belíssimos, a terceira farmácia mais antiga da Europa, muitas obras de arte e uma bela igreja.

O Monastério Dominicano é muito procurado pelos fãs de Game of Thrones, já que foram gravadas cenas lá e na rua que vai até o Forte Revelin, outro destaque das muralhas de Dubrovnik.

Mesmo estando perto da Stradun, o Monastério Dominicano é super tranquilo, ideal para dar aquela descansada nas escadas.

Aliás, essas escadas foram utilizadas na série quando um morador de Porto Real faz um discurso xingando a família Lannister.

Dentro do Monastério Dominicano, o destaque é o jardim, além da coleção de pinturas, artefatos e joias expostas.

O que fazer em Dubrovnik, Croácia?
Forte Lovrijenac

Vá também até o Forte Lovrijenac, que começou a ser construído no século XI, e possui uma bela vista do centro histórico. Há partes do forte com até 12 metros de espessura.

O Forte Lovrijenac foi utilizado em cenas de Game of Thrones, como em diálogos e no torneio em homenagem ao King Joffrey.

Com tantos monumentos, não podemos esquecer do Portão Antigo, porta principal da cidade histórica. Ele é chamado de Pile e tem ótimas vistas do Forte Lovrijenac e da Torre Bokar.

Para saber ainda mais sobre a história da cidade, recomendamos a visita guiada por Dubrovnik, um tour feito por mais de 8 mil pessoas!

Teleférico de Dubrovnik

O que fazer em Dubrovnik, Croácia?
Vista do Teleférico. Fonte: TripAdvisor

O Teleférico de Dubrovnik propicia que qualquer pessoa possa ter uma das mais belas vistas da cidade, a mais de 400 metros de altura, no Monte Srdj.

Para chegar até lá é bem fácil, já que o ponto de partida do teleférico é perto da cidade histórica.

Por 170 kunas, você pode subir e descer o monte de teleférico, que foi reaberto em 2010.

Além da vista, lá fica o Forte Imperial, construído no século XIX pelos franceses, que sedia um museu sobre a guerra recente.

O grande problema é que as filas são frequentes para usar o teleférico, principalmente no verão.

Tem até um restaurante lá no alto da montanha, mas nós sugerimos um restaurante perto de onde se pega o teleférico, a Pizzeria Tabasco.

Para mais informações sobre horários e tickets, acesse o site do Dubrovnik Cable Car.

Ilha Lokrum

O que fazer em Dubrovnik, Croácia?
Fonte: Pixabay

Muito próximo ao centro histórico de Dubrovnik está a Ilha Lokrum, um paraíso exótico e muito procurado pelos turistas.

Na Ilha de Lokrum, destacam-se algumas atrações turísticas, como um monastério da Idade Média, pavões e o Jardim Botânico, além dos banhos de sol e mar.

Não deixe de conhecer o lago de água salgada Mrtvo More, conhecido como mar morto.

A ilha Lokrum também foi utilizada para gravações de Game of Thrones, sendo a cidade Qarth.

No centro histórico saem barcos todos os dias para a Ilha Lokrum, pelo menos durante o verão. Os barcos costumam funcionar das 9h às 19h.

O bilhete adulto custa no mínimo 150 kunas e já inclui a entrada na ilha, que é um parque nacional e por isso tem entrada paga um pouco salgada.

Uma alternativa é fazer o famoso passeio de caiaque até a ilha, mas antes percorrendo o entorno da muralha. Saiba mais sobre o tour de caiaque aqui.

Melhores praias em Dubrovnik

O que fazer em Dubrovnik, Croácia?
Praia Banje

Dubrovnik é uma beleza só, principalmente sua parte história. Sua beleza natural também é incontestável, mas não há muitas praias em Dubrovnik que agradem aos brasileiros.

As duas principais praias são Banje e Copacabana, a primeira sempre lotada, como você pode ver na imagem acima.

Já Copacabana fica fora da área central e é mais tranquila. Ainda menos badalada, mas com bons restaurantes e estrutura, é a Uvala Lapad.

No mapa no final do post, há a localização de todas as praias mencionadas aqui.

Assim, muitos turistas optam por visitar as Ilhas Elafiti, que possuem praias melhores, como é o caso da ilha Lopud.

Se você não puder ir às Ilhas Elafiti, uma ótima opção é tomar banho de mar e de sol nos costões, algo comum na Croácia.

Procure pedras que tenham uma escada de acesso ao mar. Esse tipo de “praia” é bastante comum na região de Lapad e Babin Kuk e vale a pena, porque o mar é lindo e muito melhor do que nas praias de areia.

Há também pequenas praias de seixo (pedrinhas) em Lapad e Badin Kuk e por isso esses dois bairros também são boas opções sobre onde ficar em Dubrovnik.

Ilhas Elafiti

O que fazer em Dubrovnik, Croácia?
Centrinho de Lopud

Próximo a Dubrovnik, encontram-se as Ilhas Elafiti, formadas pelas ilhas de Lopud, Kolocep e Sipan. Essas três ilhas são destinos comuns de quem viaja a Dubrovnik.

As Ilhas Elafiti oferecem opções de praias melhores do que as encontradas no continente, por isso são muito procuradas quando o assunto é o que fazer em Dubrovnik no verão. Ainda mais, que o verão na Croácia é muito quente!

Há três formas de conhecer as Ilhas Elafiti: alugar um barco, ir de ferry ou participar de uma excursão. Na primeira e na última opção, é provável que você conheça todas as três ilhas.

Nós preferimos apenas conhecer a ilha Lopud, que oferece as melhores praias, por isso optamos pelo ferry.

O que fazer em Dubrovnik, Croácia?
Sunj Beach

A praia de areia de Lopud é considerada a melhor praia de Dubrovnik pelos europeus, que valorizam o fato de não ser uma praia de pedra.

Contudo, Sunj Beach (esse é o nome da praia) não possui aquele mar croata inconfundível, já que sua areia é um pouco escura.

Para chegar a Sunj Beach é preciso fazer uma trilha ou se deslocar por meio “carrinhos de golfe”.

Também tire um tempo para curtir o centrinho de Lopud e suas praias de pedras, que são mais bonitas, porque têm o mar mais claro.

Como chegar às Ilhas Elafiti em Dubrovnik?

Para fazer uma viagem a Lopud, como nós fizemos, basta ir até a bilheteria da empresa Jadrolinija e comprar seus bilhetes.

Tanto a compra dos bilhetes quanto o ferry ficam no Porto Novo de Dubrovnik. Aqui você confere os horários disponíveis.

Os tickets variam de 19 a 23 kunas por pessoa, por trajeto, dependendo da época do ano.

Passeios de 1 dia a partir de Dubrovnik

Kotor
Kotor

A cidade de Dubrovnik fica localizada ao sul da Croácia, próxima a Montenegro e à Bósnia e Herzegovina.

Uma das opções de passeio é conhecer algumas cidades desses países. Para isso procure agências de viagem que fazem excursões, compre antecipado ou alugue um carro.

Nós fomos apenas para Montenegro (a partir de Dubrovnik) e, realmente, adoramos a experiência, apesar de ser uma viagem de um dia apenas.

Nosso itinerário incluía as cidades de Budva, um balneário muito movimentado no verão, e a encantadora e histórica Kotor.

A pequena Kotor foi o ponto alto da visita, pois conhecemos sua história e admiramos sua bela arquitetura a beira do mar.

Em Kotor, nossa visita foi guiada, mas sem ser paralisante, porque tivemos tempo para explorar a cidade por nossa conta.

Confira o episódio especial do Papo Viagem Podcast sobre Kotor ou os posts sobre a cidade aqui.

A beleza natural de Montenegro
A beleza natural de Montenegro

Em relação à Bósnia e Herzegovina, nós não fizemos uma viagem de um dia. Escolhemos conhecer a capital Sarajevo com mais tempo.

Para quem não tem essa opção, a cidade de Mostar é uma boa opção de viagem de um dia a partir de Dubrovnik, porque fica próxima à Croácia.

Para quem procura um passeio de um dia tranquilo, a pequena e encantadora Cavtat (Croácia) é uma ótima opção. Dá para chegar à cidade tranquilamente de ônibus, sem necessidade de excursão.

Mas saiba que também há bons tours para fazer passeios de um dia saindo de Dubrovnik:

Mapa com os pontos turísticos de Dubrovnik

Confira no mapa a localização dos melhores pontos turísticos de Dubrovnik. Clique no “botão com seta” para acessar a legenda do mapa.

Quantos dias ficar em Dubrovnik, na Croácia?

Região de Lapad
Região de Lapad em Dubrovnik

Acreditamos que são necessários 2 dias inteiros para o Centro Histórico e praias próximas, 1 dia para as Ilhas Elafiti, 1 dia para Bósnia (cidade de Mostar) ou Montenegro (cidade de Kotor).

Assim, o melhor seriam 5 pernoites, que dão 4 dias completos. Para quem deseja apenas conhecer o Centro Histórico, 2 a 3 pernoites são suficientes.

Gostou das dicas deste artigo? Então, confira também o episódio do Papo Viagem Podcast sobre Dubrovnik e o post especial sobre onde ficar em Dubrovnik!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

4 comentários

Stephanny M 22 de janeiro de 2023 - 10:10 pm

Jade, acha que vale a pena visitar as praias em setembro? Já não estará mais tão quente quanto no verão…

Responder
Jade 23 de janeiro de 2023 - 9:50 pm

Oi Stephanny! Se for no começo de setembro ainda estará quente. Acredite, a Croácia é quente mesmo. Mas como setembro é um mês de transição, quanto mais perto de outubro, mais o tempo fica fresquinho.

Responder
Paula 2 de setembro de 2023 - 5:25 am

ola, tudo bem? uma dúvida, 12 de abril seria muito ruim para visitar? a água estará muito fria se sim daria pra pelo menos conhecer o centro historico e a ilha lokrum ou melhor não ir?

Responder
Jade 2 de setembro de 2023 - 5:15 pm

Olá Paula! Dá para ir em abril sim, mas será impossível tomar banho de mar, porque a temperatura varia de 12 a 16 graus e durante a noite fica mais frio. Se for para fazer uma viagem focada em história e belas paisagens, dá para aproveitar, mas não dá para curtir as praias. Espero ter ajudado!

Responder

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.