Castelo do Drácula: realidade e ficção na Transilvânia!

Descubra os fatos curiosos sobre o Castelo do Drácula, na Romênia!

Castelo do Drácula: realidade e ficção na Transilvânia!

Fonte: Bran Castle

O vampiro mais conhecido do mundo, o Conde Drácula, habita o imaginário dos amantes de filmes de terror clássicos. Conhecido por ter morado na Transilvânia, uma região na Romênia, o conto do Conde Drácula mescla realidade, folclore e ficção.

A obra de ficção “Drácula” foi escrita pelo escritor irlandês Bram Stoker, publicada no final do século XIX. O autor se inspirou muito na história real de Vlad III, príncipe da Valáquia no século XV, um sanguinário governante que empalava os inimigos.

Castelo do Drácula: realidade e ficção na Transilvânia!

Fonte: Bran Castle

Inclusive as descrições do Castelo do Drácula no livro de Bram Stoker lembram um castelo da Transilvânia, visitado por turistas do mundo todo. O Castelo de Bran se diz o Castelo do Drácula, ou seja, o Castelo de Vlad III, mas a história não é bem assim.

O livro Drácula de Bram Stoker criou uma grande confusão entre a realidade e ficção. Isso porque Vlad III, também conhecido como Vlad Drácula (Vald Filho do Dragão ou do diabo) não residia na Transilvânia, nem no Castelo de Bran.

Vlad III era príncipe da Valáquia, nas proximidades da Transilvânia, e a Fortaleza de Poenari era sua residência, localizada em um ponto estratégico para a defesa da região.

A dificuldade de chegar até a Fortaleza de Poenari e o fato de estar parcialmente destruída afastam os turistas e dão força ao mito do Castelo de Bran como sendo o Castelo do Drácula.

Castelo do Drácula: realidade e ficção na Transilvânia!

Fonte: Bran Castle

Como o Castelo de Bran foi utilizado como palco para o livro de Stoker, o castelo passou a ter a fama de moradia do Drácula, atraindo muitos visitantes. Mas o Castelo de Bran nem de longe assusta, afinal foi moradia da realeza e o castelo mais amado pela Rainha Maria, que inclusive tem objetos seus em exposição no castelo.

Outra pergunta que fica é qual foi a razão do Drácula de Stoker ser um vampiro, se em nenhum momento da história de Vlad III se falou dele beber sangue ou coisas do tipo. Ele era cruel e matou muita gente, mas ser um vampiro é outro assunto.

Castelo do Drácula: realidade e ficção na Transilvânia!

Fortaleza de Poenari. Fonte: Tourist in Romania

O conto do vampiro realmente vem da Transilvânia, das vilas de Bran. Nessas vilas, as pessoas acreditavam em espíritos fantasmagóricos, que tinham uma vida normal de dia, mas que a noite, durante o sono, suas almas deixavam os corpos.

Essas almas vagavam pela vila para atormentar as pessoas que estavam dormindo. O interessante é que esses espíritos só conseguiam atormentar as pessoas antes do amanhecer, como os vampiros.

 

Se você se interessou pelo Drácula da ficção, vale ler o livro de Bram Stoker, que não possui mais direitos autorais e está disponível na internet de graça aqui.

Confira também o episódio do Papo Viagem Podcast sobre lugares assustadores dignos de Halloween!

 

Boa viagem, Viajante!

Salvar

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.