Castelo de San Felipe de Barajas, Cartagena: Batalhas e História

Conheça o histórico Castelo de San Felipe de Barajas, em Cartagena de Índias!

Visitar Cartagena significa também conhecer o monumento histórico chamado de Castelo de San Felipe de Barajas, uma enorme fortificação que teve papel de destaque na história da cidade e do Caribe colombiano.

O Castelo de San Felipe de Barajas é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1984, sendo o maior forte militar construído no período colonial pelos espanhóis no Continente Americano.

Diante da importância dessa construção, recomendamos visitar o Castelo. Mas antes, é importante entender um pouco mais dos acontecimentos que se desenrolaram no monumento, assim como dicas de viagem super úteis!

Confira também nossos outros posts sobre Cartagena!


História do Castelo de San Felipe de Barajas em Cartagena

Castelo de San Felipe de Barajas, Cartagena

Castillo Antigo

O Castelo de San Felipe não é um castelo no sentido de residência de um nobre, mas sim um forte que sempre teve a função militar e hoje é patrimônio histórico da Colômbia, reconhecido internacionalmente.

O Castelo está localizado fora da Cidade Amuralhada (Centro Histórico), mas perto dela, em uma região conhecida como Monte de San Lázaro. Pela geografia da cidade, o Monte oferecia condições excelentes para vigiar o mar de Cartagena e também os pântanos próximos.

O Castelo de San Felipe de Barajas começou a ser construído em 1657 a mando do governador Dom Pedro Zapata de Mendoza. O governador era conhecido por ter feito grandes obras de engenharia na região de Cartagena.

O primeiro forte construído onde hoje está o Castelo data do século XVII e é chamado de Castillo Antigo, estando localizado na parte mais alta do Monte San Lázaro.

Normalmente, as visitas guiadas e o audioguia iniciam o passeio pelo Castillo Antigo, local com vistas muito bonitas de Cartagena.

Castelo de San Felipe de Barajas, Cartagena

Vista das baterias a partir do Castillo Antigo

No Castillo Antigo, destacam-se as charmosas torres de observação, que são ao total 4 torres. Por meio delas, era possível fazer a vigilância do mar, da Cidade Amuralhada e dos pântanos atrás do Castelo.

Essa parte do Castelo de San Felipe é uma das mais bonitas, com mais história e construções diversas. A partir do Castillo Antigo, o visitante pode observar as partes mais recentes da fortificação, assim como a Cidade Amuralhada.

Contudo, ainda no século XVII, o Castillo Antigo foi invadido pelos franceses, em um episódio marcante da história da região. Por fim, os franceses sucumbiram as terríveis doenças tropicais.

Nesse período, os ingleses também tentavam conquistar Cartagena. A investida estrangeira foi tão presente que no século XVIII foi necessário ampliar o forte, agregando diversas baterias. As baterias são as áreas com canhões, formando grande parte do Castelo.

Castelo de San Felipe de Barajas, Cartagena

Os históricos túneis do Castelo de San Felipe

Um dos grandes nomes da engenharia militar da época foi Antonio de Arévalo. Ele foi o responsável pela construção dos famosos túneis presentes no Castelo de San Felipe.

Ainda hoje é possível caminhar por muitos deles, mas há vários que não estão abertos ao público. Acredita-se que havia quilômetros de túneis conectando as diversas baterias e outras áreas da fortificação.

Basicamente, há mais de 30 locais em destaque no Castelo de San Felipe de Barajas, todas elas bem explicadas pelo audioguia, com detalhes emocionantes e mais elaborados sobre a história de Cartagena e suas muitas batalhas e tentativas de invasão.

Castelo de San Felipe de Barajas, Cartagena

Com toda a certeza, o Castelo de San Felipe poderia ser palco de um grande filme de ação, mas com bastante drama e reviravoltas.


Nossas dicas sobre o Castelo de San Felipe

Castelo de San Felipe de Barajas, Cartagena

O Castelo de San Felipe é uma das atrações imperdíveis de Cartagena, por isso está presente no nosso post especial sobre o que fazer em Cartagena.

Mas antes de conhecê-lo é importante saber algumas dicas. A primeira delas é que o Castelo é grande e sua história também. Por isso, dedique pelo menos 1h30min para visitá-lo, porque vale muito a pena se aprofundar e entender os detalhes da construção.

Outra dica importantíssima é chegar bem cedo, assim que abre o Castelo (a partir das 8h), ou no final da tarde, depois das 16h. O calor em Cartagena é muito forte, até mesmo para um brasileiro. Evite a todo o custo visitar a construção entre às 10h30min e às 16h.

O Castelo de San Felipe tem pouquíssimas áreas com sombra. Todas as baterias são descobertas, então, além de chegar cedo, use protetor solar e chapéu. Traga também bastante água gelada ou congelada.

Tão importante quanto as dicas anteriores é ter alguma fonte oficial de informação durante a visita. O turista pode optar pelas visitas guiadas (oferecidas na bilheteria) ou pelo audioguia. Não vale a pena visitar o Castelo sem algum desses guias.

Nós optamos pelo audioguia e achamos as informações super detalhadas, incluindo mais de 30 áreas do Castelo. Não há audioguia em português, mas os brasileiros podem usar as versões em inglês ou espanhol.

O custo do audioguia é de 15 mil pesos e nós alugamos somente um, porque acreditamos que vale a pena um visitante ficar atento ao que é contado pelo audioguia enquanto os outros (ou o outro) tiram as fotos.

O ingresso adulto sem guia custa 25 mil pesos. Já o ingresso adulto com guia sai por 39 mil pesos. O Castelo de San Felipe funciona das 8h às 18h, todos os dias.

 

Nós adoramos conhecer um pouco mais da história de Cartagena durante a visita ao Castelo. É claro que o calor incomodou muito, mas a riqueza da visita à construção fez valer a pena.

Temos certeza que com as dicas e informações deste post, sua visita será muito proveitosa. Não se esqueça de conferir outros posts sobre Cartagena!

Boa Viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.