Menu
Comidas e bebidas / Europa

As 12 Melhores (e Piores) Comidas Típicas da Escócia

Atualizado em: 15 de janeiro de 2020

Normalmente, países frios têm uma culinária rica em gorduras e carnes. Isso também é verdade para a Escócia, que possui a culinária baseada em carne vermelha e seus derivados. Muitas comidas típicas da Escócia causam estranheza nos brasileiros, mas muitas delas até lembram nossas comidas exóticas.

É claro que há delicias, principalmente os doces e os pratos com peixes. Quando você viajar à Escócia não deixe de provar algum prato típico, por que há opções para todos os gostos. Afinal, a culinária é um dos aspectos culturais mais interessantes.

A seguir apresentamos as comidas típicas da Escócia, muitas para provar e outras para fugir!

12 Comidas Típicas da Escócia

  1. Fish and chips;
  2. Salmão;
  3. Porridge;
  4. Café da manhã escocês;
  5. Black pudding;
  6. Haggis;
  7. Torta de carne;
  8. Stovies;
  9. Lorne sausage;
  10. Cranachan;
  11. Tablet;
  12. Clootie Dumpling.

Fish and Chips e Salmão

As melhores (e piores) comidas típicas da Escócia!
Fish and Chips. Fonte: Wikimedia.

Em toda a Grã-Bretanha e países colonizados pelos ingleses, o prato Fish and Chips faz o maior sucesso.

A combinação de peixe à milanesa com batatas fritas é simples, mas cheio de energético e pode ser um bom almoço, dependendo muito da qualidade dos ingredientes.

O Fish and Chips é comum na Escócia também pela quantidade de costas que o país possui.

Mais interessante do que Fish and Chips é o salmão, abundante nos rios da Escócia. Nos restaurantes, esse peixe delicioso pode ser servido defumado, o que acentua ainda mais o seu sabor.

Nós provamos uma batata recheada com salmão defumado e cream cheese muito boa, prato que pode ser encontrado inclusive nos cafés.

Café da Manhã Escocês

As melhores (e piores) comidas típicas da Escócia!
Café da manhã escocês. Fonte: Wikimedia

O café da manhã é uma refeição muito importante na Escócia, por isso costuma ser reforçado em calorias.

Uma maneira bem escocesa de começar o dia é com o porridge, um mingau de aveia feito com água e a pinch of salt. Inclusive, essa receita já fizemos no Brasil, acompanhando de banana e mel.

Já o café da manhã escocês é bem mais pesado, sendo uma junção de salsicha, bacon, ovos, bolinho de batata, feijões e black pudding. É difícil ficar com fome depois de tanta proteína.

Verdade seja dita, na vida de um escocês comum, cheio de obrigações, é raro ter tempo para apreciar com calma um café da manhã escocês completo.

Haggis e Black Pudding

As melhores (e piores) comidas típicas da Escócia!
Haggis. Fonte: Wikimedia

Falando em black pudding, ele não é um pudim de chocolate, é a denominada morcilha ou morcela, uma linguiça sem carne, feita de sangue, gordura, aveia e especiarias.

Acredito que o café da manhã escocês fica melhor sem o black pudding. Saiba que décadas atrás os brasileiros eram bem familiarizados com a morcilha.

Apesar de todas essas comidas típicas da Escócia realmente serem tradicionais, o haggis é um dos mais antigos.

No Brasil, temos pratos semelhantes ao haggis, que podemos traduzir como um bucho de carneiro recheado com vísceras.

Atualmente, não usam mais o bucho para cozinhar as vísceras. O haggis é servido com purê de diversos vegetais.

Torta de carne, Stovies e Lorne sausage

Pie and Mash
Pie and Mash. Fonte: Wikimedia

A carne bovina é apreciada de várias maneiras, a mais conhecida é a do gado Aberdeen Angus.

Com carne e batatas se faz o cozido mais tradicional da Escócia, chamado de stovies, porém as batatas são ainda mais fundamentais do que a carne nesse prato. Esse tipo de comida é daquelas que cada casa tem sua receita.

Vale uma menção às tortas de carne com massa folheada, muito gostosas e que agradam bastante o paladar dos brasileiros. São usadas várias especiarias nessas tortas, que podem ser acompanhadas de molhos, vegetais e purês.

Que tal uma linguiça quadrada? Por essa você não esperava, é a lorne sausage. Ela é muito utilizada no café da manhã.

Doces e sobremesas típicas da Escócia

Cranachan escocês, uma sobremesa fácil e deliciosa
Cranachan escocês, uma sobremesa fácil e deliciosa. Fonte: Flickr

Os pratos doces também fazem sucesso na Escócia.

O cranachan é uma das sobremesas mais tradicionais. Natas batidas, frutas vermelhas e whisky compõe o cranachan.

Se você acrescentar leite de aveia, tem-se o Atholl Brose, um coquetel. É claro que um pouco mais de whisky vai bem.

Já fiz o cranachan em casa é o tipo de sobremesa super fácil de fazer e que fica muito bom.

Na Escócia também há uma espécie de rapadura, chamada de tablet, um super doce para as “formigas” de plantão.

O clootie dumpling também faz sucesso e é mais saudável. É um bolo de aveia com frutas, cozido em um pano, que fica parecendo uma bola.

Esperamos que você tenha gostado da Culinária da Escócia! Confira também o Papo Viagem Podcast sobre Edimburgo, a capital do país!

Boa Viagem, Viajante

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.