Menu
Europa / Listas

As 10 Mais Exuberantes Vilas Italianas para Visitar

Atualizado em: 9 de fevereiro de 2021

A Itália é um dos países mais belos do mundo. A natureza e a história únicas fazem com que milhões de visitantes escolham a Itália como destino das férias. A maioria dos viajantes vai para cidades grandes, como Roma, Florença e Veneza, mas as vilas italianas também são imperdíveis e surpreendentes.

Neste artigo nós selecionamos as 10 mais exuberantes vilas italianas, lugares ideais para quem procura fugir do turismo de massa e descobrir pequenas e raras joias da Itália.

Leia também nosso artigo especial sobre os principais pontos turísticos da Itália!

Top 10 Exuberantes Vilas Italianas

Alberobello

As 10 mais exuberantes vilas italianas!
Fonte: Wikimedia

Alberobello não é uma cidade qualquer. A arquitetura das casas nos bairros de Monti e Aia Piccola impressiona, com tetos pontiagudos chamados de trulli.

Há até igreja com essa bela arquitetura, oriunda da Idade Média.

Os turistas brasileiros não descobriram Alberobello ainda, que fica na região de Bari. A região é bastante visitada por estrangeiros, mas a tranquilidade está presente em um das mais exuberantes vilas italianas.

Monte Isola

As 10 mais exuberantes vilas italianas!
Fonte: Wikimedia

Monte Isola é uma pequena vila localizada em uma ilha do Lago d’Iseo, na Lombardia.

Com pouco mais de mil habitantes, vários monumentos históricos e muita beleza natural, Monte Isola é uma opção de passeio a partir de Milão.

Uma das principais atrações de Monte Isola é o Santuário de Santa Maria della Ceriola, que fica no alto do monte, com bela vista do Lago d’Iseo.

San Gimignano

San Gimignano
Fonte: Pixabay

San Gimignano delle Belle Torri é o nome dessa pequena e famosa cidade da Toscana, o melhor lugar para descobrir como era a região na Idade Média.

O nome e a fama da cidade vêm de suas torres. No passado já foram mais de 70, hoje ainda restam 14 delas.

Se você se interessa pela Toscana, leia os artigos sobre nossa viagem a Toscana, em especial o super completo O que fazer em Florença!

Belluno

As 10 mais exuberantes vilas italianas!
Fonte: Adorable Belluno

Para quem busca conhecer uma Itália diferente, a cidade de Belluno é uma ótima opção.

Localizada no norte do país, na região mais fria da Itália, Belluno se destaca pelo contraste entre a histórica cidade e as montanhas altas.

Com tantas montanhas e neve, os esportes de neve e de aventura são muito praticados, como esqui, snowboarding e trilhas. Tudo isso distante apenas uma hora de Veneza.

Cefalù

As 10 mais exuberantes vilas italianas!
Fonte: Wikimedia

A pequena Cefalù está localizada na Sicília e tem no mar uma de suas grandes belezas.

O que torna Cefalù uma das 10 vilas italianas mais exuberantes é a combinação de ótimas praias com a cidade histórica árabe-normanda.

A Catedral de Cefalù é a prova da mescla cultural e artística da cidade. Se você quiser conhecer um pouco mais desse lugar lindo, confira aqui o post sobre Cefalú do site Descobrindo a Sicília.

Sperlonga

Sperlonga
Fonte: Wikimedia

Entre Roma e Nápoles, uma bela vila italiana foi formada em um rochedo, com o mar a sua volta. Sperlonga é um destino que pode ser conhecido com facilidade.

Você só precisará dos seus pés para desfrutar as belezas da cidade histórica e aproveitar a praia e as grutas naturais.

Otranto

As 10 mais exuberantes vilas italianas!
Fonte: Wikimedia

No litoral da Puglia fica a pequena vila italiana de Otranto, um lugar cheio de história e belezas naturais. A natureza proporcionou à cidade ótimas praias, com opções de mergulho e descanso.

Na parte histórica, o grande destaque é o castelo, que foi palco de lutas e invasões, e a Catedral com mosaicos bizantinos.

Portofino

Portofino
Fonte: Wikimedia

Com uma geografia peculiar, Portofino é uma excelente opção de viagem a partir de Gênova.

Apesar de ser conhecida como uma vila cheia de hotéis caros e reduto dos endinheirados, qualquer viajante pode conhecer Portofino.

A grande beleza de Portofino é a combinação das históricas casas com cores pastel, as florestas muito verdes e o mar azul.

Vernazza

As 10 mais exuberantes vilas italianas!
Fonte: Wikimedia

Na espetacular Cinque Terre está Vernazza, uma pequena vila italiana com casas coloridas, piazzas e muito charme.

Seu porto é uma marca da cidade, que se debruça sobre o mar. Restaurantes e café para passar o tempo não faltam.

Saluzzo

Saluzzo
Fonte: Wikimedia

Distante uma hora de Turin, a pequena Saluzzo é uma joia encravada nas montanhas de Piemonte.

Com igrejas góticas, palácios medievais, ruas estreitas e muita arte, Saluzzo é uma das vilas italianas do norte mais charmosas.

Você conhece outras vilas italianas interessantes? Então, deixe seu comentário! Leia também nosso artigo especial sobre as regras obrigatórias de Seguro Viagem à Europa!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

4 Comentários

  • Patricia Kalil
    12 de julho de 2016 às 5:07 am

    Oi Jade, muito obrigada por citar o Descobrindo a Sicília no trecho sobre Cefalù. Ela é mesmo uma vila incrível, que merece ser vista.
    Um abraço,
    Patricia Kalil

    Responder
    • Jade
      12 de julho de 2016 às 9:34 am

      Olá, Patricia. Seu post é ótimo. Aposto que os leitores ficam apaixonados pela Sicília como eu fiquei hihi
      Grande abraço

      Responder
  • George Alfradique
    13 de março de 2017 às 7:47 pm

    San Gimignano. É um mergulho na idade média. Lindíssima.
    Merece ser visitada.

    Responder
    • Jade
      14 de março de 2017 às 10:54 am

      Oi, George! San Gimignano é uma joia mesmo e é fácil de visitar a partir de Florença ou Siena. :D

      Responder

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido.