Menu
Europa

Arquipélago Frioul em Marselha: A Ilha do Conde de Monte Cristo

O Arquipélago Frioul é uma das atrações mais interessantes para quem gosta de natureza e está visitando Marselha, a capital da região da Provença.

A história também faz parte do arquipélago, porque a prisão de uma das ilhas serviu de inspiração para Alexandre Dumas escrever o livro “O Conde de Monte Cristo”.

A seguir apresentamos todas as dicas para você curtir o passeio ao Arquipélago Frioul em Marselha!


Visita ao Arquipélago Frioul em Marselha

Arquipélago Frioul, Marselha: a beleza do sul da França!
Pôr do sol no arquipélago

O Arquipélago Frioul é composto por quatro ilhas muito próximas ao Porto Velho de Marselha, chamadas de Ratonneau, Pomègues, If e Tiboulen.

As duas primeiras são conectadas por uma ponte e possuem alguns calanques de água transparente.

Há mais de 200 tipos de plantas e vários pássaros que necessitam das ilhas Ratonneau e Pomègues para sobreviver, porque a região do arquipélago forma um microclima árido.

Arquipélago Frioul, Marselha: a beleza do sul da França!

A ilha de If possui o Chateau d’If, que serviu de inspiração para a prisão que Alexandre Dumas descreve no livro “O Conde de Monte Cristo”.

O Chateau d’If foi construído em 1516, a mando do Rei François I, mas apenas com função de proteção a cidade de Marselha. Na realidade era um forte, não um castelo.

No mesmo século, o Chateau d’If foi transformado em prisão, abrigando durante séculos prisioneiros diversos, entre eles José Custodio Faria, a inspiração de Alexandre Dumas para escrever seu romance clássico.

Ainda hoje é possível visitar o Chateau d’If, basta comprar o ticket de barco que para na ilha específica e pagar o ingresso de 6 euros para visitar a construção.

Arquipélago Frioul, Marselha: a beleza do sul da França!
Chateau d’If

Já a ilha Tiboulen é bem pequena, mas é um excelente ponto de mergulho.

Aliás, todo o Arquipélago Frioul faz parte do Parque Nacional dos Calanques, um parque excelente para a prática de mergulho, snorkeling e natação.

Para quem não sabe, os calanques são formações geológicas nas quais o mar adentra ao território, formando praias de água muito clara. Não faltam belos calanques em cidades próximas a Marselha, como Cassis.

O que fazer em Marselha? Visitando a Provença!
Pequeno calanque

O Arquipélago Frioul possui uma natureza que nós nunca tínhamos visto. Praticamente todas as ilhas são de rocha pura, de cor esbranquiçada e com muitas flores belas.

A cor azul do mar se transforma em um verde esmeralda nos pequenos calanques do Arquipélago Frioul. Um passeio que vale muito a pena!

Para quem deseja conhecer o Arquipélago a fundo, o melhor é comprar o ticket do barco que para no forte e nas ilhas de Ratonneau e Pomègues.

O roteiro convencional é conhecer o castelo e só depois ir às demais ilhas, que costumam cansar mais devido às caminhadas.


Como chegar ao Arquipélago Frioul?

Arquipélago Frioul, Marselha: a beleza do sul da França!

Saem barcos ao arquipélago a cada hora (ou menos tempo durante o verão) partindo do Porto Velho de Marselha.

Primeiro o barco faz uma parada em If, deixando algumas pessoas que irão conhecer a antiga prisão, depois segue à Ratonneau, que se liga a Pomègues por uma passarela.

Para curtir as três ilhas a tarifa é de € 16,20, para ir apenas a Ratonneau e Pomègues, o custo é de € 10,80. Se você tiver tempo, conheça as três ilhas, mas caso contrário escolha apenas um roteiro.

Para mais informações, confira o site da empresa operadora do barco aqui.

Gostou do post de hoje? Então, confira mais dicas sobre Marselha aqui!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

About Author

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

2 Comments

  • Daniel Lopes
    25 de junho de 2019 at 8:18 am

    Bom dia.
    Sabe dizer-me o horário dos barcos para as ilhas?
    Cumprimentos.

    Reply
    • Jade
      25 de junho de 2019 at 9:21 am

      Bom dia, Daniel. A empresa operadora dos barcos (link no post) não atualizou os horários no site, mas sabemos que os barcos saem todos os dias no horário comercial, de meia em meia hora, pelo menos no verão. A questão é não pegar um dia com muita gente, como sexta e final de semana, porque já li reclamações de demora, principalmente na volta do arquipélago.

      Reply

Leave a Reply

error: Conteúdo protegido.