Vários roteiros de viagem ficam mais fáceis de serem conhecidos com o auxílio de um carro alugado. Mas será que vale a pena fazer o aluguel de carro na Itália?
A resposta para essa pergunta depende muito do seu roteiro de viagem pela Itália. Mas não se preocupe porque a seguir vamos deixar bem claro quando vale a pena alugar um carro, como fazer a reserva e até como economizar.
Leia também o artigo especial sobre as regras obrigatórias de Seguro Viagem à Europa!
Vale a pena alugar carro na Itália?
Fazer o aluguel do carro na Itália não vale a pena dentro das grandes cidades italianas.
Roma, Nápoles, Milão, Florença e outras congestionadas cidades são difíceis de dirigir e de estacionar.
Nas cidades grandes opte pelo transporte público e táxis/Uber, tanto pela praticidade quanto pela economia. Assim, você economizará também sua paciência!
Dessa forma, se no seu roteiro estiverem apenas cidades de grande e médio portes, vale mais a pena usar o eficiente sistema de trens (para se deslocar entre elas) do que gastar com um carro alugado.
Por isso, recomendamos que você analise o itinerário de viagem antes de decidir alugar o carro na Itália.
Caso suas férias incluam cidades pequenas e vilas, aí sim o carro se torna imprescindível.
Deslocar-se com um carro alugado é o maior facilitador para conhecer as áreas rurais e as pequenas vilas italianas.
Por exemplo, fazer o aluguel do carro na Toscana é comum, porque essa exuberante região possui vinícolas e vilas medievais espalhadas pela área rural.
Já a capital da Toscana, Florença, é tão visitada e com muitos pontos turísticos dispersos em pouco espaço, que o melhor é caminhar.
Como economizar com o aluguel de carro na Itália?
Decididos os dias do aluguel e em quais destinos ele se aplica, você deve antecipar em meses o aluguel do carro para conseguir bons preços, principalmente no verão.
O melhor é pesquisar em um site agregador de locadoras para poder comparar os modelos e preços dos carros.
Nossa recomendação é o Rentcars, que possui 42 lojas de locadoras em Florença, mais de 150 locadoras (!) em Milão e quase 160 em Roma. Ou seja, você poderá comparar muitos carros de várias locadoras.
Porém, lembre-se de fazer a pesquisa e reservar com antecedência, porque faz grande diferença no preço do aluguel do carro.
Vale destacar que com o Rentcars você não paga IOF, porque o site é todo cotado em Reais, tendo também parcelamento em até 12 vezes e com desconto no boleto bancário.
Além de antecipar o aluguel e pesquisar com cuidado no Rentcars, você deve considerar alguns requisitos para tornar o aluguel do carro barato.
Uma das variáveis que impactam demais no valor final é o local de pegar e devolver o carro.
Sempre pegue e devolva o carro no mesmo lugar e que, preferencialmente, não seja no aeroporto, que costuma ser mais caro, mesmo tendo a vantagem de possuir horários estendidos. Numa pesquisa no Rentcars rapidamente você pode comparar os preços.
Se a intenção é cruzar a fronteira italiana com outro país, não há problemas na maioria das locadoras grandes. Apenas devolva o carro no mesmo local na Itália que você o retirou.
Ou seja, faça roteiros circulares, que se iniciam e terminam na mesma cidade.
Em relação ao tipo de carro, saiba que o melhor é evitar carros grandes. As estradas no interior do país são mais adequadas para carros pequenos ou médios, assim como os estacionamentos.
Vale a pena mencionar que raramente há locais gratuitos para estacionar e não estacione em local proibido, porque a multa com certeza chegará.
Já ouvi muitos viajantes brasileiros reclamando das multas por estacionar em local proibido na Itália.
Inclusive, saiba que a maioria dos centros históricos é área de tráfego limitado, com limitações totais ou parciais aos veículos. Antes de visitar uma cidade, certifique-se dessa informação.
Uma dica extra é consultar o site Parkopedia, que mostra os estacionamentos disponíveis em várias cidades mundo afora, com seus respectivos valores.
Pelo nossa experiência, basta sair da área central para conseguir estacionamentos bons e econômicos.
Um custo que se soma ao aluguel de carro na Itália ou em qualquer país é o gasto com os pedágios. Na Itália, a dica é manter a calma e procurar a fila com pagamento em dinheiro, para não ter surpresas com o cartão de crédito.
Quando se fala em aluguel de carro na Itália, sempre é necessário entrar na questão dos seguros. Muitos viajantes têm bons seguros do cartão de crédito, por isso veja se isso vale para você e se a Itália está inclusa no seguro.
Seguro contra danos ao veículo, a terceiros e contra roubo são fundamentais na Itália ou em qualquer país do mundo e muitos carros no Rentcars já os possuem.
No dia de pegar o carro, faça uma vistoria minuciosa, prevenindo futuros problemas e leve todos os documentos exigidos.
Documentos para alugar um carro na Itália
Os principais documentos ou exigências que você deve cumprir para fazer o aluguel de carro na Itália são:
- Possuir cartão de crédito internacional e o titular do cartão ser o motorista. Pode-se ter um segundo motorista, mas será cobrada uma taxa;
- O motorista deve ter no mínimo 25 anos, para não pagar mais taxas;
- É necessário apresentar a CNH válida e pode acontecer de pedirem a PID, Permissão Internacional para Dirigir;
- Será requerido também o passaporte.
Essas são as dicas mais importantes sobre alugar carro na Itália. Pesquise no Rentcars os modelos e locadoras com melhor custo-benefício na Itália!
Boa viagem!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |