Menu
Europa / Itens para Viagem

Como Acertar no Aluguel de Carro na Itália e Economizar?

Vários roteiros de viagem ficam mais fáceis de serem conhecidos com o auxílio de um carro alugado. Mas será que vale a pena fazer o aluguel de carro na Itália?

A resposta para essa pergunta depende muito do seu roteiro de viagem pela Itália. Mas não se preocupe porque a seguir vamos deixar bem claro quando vale a pena alugar um carro, como fazer a reserva e até como economizar.

Vale a pena alugar carro na Itália?

A cidade de Lucca na Toscana
A cidade de Lucca na Toscana

Fazer o aluguel do carro na Itália não vale a pena dentro das grandes cidades italianas.

Roma, Nápoles, Milão, Florença e outras congestionadas cidades são difíceis de dirigir e de estacionar.

Nas cidades grandes opte pelo transporte público e táxis/Uber, tanto pela praticidade quanto pela economia. Assim, você economizará sua paciência!

Dessa forma, se no seu roteiro estiverem apenas cidades de grande e médio portes, vale mais a pena usar o eficiente sistema de trens (para se deslocar entre elas) do que gastar com um carro alugado.

Por isso, recomendamos que você analise o itinerário de viagem antes de decidir alugar o carro na Itália. Caso suas férias incluam cidades pequenas e vilas, o carro é imprescindível.

O carro é um grande facilitador para conhecer as áreas rurais e as pequenas vilas italianas.

Por exemplo, fazer o aluguel do carro na Toscana é comum, porque essa exuberante região possui vinícolas e vilas medievais espalhadas pela área rural.

Já a capital da Toscana, Florença, é tão visitada e com muitos pontos turísticos dispersos em pouco espaço, que o melhor é caminhar.

Como economizar com o aluguel de carro na Itália?

Como economizar com o aluguel de carro na Itália?
Florença vista a partir da Piazzale Michelangelo

Decididos os dias do aluguel e os locais ao qual ele se aplica, você deve antecipar em meses o aluguel do carro para conseguir bons preços, principalmente no verão.

O melhor é pesquisar em um site agregador de locadoras para poder comparar os modelos e preços dos carros.

Nossa recomendação é o Rentcars, que possui 21 lojas de locadoras em Florença, mais de 50 locadoras (!) em Milão e quase 100 em Roma. Ou seja, você poderá comparar muitos carros de várias locadoras.

Porém, lembre-se de fazer a pesquisa e reservar com antecedência, porque faz grande diferença no preço do aluguel do carro.

Vale destacar que com o Rentcars você não paga IOF, porque o site é todo cotado em Reais, tendo também parcelamento em até 12 vezes e desconto no boleto bancário.

Além de antecipar o aluguel e pesquisar com cuidado no Rentcars, você deve considerar alguns requisitos para tornar o aluguel do carro barato.

Uma das variáveis que impactam demais no valor final é o local de pegar e devolver o carro.

Sempre pegue e devolva o carro no mesmo lugar e que, preferencialmente, não seja no aeroporto, que costuma ser mais caro, mesmo tendo a vantagem de possuir horários estendidos.

Se a intenção é cruzar a fronteira italiana com outro país, não há problemas na maioria das locadoras grandes. Apenas devolva o carro no mesmo local na Itália que você o retirou.

Ou seja, faça roteiros circulares, que se iniciam e terminam na mesma cidade.

Em relação ao tipo de carro, saiba que o melhor é evitar carros grandes. As estradas no interior do país são mais adequadas para carros pequenos ou médios, assim como os estacionamentos.

Vale a pena mencionar que raramente há locais gratuitos para estacionar e não estacione em local proibido, porque a multa com certeza chegará.

Já ouvi muitos viajantes brasileiros reclamando das multas por estacionar em local proibido na Itália.

Inclusive, saiba que a maioria dos centros históricos é área de tráfego limitado, com limitações totais ou parciais aos veículos. Antes de visitar uma cidade, certifique-se dessa informação.

Uma dica extra é consultar o site Parkopedia, que mostra os estacionamentos disponíveis em várias cidades mundo afora, com seus respectivos valores.

Um custo que se soma ao aluguel de carro na Itália ou em qualquer país é o gasto com os pedágios. Na Itália, a dica é manter a calma e procurar a fila com pagamento em dinheiro, para não ter surpresas com o cartão de crédito.

Quando se fala em aluguel de carro na Itália, sempre é necessário entrar na questão dos seguros. Muitos viajantes têm bons seguros do cartão de crédito, por isso veja se isso vale para você e se a Itália está inclusa no seguro.

Seguro contra danos ao veículo, a terceiros e contra roubo são fundamentais na Itália ou em qualquer país do mundo e muitos carros no Rentcars já os possuem.

No dia de pegar o carro, faça uma vistoria minuciosa, prevenindo futuros problemas e leve todos os documentos exigidos.

Documentos para alugar um carro na Itália

Os principais documentos ou exigências que você deve cumprir para fazer o aluguel de carro na Itália são:

  • Possuir cartão de crédito internacional e o titular do cartão ser o motorista. Pode-se ter um segundo motorista, mas será cobrada uma taxa;
  • O motorista deve ter no mínimo 25 anos, para não pagar mais taxas;
  • É necessário apresentar a CNH válida e pode acontecer de pedirem a PID, Permissão Internacional para Dirigir;
  • Será requerido também o passaporte.

Essas são as dicas mais importantes sobre alugar carro na Itália. Pesquise no Rentcars os modelos e locadoras com melhor custo-benefício na Itália!

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

About Author

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

No Comments

    Leave a Reply

    error: Conteúdo protegido.