Menu
Europa

Dicas para fazer o Aluguel de Carro em Edimburgo, Escócia

Atualizado em: 14 de janeiro de 2020

Alugar um carro na Escócia é uma ótima forma de conhecer o interior do país, como a beleza natural e as áreas históricas das Highlands. A maioria dos viajantes tem dúvidas sobre como fazer o aluguel de carro em Edimburgo e ainda economizar.

Edimburgo costuma ser a cidade escolhida para fazer o aluguel do carro, porque tem o aeroporto mais movimentado do país. Normalmente, os viajantes brasileiros chegam à Escócia pelo Aeroporto de Edimburgo.

Há várias dicas essenciais para fazer o aluguel de carro em Edimburgo e aproveitar bem sua viagem à Escócia!

Vale a pena fazer o aluguel de carro na Escócia?

Estrada comum no interior da Escócia
Estrada comum no interior da Escócia. Fonte: Pixabay por Kasman

Antes de alugar o carro, o viajante precisa estar com o seu roteiro de viagem a Edimburgo e Glasgow já elaborado.

É importante saber que não vale a pena turistar por essas duas cidades usando o carro. O melhor é usar transporte público, táxi e caminhar.

Aliás, também é fácil se deslocar de Edimburgo para Glasgow, e vice-versa, usando o transporte público.

A primeira dica é só pegar o carro para fazer a viagem pelo interior da Escócia e não utilizá-lo nas maiores cidades.

Lembrando que nas cidades grandes do país, fica ainda mais difícil dirigir na mão inglesa por causa do trânsito.

Além disso, o viajante vai ter que se preocupar com o custo do estacionamento e com as áreas históricas que, realmente, devem ser conhecidas a pé.

Definido o itinerário, opte por fazer uma viagem circular, que comece e termine na mesma cidade. Afinal, pegar e devolver o carro no mesmo lugar torna o aluguel MUITO mais barato.

Pesquisando no site agregador de locadoras Rentcars, nós avaliamos que pegar o carro em uma cidade e devolver na outra pode gerar um acréscimo de até 50% no valor da diária, o que é muito!

Normalmente, a cidade que inicia e finaliza a viagem para Escócia é Edimburgo, por causa do Aeroporto.

Quem vai tirar o carro no Aeroporto de Edimburgo tem um tempo de estrada livre para se acostumar com a mão inglesa.

Mas se você chegar na cidade depois de um voo longo e cansativo, é melhor evitar dirigir na mão inglesa estando cansado. Por isso, pode ser interessante pegar o carro no centro da cidade, somente no dia no qual realmente ele será utilizado.

No centro da cidade, o aluguel do carro pode até ser mais barato, porém é preciso estar bem concentrado para se adaptar a mão inglesa, por causa do trânsito.

Como economizar no aluguel de carro em Edimburgo?

Arthur's Seat
Arthur’s Seat em Edimburgo

Para economizar de verdade, além fazer um roteiro circular, você deve antecipar a reserva do carro em pelo menos um mês e ainda mais tempo no verão, que é a alta temporada.

É sério, antecipar-se faz toda a diferença na variedade de carros disponíveis. Mesmo o Rentcars tendo 20 lojas de locadoras no site, no verão a procura dos turistas aumenta muita.

Mas diante de tanta variedade é preciso escolher bem o carro para viajar pela Escócia.

Nossa recomendação é nunca alugar um carro grande demais, porque nas Highlands há várias estradas estreitas, inclusive estradas que só cabem um carro.

Felizmente, além de belas, as estradas escocesas são muito boas para dirigir e com tráfego super tranquilo. Mas é importante dispor de um bom sistema de navegação, para não se perder nas regiões rurais.

Para quem já está acostumado com o google maps offline, pode utilizá-lo tranquilamente, porém vale a pena ter um bom mapa de papel com todas as estradas detalhadas.

Outra opção é alugar um GPS, mas saiba que o GPS é um item extra, que aumenta o preço do aluguel do carro.

Estradas apertadas, mão inglesa e chuva pedem mais precaução do motorista e também seguros melhores.

Fique atento aos seguros inclusos no aluguel (contra roubos, contra danos ao veículo e contra danos a terceiros) e ao valor da franquia estabelecido no contrato com a locadora.

No site Rentcars, essas questões ficam bem claras sobre quais são os seguros inclusos, além do Rentcars possuir um ótimo suporte em português para tirar as dúvidas dos clientes.

De qualquer maneira, é recomendável fazer o aluguel do carro com o cartão de crédito que possua seguro incluso, evitando gastos extras.

Outra forma importante de economizar é fugir do IOF. Como no Rentcars o pagamento é feito em Reais, você não pagará IOF, além de poder parcelar em até 12 vezes e obter descontos no boleto bancário.

Quanto custa alugar um carro em Edimburgo, na Escócia?

Pesquisando com antecedência e utilizando um site agregador de locadoras com variedade de carro, como é o Rentcars, você consegue encontrar carros elogiados pelos clientes por menos de R$ 150 por dia.

Esse preço do aluguel do carro é muito bom, porque a Escócia utiliza a libra esterlina, uma moeda bastante valorizada em relação ao real.

Documentos para fazer o aluguel de carro em Edimburgo, Escócia

Para poder alugar um carro na Escócia, você precisa levar alguns documentos ou preencher certos requisitos:

  • É preciso fazer a reserva com um cartão de crédito internacional, sendo que o titular do cartão será o motorista. É possível incluir um seguro motorista, mas será cobrada uma taxa extra;
  • O motorista deve ter no mínimo 25 anos, para não incorrer em outras taxas;
  • Apresentar a CNH válida, assim como o passaporte. É comum que não seja pedida a PID (Permissão Internacional para Dirigir), mas vale a pena levá-la só por garantia.

Como dirigir na mão inglesa?

Dicas para fazer o aluguel de carro em Edimburgo
Edimburgo e seu castelo medieval

O aluguel de carro em Edimburgo pode trazer bastante ansiedade para quem nunca dirigiu na mão inglesa.

Realmente, o motorista demora um tempo para se acostumar a ficar do lado direito do veículo, com a marcha à sua esquerda.

A direção oposta do fluxo de veículos mexe com a percepção até dos pedestres. Felizmente, os pedais são iguais, não dá para errar.

Para se acostumar rápido com a mão inglesa, vale a pena alugar um carro com câmbio automático. Por serem mais caros, nem todo o viajante terá orçamento para esse tipo de carro.

A dica é pesquisar com antecedência para conseguir carros com câmbio automático com bons preços.

O mais difícil é realmente dirigir com trânsito muito intenso e quando há rotatórias. Estacionar em vagas muito apertadas e fazer curvas fechadas também pede mais concentração.

Calma, atenção e um bom GPS (ou google maps) resolvem qualquer problema na hora de dirigir na mão inglesa.

Esperamos que as dicas sobre o aluguel de carro em Edimburgo tenham sido úteis! Confira os modelos e outros preços para alugar um carro no site da Rentcars!

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.