8 Golpes mais comuns contra turistas e como evitá-los!

Descubra os 8 golpes mais comuns contra turistas e como evitá-los!

8 Golpes mais comuns contra turistas e como evitá-los!

Quando estamos planejando aquela tão sonhada viagem, podemos nos esquecer da segurança. A segurança em relação ao turista é diferente da segurança do dia a dia. Mesmo em países considerados seguros, os turistas são alvos, normalmente, alvos fáceis dos golpistas.

Se você for viajar para uma cidade turística, em qualquer país do mundo, pesquise os golpes mais comuns contra turistas naquele país. Mesmo que o viajante seja experiente, é importante saber da existência dos golpes. Essa é a forma mais eficiente de se proteger.

Por isso, no post de hoje, nós selecionamos os 8 golpes mais comuns contra turistas e as formas de se proteger contra eles. Confira!

Confira também o roteiro Europa 20 dias!

 

Taxímetro quebrado

8 Golpes mais comuns contra turistas e como evitá-los!

Fonte: Wikimedia

No meio da viagem, o taxista diz que o taxímetro está quebrado e, provavelmente, você pagará o dobro do preço da corrida de táxi. Esse é um dos golpes mais comuns contra turistas em diversos países do mundo.

Recomenda-se que você verifique se há taxímetro e se ele funciona antes da corrida começar. Outra opção é negociar o valor fechado, mas você deve ter pesquisado os valores anteriormente.

Há outro golpe no qual o taxista diz que seu hotel está cheio ou fechado e te oferece um hotel melhor (lê-se mais caro). Não aceite, é golpe na certa. Ligue para seu hotel antes da viagem, confirmando tudo, dizendo o horário que chegará e pergunte se eles têm transfer do aeroporto ao hotel.

Vale destacar que sempre há laranjas podres em todas as profissões e nós em nossas viagens pegamos muito mais taxistas honestos do que desonestos.

 

Anéis, pulseiras e flores

8 Golpes mais comuns contra turistas e como evitá-los!

Fonte: Pixabay

O golpe que vou descrever agora acontece em cidades muito turísticas. Nós vimos isso em Roma. Normalmente, alguém chega muito educadamente oferecendo anéis, braceletes ou flores a um casal ou a uma viajante.

As mulheres são os alvos! A pessoa tenta te dar o tal presente. É só você pegar que ela te cobrará, sem negociação. Não aceitar coisas de estranhos é algo que aprendemos desde criança, então, não aceite e saia caminhando!

O anel em particular é usado no conhecido golpe do anel de ouro. Uma pessoa encontra um anel dourado na rua e pergunta de se o anel é seu. A maioria dos turistas diz que não pertence a eles. A pessoa faz um teatrinho dizendo que o anel é de ouro puro e oferece a você por um preço baixo para um anel de ouro.

Se a sua ganância aflorar, você terá pago um valor muitas vezes maior do que o custo do anel, que não é de ouro. Conter a ganância é importante para não ficar cego nos momentos de golpe!

 

Atração fechada

8 Golpes mais comuns contra turistas e como evitá-los!

Fonte: Grande Palácio de Bangkok

Normalmente, um local, com inglês perfeito, diz a você que a atração turística está fechada por alguma razão. Para que você não perca sua viagem, ele se oferece para te mostrar algo na cidade. O resultado final é que você vai para uma loja, na qual ele ganha comissão, e ainda tem que dar uma grana de “serviço de guia”.

Esse golpe se estende pelos quatro cantos do mundo. Desconfie de quem fala inglês muito perfeito, principalmente em países onde a população não fala muito bem inglês. Além disso, vá ao guichê da atração e certifique-se se a atração está mesmo fechada.

 

Pedintes

Os pedintes que cometem golpes não são os mendigos. Nas cidades muito turísticas, pessoas idosas, crianças e mulheres grávidas ou com crianças de colo costumam pedir dinheiro para turistas. O problema é que, normalmente, há um comparsa observando você tirar e guardar a carteira, para depois te furtar.

É muito difícil dizer não para pessoas idosas, crianças e mulheres grávidas ou com crianças de colo, mas o mais recomendado é oferecer comida, se possível for, pois assim o dinheiro não vai para gangues e suas chances de ser furtado diminuem.

 

Compras luxuosas

8 Golpes mais comuns contra turistas e como evitá-los!

Fonte: Wikimedia

Levar para casa um souvenir baratinho falso não impacta sua viagem. Mas quando o assunto é comprar itens valiosos, como joias e tapetes, é fundamental que você faça uma boa pesquisa e saiba o valor correto desses itens de maneira independente.

É comum oferecerem um item valioso por um preço muito bom. Desconfie! Não acredite que está fazendo um bom negócio, porque o item é falso.

 

Golpes de paquera

8 Golpes mais comuns contra turistas e como evitá-los!

Fonte: Bol

Esse golpe é mais comum contra homens. O viajante chega ao novo país e uma bela mulher mostra descaradamente interesse nele. É um golpe no qual a mulher te faz pagar uma conta absurda de consumação em bares e some, mas você também pode ser até drogado e roubado. Cuidado!

 

Petições falsas

8 Golpes mais comuns contra turistas e como evitá-los!

Fonte: corporatetravelsafety.com

As petições falsas são os golpes mais comuns contra turistas na França. Em Paris, há muitas jovens que te abordam pedindo sua assinatura para uma petição e, consequentemente, dinheiro. Como elas andam em bando, uma te distrai enquanto a outra te furta.

Nós quase caímos nesse golpe, mas algo bem simples e lógico resolve isso: você é um estrangeiro, não pode assinar petições francesas. Então, não dê conversa e continue caminhado.

 

Falsos policiais

Já li várias vezes sobre falsos policiais, mas nunca soube de alguém que passou por isso. Eles buscam pressionar turistas por propina, dizendo que os turistas cometeram crimes. O recomendado é pedir a identificação dos policiais ou até mesmo ligar para a polícia.

 

Outros golpes mais comuns contra turistas

  • Pessoas oferecendo ajuda no caixa eletrônico;
  • Intermediários que conseguem valores de transporte mais baratos do que na internet.

 

Dica valiosa: não confie na aparência das pessoas, eles podem ser forçosamente “aceitáveis” para conquistar sua confiança e, logo depois, seu dinheiro.

 

As dicas sobre os golpes mais comuns contra turistas te ajudaram? Então, curta o site e este post!

Boa viagem, Viajante!

 

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.