Saiba o que fazer e como planejar 7 dias na Provença, no sul da França!
A Provença é um dos destinos turísticos franceses mais conhecidos. Muitos se derretem pelo combo campos de lavanda, história e sofisticação das cidades da Provença. Mas, pelo olhar do Guia do Nômade Digital, a Provença é sim uma região encantadora, mas que possui uma ligação forte com a agricultura e com a qualidade de vida.
Contudo, quando falamos em Provença estamos englobando uma região da França que possui diferenças internas, o que só fez aumentar nossa paixão por essa região. Por exemplo, Marselha é uma cidade grande, com problemas de cidade grande, mas muito rica em história e belezas naturais.
Confira também o episódio sobre Marselha no Papo Viagem Podcast!
Por outro lado, por ser uma cidade grande, Marselha é a melhor cidade base para conhecer as pequenas e apaixonantes cidades da Provença, como Aix-en-Provence, Arles e Avignon. Foi isso que fizemos, ficamos em Marselha e conhecemos as três cidades citadas anteriormente, usando sempre o trem como transporte (SNCF).
A partir de nossa experiência na Provença, fizemos este post, trazendo as principais atrações de cada cidade, dividindo-as durante 7 dias na Provença. É claro que você pode acrescentar cidades ou tirar alguma delas, o importante é planejar a melhor viagem possível de acordo com seu perfil de viajante. Confira o post!
Cronograma dos 7 dias na Provença
Dias | Cidades | Atividades |
1 | Marselha | Chegada |
2 | Centro | |
3 | Aix-en-Provence | Mercados e Fontes |
4 | Arles | Ruínas Romanas e Van Gogh |
5 | Avignon | Palácio dos Papas e muralhas |
6 | Marselha | Arquipélago Frioul ou Calanques |
7 | Partida |
Mapa das cidades dos 7 dias na Provença
Abaixo você confere a localização de cada cidade, assim como de algumas atrações turísticas:
Dia 1
Dependendo da hora de chegada a Marselha, o ideal é descansar para ter energias para o que te espera. Serão dias intensos descobrindo as cidades da Provença. Caso você chegue cedo, vá até o Porto Velho e comece a conhecer a região histórica Le Panier, na margem direita. Restaurantes também podem ser encontrados na região.
Saiba como ir do aeroporto ao centro de Marselha!
Dia 2
Para o primeiro dia em Marselha, comece pela atração que te proporcionará a vista mais bela da cidade, a Basílica de Notre-Dame de la Garde. Essa belíssima basílica do século XIX tem muitas peculiaridades. Destacam-se as pedras coloridas, as inúmeras capelas, a pose do Menino Jesus, porém o mais surpreendente foi se deparar com enfeites em forma de barquinhos, uma referência à relação da cidade com o mar.
O coração de Marselha é o Porto Velho. É ao redor dele que as pessoas se encontram, que os fortes estão construídos e que a cidade nasceu. De cada lado do canal que leva ao Porto Velho há um forte, no caso são: Fort Saint Jean e Saint Nicolas. No Fort Saint Jean, há o Musee des Civilisations de l’Europe et de la Mediterranee, recomendadíssimo.
Não deixe de conhecer a Abadia de Saint Victor, no centro de Marselha. Foi uma surpresa maravilhosa conhecer essa abadia, pois ela nos transportou à Idade Média, algo que só vemos em filmes.
Dia 3
Com as passagens de trem compradas pela internet, vá até a pequena e charmosa Aix-en-Provence, uma joia provençal descoberta por turistas do mundo todo. A mistura entre comida de qualidade, pintores famosos e arquitetura preservada faz de Aix-en-Provence uma boa aposta para quem está de passagem pela Provença.
Fomos sábado pela manhã à Aix-en-Provence e nos deparamos com mercados ao ar livre, pelo menos quatro. Foi um momento delicioso, pois os mercados eram organizados, limpos e diversificados.
Havia dois mercados de frutas, mercado de flores e de antiguidades. Normalmente, os mercados acontecem terça, quinta e sábado, mas acredito que nesse último dia o movimento seja mais intenso.
Confira também o episódio do Papo Viagem Podcast sobre Aix-en-Provence!
Aix-en-Provence também é conhecida por suas inúmeras fontes. Não estou exagerando, realmente há uma fonte em cada praça, por mais minúscula que seja. As mais conhecidas e belas são a fonte dos nove canhões, fonte do Rei René, fonte dos quatro golfinhos e a Fontaine de la Rotonde, que fica no início do Vieil Aix. Vale ressaltar que só caminhar por Aix-en-Provence já vale a visita.
Dia 4
A Provença está cheia de histórias e poucas cidades retratam isso tão bem quanto Arles. Basicamente, podemos sintetizar Arles a duas palavras: Romanos e Van Gogh. O Anfiteatro Romano, chamado também de Arena, construído entre os séculos I e II a.C, é a atração mais conhecida de Arles. Sua bela arquitetura impressiona em função de ser um anfiteatro com muralha, cheio de arcos belíssimos.
Próximo ao Anfiteatro Romano, há o Teatro Antigo. Esse teatro também foi construído no século I A.C. Suas ruínas são bem conservadas e para visita-las basta comprar o ingresso conjunto com o Anfiteatro Romano, ou mesmo contemplar o Teatro Antigo de fora, pois ele possui apenas grandes ao seu redor, sendo totalmente observável.
Foi em Arles que Van Gogh morou, pintou quadros conhecidíssimos, como “Os Girassóis”, verdadeiramente enlouqueceu e cortou sua própria orelha. Devido à importância desse artista para Arles e para o mundo, há em Arles atrações dedicadas aos amantes do impressionismo, como o Van Gogh Walk, o Espaço Van Gogh e a Fundação Vincent Van Gogh Arles.
Além disso, meses depois quando nos deparamos com quadros de Van Gogh cara a cara, percebemos que as cores que ele mais usou (pelo menos nesses quadros) são as cores presentes em quase todas as casas de Arles, um tom de amarelo e um verde levemente azulado.
Dia 5
Cada cidade da Provença tem sua característica marcante. Sem dúvida, o Palácio dos Papas marca Avignon fortemente. É um enorme palácio que foi a moradia dos pontífices no século XIV. Com arquitetura gótica e mais de 25 aposentos, o Palais des Papes encanta e deixa boquiaberto qualquer visitante, é realmente impressionante.
A Ponte d’Avignon também é um dos símbolos da cidade. Ela é conhecida como Ponte Saint-Bénezet e está muito ligada a história da cidade, que é banhada pelo rio Ródano. Esta ponte construída no século XIII está parcialmente destruída, sendo uma ponte incompleta. Mas sua longevidade, beleza e harmonia com a muralha de Avignon fazem da Ponte Saint-Bénezet um dos principais cartões postais da cidade.
Uma atração de Avignon que não parecia nos interessar, mas nos surpreendeu foi o Rocher des Doms, que é um belíssimo parque localizado ao lado do Palais des Papes. Ele possui esse nome por que há no seu centro um rochedo bem diferente, com fontes e mirante. Achamos o parque super agradável, principalmente por que fomos durante a primavera, em um dia de sol e com muitas flores. Excelente atração para relaxar e curtir a vista do rio Ródano.
Dia 6
Cansou do interior da Provença? Aposto que não, mas Marselha oferece uma paisagem diferente, o Arquipélago Frioul. Ele é composto por quatro ilhas muito próximas ao Porto Velho, chamadas de Ratonneau, Pomègues, If e Tiboulen. As duas primeiras são conectadas por uma ponte e possuem alguns calanques de água transparente.
A ilha de If possui o Chateau d’If, que dizem ter sido a inspiração para a prisão que Alexandre Dumas descreve no livro “O Conde de Monte Cristo”. A ilha Tiboulen é bem pequena, mas é um excelente ponto de mergulho.
O Arquipélago Frioul possui uma natureza que nós nunca tínhamos visto. Praticamente todas as ilhas são de rocha pura, de cor esbranquiçada e com muitas flores belas. Essa natureza peculiar, com muitas plantas endêmicas, é um dos fatores que atraem os turistas, assim como as construções antigas que existem nas ilhas Ratonneau, Pomègues e If.
Se você quer conhecer calanques maiores, há excursões para visitar a região entre Marselha e Cassis, onde se encontram os principais calanques.
Dia 7
Hora de ir embora! Já bate aquela saudade das paisagens vistas, dos momentos vividos e dos sabores intensos da Provença. Até hoje me lembro dos morangos mais gostosos que comi na vida, isso foi em Aix-en-Provence.
Para que a sua partida seja tão perfeita quanto a viagem foi, é importante fazer a mala com antecedência, chegar cedo no aeroporto e dormir bem, principalmente se você for enfrentar uma longa viagem para o Brasil.
Gostou das dicas sobre o que fazer em 7 dias na Provença? Se sim, curta nosso site e este post!
Boa Viagem, Viajante!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |