Quando ir à Malásia? Melhor época para viajar à Malásia e Kuala Lumpur

por Jade

A Malásia é um país com uma geografia única, divida entre a Península da Malásia e a parte norte da Ilha de Bornéu. Cada região possui climas próprios, principalmente em relação aos períodos de chuva. Saber quando ir à Malásia deve levar essas diferenças geográficas em consideração.

No Sudeste Asiático, qualquer viajante deve estar bem atento ao período de chuvas, por causa das monções.

No caso da Malásia e de Kuala Lumpur, é essencial saber qual é a melhor época para viajar porque há muitas atrações ao ar livre.

Leia também nossos artigos especiais sobre o que visitar em Kuala Lumpur e sobre onde se hospedar em Kuala Lumpur!

Quando ir à Malásia? A melhor época do ano para viajar à Malásia

Quando ir à Malásia? A melhor época do ano para viajar à Malásia
Céu acinzentado em agosto. Jardim Botânico de Kuala Lumpur

O clima da Malásia é equatorial úmido em todas as regiões. Isso significa temperaturas próximas dos 30°C, com chuvas podendo ocorrer o ano inteiro.

O problema não é a temperatura alta, mas sim as estações de chuva causadas pelas monções do Sudeste Asiático.

No caso da Malásia, como há diferenças geográficas e dois mares (Estreito de Malaca e Mar da China Meridional), a questão climática é cheia de detalhes.

Basicamente, a parte oeste da Península da Malásia possui o período de chuvas entre os meses de abril e outubro. Já a costa leste da Península da Malásia e a Ilha de Bornéu, a estação de chuvas ocorre entre novembro e fevereiro.

Visitar essas regiões nas estações de chuva não é recomendado, porque as monções não são simples chuvinhas.

As monções são chuvas fortes que podem impedir que o turista saia do hotel, por exemplo, e causando transtornos ainda maiores para os moradores.

Quando viajar para Kuala Lumpur? Clima em Kuala Lumpur

Torres Petronas

Kuala Lumpur é a capital legislativa da Malásia e recebe milhares de turistas todos os anos.

Arquitetura moderna, ótimas atrações culturais e várias opções de compras tornam Kuala Lumpur um destino certo nos roteiros de viagem pelo Sudeste Asiático.

O clima em Kuala Lumpur é quente durante todo o ano, com chances de chuva quase sempre, mesmo nos meses mais secos, que vão de dezembro a março.

Por estar na região protegida pelo Estreito de Malaca, Kuala Lumpur tem a estação de chuvas (abril até outubro) menos chuvosa do que no litoral.

Vale destacar que entre junho e agosto, as chuvas não são fortes, ocorrendo principalmente no final da tarde. É difícil não pegar alguma chuva na cidade, mas será apenas chuva de final da tarde se você viajar entre junho e agosto e entre dezembro e março.

Nós viajamos para Kuala Lumpur e Malaca em agosto. Pegamos apenas chuvas no final da tarde, mas os dias estavam nublados, porém sem atrapalhar as visitas às atrações ao ar livre.

Vale destacar que há muitos festivais importantes na Malásia, principalmente em janeiro e fevereiro. O Ramadã também se destaca no país, mas varia de ano a ano.

Os festivais podem afetar os preços e não costumam ser as melhores épocas para viajar a Kuala Lumpur.

As dicas sobre quando ir à Malásia te ajudaram? Então, confira nossas sugestões dos melhores hotéis em Kuala Lumpur!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.