12 Principais Pontos Turísticos de Santa Catarina para Visitar

por Jade

Santa Catarina é um pequeno estado do Brasil, mas por possuir belezas naturais está sendo cada vez mais visitado. É verdade que faz décadas que turistas argentinos e uruguaios vão o estado para passar as férias de verão. Afinal, os pontos turísticos de Santa Catarina têm o que eles buscam: natureza e variedade de paisagens.

A seguir apresentamos os 12 mais interessantes lugares turísticos de Santa Catarina. Surpreenda-se com esse belo estado do Brasil!

Veja também nossas dicas das melhores praias para se hospedar em Balneário Camboriú!

Melhores Pontos Turísticos de Santa Catarina

  1. Serra do Rio do Rastro;
  2. Cânions em Praia Grande;
  3. Cavernas de Botuverá;
  4. Costa Esmeralda;
  5. Oktoberfest de Blumenau;
  6. Praias de Florianópolis;
  7. Urubici;
  8. Vale Europeu;
  9. Balneário Camboriú;
  10. Beto Carrero World;
  11. Natureza do Sul de Santa Catarina;
  12. Santuário Santa Paulina.

Serra do Rio do Rastro

12 Principais Pontos Turísticos de Santa Catarina para Visitar
Fonte: Flickr

A Serra do Rio do Rastro é indiscutivelmente uma das estradas mais bonitas do mundo, além de ser um cartão-postal de Santa Catarina. Só subir a Serra já vale a pena!

As 284 curvas sinuosas pedem cuidado aos motoristas, que são recompensados com paradas nos mirantes para admirar essa paisagem única no Brasil.

A Serra do Rio do Rastro é uma parte da SC-438, sendo essencial para a região porque liga o Sul do estado até a Serra Catarinense, muito frequentada no inverno, quando a neve pode pintar o local de branco, inclusive a própria estrada. Nesse caso, tenha ainda mais cuidado!

Para acessar a região com segurança, prefira subir a Serra quando o tempo estiver bom.

Confira as melhores dicas sobre onde se hospedar na Serra Catarinense e saiba quais cidades são as melhores para dormir por lá.

Cânions em Praia Grande

Cânion do Itaimbezinho. Fonte: Wikimedia

Praia Grande é uma cidade sem praia, porém é a porta de entrada para conhecer os cânions localizados na divisa entre os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Os Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral possuem atividades perfeitas para quem busca ecoturismo numa região preservada.

Os cânions do Itaimbezinho e Fortaleza são os destaques dos parques. No Cânion do Itaimbezinho há paredões com até 700 metros de altura, que terminam em planaltos perfeitamente planos.

Há trilhas diversas no Cânion do Itaimbezinho, inclusive uma que passa pelo Rio do Boi, Cascata Véu de Noiva e Cachoeira das Andorinhas.

Para fazer os passeios, o melhor é contratar uma agência de viagem e Praia Grande possui boas opções, inclusive com passeio de balão e cavalgadas.

Vale a pena visitar também o Cânion Fortaleza, igualmente deslumbrante, porém menos conhecido.

Cavernas de Botuverá

12 Principais Pontos Turísticos de Santa Catarina para Visitar
Fonte: Prefeitura de Botuverá

Um dos pontos turísticos de Santa Catarina menos conhecidos por quem é de fora do estado é o Parque das Grutas de Botuverá. Nele está a maior gruta do Sul do Brasil, com 1200 metros de extensão e 20 metros de altura!

Localizado na Região do Vale do Itajaí, a 130 km de Florianópolis, a cidade de Botuverá carrega no nome a importância das formações geológicas, já que Botuverá significa pedra preciosa em tupi.

O Parque das Grutas de Botuverá é emoldurado por montanhas cobertas de Mata Atlântica, cortadas por nascentes de água e cachoeiras. Aliás, foi a água que formou a caverna, que depois de 65 milhões de anos transformou-se no que conhecemos hoje.

As visitas ao Parque das Grutas de Botuverá incluem a contemplação das estalactites (estruturas que descem do teto) e estalagmites (estrutura que parecem nascer do chão) nos três salões abertos à visitação.

Outros seis salões têm função científica, com proibição de visitas turísticas. Para mais informações, acesse o site oficial sobre as Cavernas de Botuverá.

Costa Esmeralda

Praia de Mariscal em Bombinhas. Fonte: Tripadvisor

A Costa Esmeralda é um termo usado para designar o belo mar das cidades de Bombinhas, Porto Belo e Itapema.

Só que vou chamar de Costa Esmeralda o litoral de Bombinhas, Porto Belo e Governador Celso Ramos, porque o litoral de Governador Celso Ramos é mais preservado e bonito do que as praias de Itapema, que não recomendamos para quem procura natureza e mar limpo.

Essa região é banhada pelo mar protegido da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, um dos melhores locais para mergulho no país.

As praias da Costa Esmeralda têm sua beleza e vida marinha preservadas, principalmente em Governador Celso Ramos, que possui uma população pequena. No verão, a população aumenta consideravelmente devido ao turismo.

Se você procura em Santa Catarina um mar claro, com tons azuis e verdes, as praias de Bombinhas e as praias de Governador Celso Ramos são as que você está procurando.

Essas cidades são lindas demais e não poderiam fica de fora do post sobre pontos turísticos de Santa Catarina, sendo destinos recomendados para famílias.

Apenas saiba que Bombinhas é visitada no verão, enquanto Governador Celso Ramos tem praias mais espalhadas e menos lotação.

Confira também as dicas de praias e pousadas para se hospedar em Bombinhas!

Oktoberfest de Blumenau

12 Principais Pontos Turísticos de Santa Catarina para Visitar
Vila Germânica, onde acontece a Oktoberfest

Santa Catarina é um estado festeiro. O Carnaval é comemorado em todos os cantos do estado, mas as festas de Outubro são as que mais tradicionais.

A Oktoberfest fez (e faz) com que milhares de turistas de diversos cantos do Brasil venham para Blumenau.

Com muito chope, comida saborosa, desfiles nas ruas e bandas alemãs com animação brasileira, a Oktoberfest é um sucesso há quase quatro décadas.

Vale destacar que em outubro há outras festas em Santa Catarina, mas nenhuma delas tem a projeção nacional que a Oktoberfest de Blumenau possui.

Descubra muito mais sobre a Oktoberfest e sobre Blumenau no Papo Viagem Podcast!

Confira também as melhores dicas de hospedagens em Blumenau, inclusive perto do Parque Vila Germânica.

Praias de Florianópolis

Praia do Matadero

Florianópolis é uma cidade que inclui uma Ilha de Santa Catarina, com mais de 40 praias. Há praias urbanas, como Canasvieiras e Jurerê Internacional, mas a grande beleza da cidade está nas praias com natureza preservada.

A Praia da Lagoinha do Leste é um paraíso entre a Mata Atlântica, protegida pela mata e pelos morros e, portanto, só acessível por trilha ou barco. Outro lugar imperdível é a Ilha do Campeche, com um mar azul inacreditável!

Dunas, ondas e um mar limpo são atrativos da conhecida Joaca ou Praia da Joaquina. A Lagoa da Conceição merece um passeio, assim como a tranquila Costa da Lagoa.

Por fim, mas não esgotando o assunto, a Lagoa do Peri é o lugar ideal para crianças e para quem busca natureza e estrutura.

Para planejar suas férias em Floripa, leia o artigo super completo com O que fazer em Florianópolis e também confira o melhor post sobre as praias e bairros para se hospedar em Florianópolis, com dicas de quem morou lá por anos.

Urubici

12 Principais Pontos Turísticos de Santa Catarina para Visitar
Pedra Furada. Fonte: TripAdvisor

Quando o inverno chega ao Brasil, os turistas procuram a Serra Catarinense para descansar nos hotéis fazenda da região, assim como esperar a neve, que costuma aparecer algumas vezes. A cidade serrana que possui as paisagens mais incríveis é Urubici.

Atrações como a famosa a Pedra Furada, o Morro da Igreja e Cachoeira do Avencal rendem belas fotos, ainda mais quando há neve ou a água congela.

Além das atrações naturais, a Serra Catarinense é um destino para conhecer vinícolas, comer bem e relaxar no friozão do inverno.

No verão, a Serra Catarinense está sendo cada vez mais procurada, principalmente para fugir do calor e do agito do litoral. Pousadas com qualidade não faltam!

Confira dicas imperdíveis sobre as melhores pousadas e hotel fazenda para se hospedar em Urubici!

Vale Europeu

Prefeitura de Blumenau

O termo Vale Europeu se refere às cidades de colonização alemã e italiana do Vale do Itajaí, conhecidas pela arquitetura, cultura e festas com influência europeia.

O Vale Europeu engloba aproximadamente 50 cidades, muitas delas pequenas e outras conhecidas.

A principal cidade do Vale Europeu é Blumenau, conhecida pela Oktoberfest, como mostramos antes. O Vale Europeu em Santa Catarina se destaca por possuir o primeiro circuito de cicloturismo do Brasil.

As cervejarias artesanais também se destacam na região. Nada melhor do que beber uma boa cerveja no calor do verão no Vale Europeu.

Se você quer conhecer a cidade mais alemã do Brasil, seu destino é Pomerode, terra da Festa Pomerana, de bela arquitetura e de comida deliciosa.

Balneário Camboriú

12 Principais Pontos Turísticos de Santa Catarina para Visitar
Fonte: Wikimedia

Balneário Camboriú é a cidade mais visitada de Santa Catarina, conhecida pela Avenida Atlântica, pelas belas praias e pelo Parque Unipraias.

No Parque Unipraias, os visitantes têm a chance de ver a cidade em quanto faz um passeio de teleférico, em meio a natureza, com várias opções de entretenimento.

As praias de Balneário Camboriú também são atrações imperdíveis, com destaque para as praias afastadas do centro, que são mais preservadas e limpas.

Depois de um dia de praia, nada melhor do que curtir a noite mais agitada de Santa Catarina em Balneário Camboriú.

Confira também bons hotéis e praias para se hospedar em Balneário Camboriú!

Beto Carrero World

Pontos Turísticos de Santa Catarina: 11 Lugares para conhecer!

Localizado no município de Penha, no norte de Santa Catarina, o Beto Carrero World é um parque gigantesco, o maior parque de diversão da América Latina.

Há desde brinquedos para os pequenos até muitos brinquedos radicais. Há ainda zoológico e shows, como o show com carros “Velozes e Furiosos”.

Se você vai viajar com crianças, o Beto Carrero World deve estar no roteiro de lugares para conhecer em Santa Catarina.

Muitos turistas se hospedam em Balneário Camboriú e de lá vão para o parque, mas saiba que há boas hospedagens perto do Beto Carrero World, na cidade de Penha.

Natureza do Sul de Santa Catarina

12 Principais Pontos Turísticos de Santa Catarina para Visitar
Praia Vermelha em Garopaba, só acessada por trilha.

A região Sul de Santa Catarina é marcada por praias preservadas, com muita natureza, ondas fortes e visual incrível.

As cidades de Garopaba, Imbituba e Laguna formam uma das regiões mais perfeitas para pegar boas ondas e curtir a natureza.

Em Garopaba, a famosa Praia de Ferrugem é imperdível, com uma lagoa e um pequeno rio tranquilos, enquanto o mar mostra ondas fortes.

Há outras praias de Garopaba, assim como praias de Imbituba, com destaque para a Praia do Rosa em Imbituba.

O Farol de Santa Marta, em Laguna, e a Guarda do Embaú, entre Paulo Lopes e Palhoça, são dois destinos que também não podem ficar de fora dos pontos turísticos de Santa Catarina.

Saiba também onde ficar em Garopaba nas melhores pousadas e praias.

Santuário Santa Paulina

Pontos Turísticos de Santa Catarina: 11 Lugares para conhecer!
Fonte: Santur

O turismo religioso é uma das formas de turismo que resiste aos problemas econômicos. Em Santa Catarina, o Santuário Santa Paulina é procurado por fiéis de todo o Brasil.

O Santuário Santa Paulina é o segundo maior centro de peregrinação religiosa do Brasil, atrás apenas do Santuário de Aparecida.

O belíssimo Santuário foi inaugurado em 2006 em homenagem a Santa Paulina, a primeira Santa do Brasil, com capacidade para 3 mil visitantes.

O bom é o Santuário Santa Paulina fica muito perto de Florianópolis, apenas 80 km da capital, na bucólica e encantadora Nova Trento.

Além do Santuário, Nova Trento possui vinícolas e locais que vendem produtos caseiros com qualidade e preços acessíveis.

Há também cafés coloniais na cidade, que de tão bons deveriam aparecer neste post como um dos pontos turísticos de Santa Catarina. Prove o apfelstrudel de Nova Trento!

Qual dos pontos turísticos de Santa Catarina você gostaria de visitar? Veja também os aeroportos de Santa Catarina.

Leia também nosso post especial com as 12 comidas típicas do Sul do Brasil fáceis de encontrar em Santa Catarina!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

Márcia Boa noite Reis Bittencourt 27 de julho de 2021 - 4:55 pm

Santuário de Santa Paulina tem mais de 20 caminhos ( que os peregrinos fazem a pé ou de bike) saindo de várias partes do estado de Santa Catarina e de outras partes do Brasil catalogados no livro de Catarina Maria Rüdiger : Trajetória e caminho de Santa Paulina… São caminhos belíssimos com os diversos sons da natureza…

Responder
Jade 28 de julho de 2021 - 4:59 pm

Obrigada Márcia! Vou acrescentar ao artigo!

Responder

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.