O que fazer em Porto Alegre? Pontos Turísticos de Porto Alegre

por Jade

Porto Alegre é uma cidade menos conhecida para turistar do que as cidades da Serra Gaúcha, como Gramado, Canela e Bento Gonçalves. Contudo, por ser capital do Rio Grande do Sul, há muito o que fazer em Porto Alegre.

Porto Alegre possui monumentos históricos, muitas atrações culturais e também vida noturna. Então, na sua passagem pelo Rio Grande do Sul, dedique alguns dias para descobrir os principais pontos turísticos de Porto Alegre.

No post de hoje, você vai descobrir o que fazer em Porto Alegre, com opções para diversos públicos.

Confira também as dicas sobre os melhores bairros para se hospedar em Porto Alegre!

O que fazer em Porto Alegre, RS? Pontos Turísticos de Porto Alegre

Centro Histórico de Porto Alegre

O que fazer em Porto Alegre? Atrações imperdíveis!
Catedral Metropolitana

Um dos primeiros passeios em Porto Alegre é conhecer sua história através dos monumentos antigos, que estão localizados principalmente no Centro Histórico.

Ao redor da Praça da Matriz, há diversos prédios antigos que merecem muitas fotos. A Catedral Metropolitana é um dos monumentos mais importantes na Praça da Matriz.

A atual Catedral Metropolitana foi construída entre 1921 e 1986, com inspiração na Renascença italiana. A Catedral possui uma cúpula gigantesca com 75 metros de altura e 18 metros e diâmetro!

O que fazer em Porto Alegre? Atrações imperdíveis!
Theatro São Pedro

Ainda no entorno da Praça da Matriz, destaca-se o Theatro São Pedro, que foi inaugurado em 1858, um monumento na história gaúcha.

Esse é um dos mais belos teatros do Brasil, que recebeu e ainda recebe importantes apresentações, além de estar aberto à visitação.

O Palácio Piratini também se destaca, sendo a sede do governo do Rio Grande do Sul.

Na Praça da Alfândega, há outros monumentos importantes para a história do estado e da cidade, como o Memorial do Rio Grande do Sul.

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul é uma opção para quem deseja conhecer um pouco da arte gaúcha.

O que fazer em Porto Alegre? Atrações imperdíveis!
Igreja Nossa Senhora das Dores

Nos dias de sol, aproveite a Feira Hippie nas imediações da Praça da Alfândega.

Vale caminhar pela região para conhecer outras atrações, como a bicentenária Igreja Nossa Senhora das Dores, a igreja mais antiga da cidade.

A fachada dessa igreja é belíssima, totalmente branca e por dentro há detalhes barrocos e neoclássicos.

Há muitos pontos turísticos e históricos no de Centro de Porto Alegre que você pode conhecer, como: o Museu Julio de Castilhos, muito rico em história do estado; o Palácio da Justiça; o Palácio Farroupilha; a Biblioteca Pública, entre outros.

Galerias e museus em Porto Alegre

O que fazer em Porto Alegre? Atrações imperdíveis!
Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS

As capitais do Sul do Brasil costumam ter vários dias de chuva no ano. Então, ter algum bom museu para visitar é uma importante carta na manga.

Para os curiosos e para quem viaja com crianças, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS é a melhor opção.

O Museu de Ciências e Tecnologia fica ao lado da PUCRS, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

O foco do museu é apresentar temas de ciências, como física, química e biologia, por meio da interação. Assim, os visitantes ficam super entretidos e aprendem na prática.

O que fazer em Porto Alegre? Atrações imperdíveis!
Casa de Cultura Mario Quintana

Um passeio imperdível para quem prefere a Arte Moderna é visitar a Fundação Iberê Camargo.

Além do prédio inovador do museu, há uma ampla coleção com obras de Iberê Camargo, um dos mais importantes artistas modernos do Brasil. Não deixe de relaxar no café no final do dia e curtir o pôr do sol incrível!

O Rio Grande do Sul possui grandes nomes na literatura, entre eles destaca-se Mario Quintana. A Casa de Cultura Mario Quintana é um dos lugares a ser visitado, contando com apresentações e exposições temporárias.

O prédio era o Hotel Majestic, restaurado na década de 1990, que foi a moradia do poeta por 15 anos.

Jardins e parques em Porto Alegre

O que fazer em Porto Alegre? Atrações imperdíveis!
Redenção

Porto Alegre é conhecida por possuir vários parques e jardins.

Uma opção imperdível é o Parque Moinhos de Vento, conhecido como Parcão, o lugar ideal para fazer um piquenique.

No Parque Farroupilha, conhecido como Redenção, há o Brique da Redenção, uma feira de tudo um pouco aos domingos.

Além dos parques, os visitantes podem aproveitar o Jardim Botânico da cidade para fazer trilhas entre a natureza.

Para tirar belas fotos, o Jardim do DMAE é super recomendado, por ser bem cuidado, sendo um dos locais preferidos para fazer fotos de noivas.

Lago Guaíba

O que fazer em Porto Alegre? Atrações imperdíveis!

Como fazer um post sobre “o que fazer em Porto Alegre” e não mencionar o Lago Guaíba? Impossível!

Os moradores costumam usar as margens do Lago (muitas vezes chamado de Rio Guaíba) para andar de bicicleta e contemplar o lindo pôr do sol.

Um dos principais destaques do Lago Guaíba é a Usina do Gasômetro, que abriga exposições temporárias diversas.

Outra opção interessante é fazer o passeio de barco pelo Lago Guaíba até o Delta do Jacuí, com explicações sobre a história da região.

Aos fãs de futebol

Estádio Beira-Rio
Estádio Beira-Rio

Há tours guiados nos estádios dos dois mais importantes times de futebol de Porto Alegre e de todo o Rio Grande do Sul, o Grêmio e o Internacional.

Nos tours pelos estádios é possível visitar desde o gramado até os vestiários, com explicações pelos guias.

Na Arena do Grêmio os tours duram aproximadamente 70 minutos, o que é bastante para um tour guiado em estádio de futebol.

Já os tours no Estádio Beira-Rio também estão disponíveis ao público, com uma opção de 50 minutos e outra de 1,5 h, dependendo do interesse do visitante.

City Tour Linha Turismo em Porto Alegre

City Tour Linha Turismo em Porto Alegre

Para quem tem apenas um dia e quer conhecer os principais pontos turísticos de Porto Alegre, é recomendado usar o ônibus City Tour Linha Turismo.

Há dois roteiros: Centro Histórico e Zona Sul. O roteiro pelo Centro engloba áreas conhecidas da cidade, como a Praça da Matriz, a Usina do Gasômetro, o Lago Guaíba e o Parque da Redenção, possuindo cinco paradas.

O roteiro Zona Sul é focado em mostrar as paisagens naturais de Porto Alegre, como a Praia de Ipanema, as propriedades dos Caminhos Rurais e o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, com uma panorâmica vista da cidade.

Se você tem apenas um dia e não sabe o que fazer em Porto Alegre, o roteiro pelo Centro Histórico é o mais interessante.

Gostou das informações sobre o que fazer em Porto Alegre? Então, confira também as dicas sobre os melhores bairros para se hospedar em Porto Alegre!

Boa viagem, Viajante!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.