Roteiros de Viagem pela Estrada Real: de Minas Gerais ao Rio

por Jade

A Estrada Real é formada por quatro antigos caminhos da época da exploração do ouro e diamantes no Brasil.

Tendo como centro a cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica, a Estrada Real possui 1630 km de extensão, percorrendo cidades históricas de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, além de diversos parques naturais.

O foco turístico da Estrada Real é resultado do trabalho do Instituto Estrada Real, criado em 1999 e vinculado a FIEMG.

O trabalho do Instituto tornou possível o mapeamento de todos os pontos turísticos da Estrada Real, que você vai conhecer no post de hoje!

História da Estrada Real

Tiradentes
Tiradentes. Fonte: TripAdvisor

A Estrada Real é a maior rota turística do Brasil, passando por lugares belíssimos e relevantes do ponto de vista histórico nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

O nome Estrada Real vem da época da exploração do ouro e diamante em Minas Gerais.

Em meados do século XVII, a Coroa regulamentou o caminho entre as minas de Minas Gerais e os portos exportadores do Rio de Janeiro.

São quatro caminhos ou roteiros históricos na Estrada Real:

  • Caminho Velho;
  • Caminho Novo;
  • Caminho dos Diamantes;
  • Caminho do Sabarabuçu.

Caminhos da Estrada Real

Caminhos da Estrada Real
Fonte: Instituto Estrada Real

Caminho Velho

Caminho Velho
Tiradentes. Fonte: TripAdvisor

O Caminho Velho foi a primeira estrada a ligar a região das minas de ouro de Ouro Preto ao porto no litoral do Rio de Janeiro, mais especificamente na cidade de Paraty.

O Caminho Velho é um roteiro turístico interessantíssimo, porque abrange cidades importantes: como Tiradentes, São João del-Rei e Paraty.

É claro que tudo começa (ou terminar) em Ouro Preto. A região de Tiradentes, Ouro Preto, Mariana e Congonhas, guarda tesouros históricos do nosso país.

Em Ouro Preto, há muitas atrações gratuitas, porque é a arquitetura da cidade que se destaca, assim como Tiradentes.

Em Tiradentes, os visitantes podem curtir a arte barroca nas igrejas históricas, sendo uma cidade muito preservada, com destaque para a Igreja Matriz de Santo Antônio.

Outra atração é o passeio de maria-fumaça, que percorre 12 quilômetros entre São João del-Rei e Tiradentes.

Estrada Real: roteiros de viagem históricos!
Paraty. Fonte: Flickr

Aliás, São João del-Rei é uma das cidades do Caminho Velho conhecida como uma cidade cheia de ritos antigos, com os sinos como destaque principal.

A belíssima Igreja de São Francisco de Assis não pode ficar de fora do roteiro, assim como as comidas mineiras irresistíveis.

No Caminho Velho, vale descansar nas águas termais de Caxambu, uma pequena cidade de Minas Gerais que recebia a família real devido ao poder curativo de suas águas.

Atualmente, o Parque das Águas é a estância mais famosa de Caxambu.

Vale destacar que o Caminho Velho passa pelo Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, um dos destinos mais visitados do Brasil.

O destino final do ouro que percorria o Caminho Velho era Paraty, uma cidade que hoje tem seu centro histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional.

O casario do século XVIII e XIX é o grande atrativo de Paraty, que também é conhecida pelos eventos.

Saiba também onde ficar em Tiradentes e confira a lista de pousadas e hotéis em Paraty bons e baratos!

Caminho Novo

Caminho Novo
Parque Nacional Serra dos Órgãos. Fonte: Wikimedia

O Caminho Novo foi uma estrada construída para ser substituta do Caminho Velho, porque era mais rápida.

O porto de destino do Caminho Novo era na cidade do Rio de Janeiro. Além da cidade de Ouro Preto, outras cidades mineiras se destacam no trajeto.

Juiz de Fora é uma das maiores cidades do Caminho Novo, tanto é que a atual Avenida Rio Branco fazia parte do caminho do ouro em direção ao Rio de Janeiro.

No território fluminense, o grande destaque é Petrópolis, uma cidade cheia de belas paisagens e o conhecido Museu Imperial.

Estrada Real: roteiros de viagem históricos!
Parque Estadual do Ibitipoca. Fonte: Marcos Lamas, Wikimedia

Vale destacar que o Caminho Novo é um dos roteiros da Estrada Real com passeios imperdíveis na natureza.

O Parque Nacional Serra dos Órgãos é uma beleza sem tamanho, com picos impressionantes, trilhas e cachoeiras.

Em Minas Gerais, destaca-se o Parque Estadual do Ibitipoca, um dos lugares mais interessantes para ecoturismo, por ser um parque organizado, com cachoeiras lindas e ficar em um povoado tranquilo.

Sossego, aventura e comida mineira, impossível ser melhor do que isso!

Caminho dos Diamantes

Caminho dos Diamantes
Diamantina. Fonte: Wikimedia

O Caminho dos Diamantes ligava Ouro Preto até Diamantina, a região produtora de diamantes, que despontou no século XVIII.

Com 395 quilômetros de extensão, o roteiro Caminho dos Diamantes mescla história com beleza natural.

A cidade de Diamantina é um dos destaques do Caminho dos Diamantes. Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Diamantina convida os turistas a caminhar pelas ruas do centro histórico, entre igrejas e o casario colonial.

Nas noites de sábado, a vesperata anima os locais e turistas, com canções no belo cenário de Diamantina.

Além dos aspectos culturais e históricos, o Caminho dos Diamantes vale a visita pela beleza natural da Serra do Espinhaço, da Cachoeira do Tabuleiro e do Parque Nacional Serra do Cipó.

Estrada Real: roteiros de viagem históricos!
Cachoeira do Tabuleiro. Fonte: Wikimedia

A Serra do Espinhaço é Reserva da Biosfera, afinal é reduto de muitas plantas endêmicas, importante patrimônio natural do Brasil.

A beleza espetacular fica por conta da Cachoeira do Tabuleiro, a terceira cachoeira mais alta do Brasil, com 273 metros.

Quando se fala em cachoeiras, não pode-se deixar de fora o Parque Nacional Serra do Cipó, com uma centena de cachoeiras!

Estrada Real: roteiros de viagem históricos!
Congonhas. Fonte: TripAdvisor

O Caminho dos Diamantes ainda passa por outras cidades históricas, como Serro e Mariana.

Esta última se destaca como a cidade mais antiga de Minas Gerais e tem na luxuosa Catedral Basílica da Sé um dos seus principais destaques.

Lembre-se de visitar Congonhas, onde ficam os 12 profetas de Aleijadinho, na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Caminho do Sabarabuçu

Caminho do Sabarabuçu
Serra da Piedade. Fonte: TripAdvisor

O Caminho do Sabarabuçu é o menor dos roteiros históricos da Estrada Real, com 160 quilômetros.

Conta-se que esse caminho surgiu porque os exploradores avistaram um brilho refletido nas montanhas. Achando que esse brilho era ouro, foi construído o caminho, mas na realidade era minério de ferro.

O Caminho do Sabarabuçu margeia o Rio das Velhas até a linda Serra da Piedade, a 1762 metros acima do nível do mar.

A vista deslumbrante da Serra da Piedade é um dos atrativos do Caminho do Sabarabuçu, assim como a cidade de Sabará.

Como montar seu roteiro pela Estrada Real?

Estrada Real: roteiros de viagem históricos!
Praça Tiradentes, Ouro Preto. Fonte: TripAdvisor

Como o Instituto Estrada Real é super organizado, inclusive com informações que permitem criar roteiros personalizados em detalhes.

Para isso basta entrar no site oficial do Instituto Estrada Real, fazer o login e planejar sua viagem. Com certeza, vai te ajudar muito no planejamento da viagem.

Gostou das dicas de viagem pela Estrada Real? Então, saiba como alugar carro em Belo Horizonte, com dicas para economizar que podem ser usadas em todo o Brasil!

Boa viagem, Viajante!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.