As 9 Melhores Praias de Garopaba: Natureza Exuberante

por Jade

A cidade de Garopaba é um recanto de beleza no sul de Santa Catarina. A Mata Atlântica, as praias de Garopaba preservadas e a simplicidade acolhedora são fatores que tornam a cidade um dos principais destinos de gaúchos, paulistas, argentinos, uruguaios e tantos outros em terras catarinenses.

No verão, Garopaba recebe milhares de visitantes interessados em curtir as praias e relaxar. O mar forte, gelado e exuberante é uma marca das praias de Garopaba, mas cada praia possui peculiaridades, que você vai descobrir no post de hoje!

Leia também nosso artigo especial sobre onde se hospedar em Garopaba nas melhores praias e em pousadas que valem o dinheiro gasto!

Melhores praias de Garopaba

Praia da Ferrugem

Praias de Garopaba: natureza exuberante!
Fonte: TripAdvisor

A Praia da Ferrugem é a praia mais famosa de Garopaba, já que tem um centrinho com bares e restaurantes muito procurados no verão.

A combinação de natureza preservada, infraestrutura turística e excelentes ondas é o grande diferencial da Praia da Ferrugem. Porém, saiba que o Carnaval por lá fica movimentado demais!

Como a praia é extensa, nos outros períodos da alta temporada dá para curtir tranquilamente a natureza da região.

Em relação à ondulação, o mar da Praia da Ferrugem é para quem sabe nadar e muito indicado para surfistas.

A paisagem natural da Praia da Ferrugem tem como destaque a lagoa e o canal da Barra, que a separa da Praia da Barra. Aliás, o canal da Barra e lagoa são locais que os banhistas com crianças optam pela tranquilidade das águas.

Praia da Barra

Praias de Garopaba: natureza exuberante!
Fonte: TripAdvisor

Se você procura ainda mais tranquilidade, vale a pena visitar a Praia da Barra, próximo da Praia da Ferrugem.

Além da praia limpa, com vegetação e tranquilidade, a lagoa é ideal para as crianças e para relaxar. A Praia da Barra é uma das melhores praias de Garopaba para famílias. Vale a pena conferir.

Procure pelo sambaqui na Praia da Barra. Os sambaquis são amontados de conchas feitos milênios atrás pelos Povos Indígenas que habitavam a região, existindo em várias praias de Santa Catarina.

Praia da Gamboa

Praia da Gamboa
Areia dourada e mar azul

A Praia da Gamboa é uma das praias mais tranquila entre as praias de Garopaba.

Para conhecê-la é melhor entrar pela cidade de Paulo Lopes, caso você não esteja em Garopaba, porque a partir de Paulo Lopes a estrada é asfaltada.

Entre os atrativos da Praia da Gamboa estão às dunas selvagens, as belas paisagens com vegetação preservada e a tranquilidade. Ainda conserva muitas características de uma vila de pescadores.

O mar limpo da Praia da Gamboa possui uma boa ondulação para o surfe, mas também para o banho de mar.

A pequena vila possui restaurantes simples, mas com bom preço e comida deliciosa. Sem dúvida, a Praia da Gamboa é um lugar para relaxar e fugir da muvuca do verão.

Praia do Silveira

Praia do Silveira
Fonte: Flickr

A Praia do Silveira é a preferida pelos surfistas, muito conhecida pelos adeptos do esporte em todo o Brasil.

A paisagem da Praia do Silveira encanta os amantes da natureza, porque ela conserva muita beleza selvagem. Se você procura um local super preservado, a Praia do Silveira é adequada para você.

O mar forte faz o banho na Praia do Silveira mais adequado para pessoas que sabem nadar bem. Porém, curtir o sol, a beleza e relaxar valem para todos.

Saiba que o acesso é feito por estrada de terra e, seguindo para o canto norte, é possível parar bem perto da faixa de areia.

Vale saber também que os moradores costumam chamar a praia de “dA Silveira”, referindo-se as plantas conhecidas como silveira que são encontradas nessa praia.

Praia do Siriú

Praia do Siriú
Fonte: Flickr

A Praia do Siriú é uma praia preservada com várias atrações. A lagoa traz todo charme à região, enquanto que as dunas atraem muitos visitantes.

O sandboard é o esporte mais praticado na Praia do Siriú, mas a praia também merece sua atenção, ainda mais por ser muito extensa, ideal para o verão.

Além disso, a Praia do Siriú é fácil de chegar, estando localizada perto do centro de Garopaba.

Praia do Ouvidor

Praias de Garopaba: natureza exuberante!
Fonte: TripAdvisor

A Praia do Ouvidor é uma das queridinhas dos moradores durante o verão. A larga faixa de areia possibilita que haja carros na praia, algo que muitos não gostam (assim como eu).

Com bela natureza e pouca estrutura, a Praia do Ouvidor é uma praia para a família toda.

Praia de Garopaba

A Praia de Garopaba é a praia central, bastante urbanizada e por isso com problemas de balneabilidade durante o verão. Há belas vistas nas extremidades da praia.

Restaurantes, serviços e entretenimento também não faltam, mas há opções melhores para se banhar nas praias citadas neste post.

A Praia Central é uma opção sobre onde se hospedar em Garopaba!

Praia Vermelha

Praia Vermelha
Fonte: Flickr

A Praia Vermelha é a mais selvagem entre as praias de Garopaba, acessível somente por trilha.

Há trilhas que se iniciam na Praia do Rosa (Imbituba) e Praia do Ouvidor, com duração aproximada de 30 minutos e dificuldade moderada, mas são trilhas bem estruturadas e com excelentes vistas.

A recompensa de quem faz a trilha é uma praia incrível, um encontro com a natureza!

Praia do Vigia

Praias de Garopaba: natureza exuberante!
Fonte: TripAdvisor

A Praia do Vigia é uma praia bem pequena, mas mesmo assim bem bonita. Por ser pequena e próxima à praia central, no verão a Praia do Vigia costuma ficar bem movimentada.

Saiba que como a Praia do Vigia tem mar calmo, as famílias com crianças gostam muito de visitá-la. Também vale a pena ver o nascer do sol por lá!

Como chegar a Garopaba?

A cidade de Garopaba fica distante 94 km de Florianópolis, com acesso pela BR 101 até o trevo de Araçatuba, prosseguindo pela SC 434.

Também há ligação pelo município de Paulo Lopes, porém é preciso passar pela estrada de terra no morro do Siriú, que nem sempre está em boas condições, ainda mais depois de dias de chuva.

Gostou das praias de Garopaba? Então, leia também nossas dicas sobre onde ficar em Garopaba, inclusive com uma seção especial sobre a Praia do Rosa, colada ao município e com ótimas pousadas!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.