Top 10 Igrejas do Porto, em Portugal, para Visitar

por Jade

As cidades históricas de Portugal guardam grandes belezas e riquezas arquitetônicas. A cidade do Porto não é diferente nesse aspecto. Seu Centro Histórico é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e há belíssimas igrejas do Porto para visitar!

As igrejas do Porto possuem muita beleza decorativa, com altares decorados com ouro e azulejos incríveis. Por essa razão, este post é dedicado ao top 10 entre os templos da cidade do Porto!

Leia também nossos artigos especiais sobre O que fazer no Porto e sobre Onde se hospedar no Porto bem localizado!

Top 10 mais exuberantes igrejas do Porto, em Portugal

Catedral da Sé do Porto

Catedral da Sé do Porto
Catedral da Sé do Porto

A Catedral da Sé do Porto é a igreja mais importante do Porto e também uma das mais antigas.

Fundada entre os séculos XII e XIII, a Catedral da Sé do Porto inicialmente possuía estilo românico, como nas suas torres e rosácea.

Depois de diversas intervenções, características góticas e barrocas foram incorporadas à Catedral.

A primeira coisa que impressiona na Catedral da Sé do Porto é o tamanho, a igreja é gigantesca. Logo depois, a beleza da fachada gótica, assim como a vista incrível da Ribeira e da Ponte Luís I.

O interior da Catedral da Sé do Porto recebeu bastante influência barroca, com o altar ricamente adornado, assim como quadros e entalhes em madeira nas paredes.

Contudo, as colunas de pedra nuas mostram que a Catedral da Sé do Porto é uma igreja medieval.

Igrejas do Carmo e das Carmelitas

As Igrejas do Carmo e das Carmelitas ficam “coladas” uma na outra. A mais surpreendente é a Igreja das Carmelitas, construída no século XVII e exuberantemente decorada com muito ouro.

O excesso de arte decorativa da Igreja das Carmelitas é reflexo dos estilos adotados, o Barroco e o Rococó. Esses dois estilos estão presentes na maioria das igrejas do Porto.

A Igreja do Carmo foi construída mais de um século depois da Igreja das Carmelitas, em meados do século XVIII.

As áreas externas da Igreja do Carmo são belíssimas, como a fachada e a lateral. Na lateral há um painel de azulejos contando a história da Ordem das Carmelitas. Simplesmente magnífico!

Igreja dos Clérigos

Igrejas do Porto, em Portugal!

O monumento mais famoso do Porto é a Torre dos Clérigos, que localiza-se na Igreja dos Clérigos.

Com uma belíssima fachada barroca, a Igreja dos Clérigos foi projetada por Nicolau Nasoni no século XVIII.

O interior da Igreja dos Clérigos é bastante harmônico, com madeira coberta por folhas de ouro sendo equilibradas pelas paredes rosadas.

Vale destacar a beleza do altar e das obras de arte, como grandes pinturas e esculturas. A Igreja dos Clérigos é agradável aos olhos por ser discreta para uma igreja barroca.

Igreja de Santa Clara

Igrejas do Porto, em Portugal!
Fonte: Wikimedia

A Igreja de Santa Clara se localiza no centro histórico de Porto e é uma preciosidade. Construída no século XV, ao lado das antigas muralhas, a Igreja de Santa Clara possui uma fachada simples.

O interior da Igreja de Santa Clara é totalmente entalhado em madeira com folhas de ouro. Chega a ser difícil aos olhos conseguirem ver tantos detalhes impressionantes.

Sem dúvida, a Igreja de Santa Clara é um dos melhores exemplos da aplicação da talha dourada.

Igreja de São Francisco

Igrejas do Porto, em Portugal!
Fonte: Wikimedia

A Igreja de São Francisco começou a ser construída no século XIV, com clara influência gótica percebida pela rosácea na sua fachada.

Mas o que mais surpreende os visitantes são as obras em madeira entalhada, como a genealogia de Jesus Cristo, mostrada na imagem acima.

O interior da Igreja de São Francisco é decorado com muitas esculturas, das paredes até o teto. A quantidade de ouro e obras de arte mostra a riqueza que fluiu por Portugal durante séculos.

Igreja da Misericórdia

Igrejas do Porto, em Portugal!
Fonte: TripAdvisor

A Igreja da Misericórdia foi construída no século XVI, mas passou por muitas reformas nos séculos seguintes.

A fachada da Igreja da Misericórdia é absurdamente decorada, mostrando o tesouro que se encontra lá dentro.

Desde a porta pode-se notar a riqueza de detalhes da igreja. O teto é todo trabalhado em gesso, enquanto as paredes são revestidas por delicados azulejos azuis e brancos. Os lustres, o altar e as obras decorativas mostram a delicadeza e leveza do interior da Igreja da Misericórdia.

Igreja da Lapa

Igrejas do Porto, em Portugal!
Fonte: Wikimedia

A Igreja da Lapa fica um pouco fora do centro do Porto, mas é uma igreja cheia de tesouros.

Construída entre os séculos XVIII e XIX, a Igreja da Lapa possui uma decoração interior harmônica e exuberante, com clara influência neoclássica.

No seu interior, há tesouros importantes para a história de Portugal. O coração de D. Pedro I, chamado em Portugal de D. Pedro IV, está bem guardado na Igreja da Lapa, assim como o órgão de tubos mais belo da Península Ibérica.

A Igreja da Lapa é diferente em arquitetura das demais igrejas do Porto, mas possui muitas belezas e importância histórica.

Igreja de São Martinho de Cedofeita

Igrejas do Porto, em Portugal!
Fonte: Wikimedia

Igreja de São Martinho de Cedofeita, conhecida também como Igreja Românica de Cedofeita, é a igreja mais antiga do Porto.

Não se tem certeza da data de fundação da igreja, mas acredita-se que durante a dominação sueva, a igreja foi construída entre os séculos V e VI. Uma preciosidade!

Capela das Almas

Igrejas do Porto, em Portugal!
Fonte: Wikimedia

Uma beleza sem tamanho é a Capela das Almas, nas proximidades do Mercado do Bolhão.

Construída no século XVIII, a maior beleza da Capela das Almas veio só em 1929, quando seu exterior foi adornado com 16 mil azulejos.

Qual das igrejas do Porto você mais gostou? Deixe seu comentário e leia também nosso artigo com dicas para acertar e economizar no Seguro Viagem a Portugal!

Boa viagem, Viajante!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.