Teatro Solís em Montevidéu: História, Visita Guiada e Informações

por Jade

Montevidéu é uma cidade que concentra as atividades culturais do Uruguai. O Teatro Solís em Montevidéu é um dos locais mais relevantes do ponto de vista cultural, além de ser monumento histórico nacional.

Construído pouco depois da fundação da República Oriental do Uruguai, o Teatro Solís é verdadeiramente uma das atrações para visitar em Montevidéu.

Nós vamos mostrar neste post como é a visita guiada ao teatro, assim como sua história e muitas fotos.

Depois, leia também nosso artigo-guia sobre onde se hospedar em Montevidéu bem localizado!

História do Teatro Solís

Teatro Solís em Montevidéu: história, visita guiada e informações!
Fachada do Teatro Solís e suas colunas dóricas

A história do Teatros Solís se confunde com a história do Uruguai. O Uruguai estava mergulhado na guerra civil, quando a elite se reuniu para construir um espaço para as artes cênicas.

No ano de 1842, começaram as obras do teatro, que foram interrompidas pela guerra civil.

Em 1856, o Teatro Solís em Montevidéu foi finalizado, segundo o projeto do arquiteto italiano Carlo Zucchi, adaptado pelo arquiteto Francisco Javier de Garmendia.

O Teatro Solís nessa época possuía somente a parte central. As áreas laterais foram finalizadas em 1874.

De qualquer maneira, ocorreram muitas reformas no Teatro, com mudanças de materiais e novas pinturas, sendo que a mais recente (1998) trouxe modernidade e acessibilidade ao local.

Atualmente, o Teatro Solís é um patrimônio histórico, arquitetônico e cultural importante para os uruguaios e, por isso, deve ser visitado pelos turistas.

Como é a visita guiada ao Teatro Solís em Montevidéu?

Teatro Solís em Montevidéu: história, visita guiada e informações!
Palco principal do Teatro Solís.

A visita guiada ao Teatro Solís começa com a explicação da história do monumento, assim como a origem do nome Teatro Solís.

A hipótese mais aceita diz respeito a uma homenagem ao navegador espanhol Juan Díaz de Solís, o primeiro europeu a chegar ao Rio da Prata.

Logo depois começa a visita interna ao Teatro Solís. O hall de entrada, suas colunas de mármore de Carrara e o menor dos lustres do monumento são bastante deslumbrantes para um local tão pequeno.

A primeira sala apresentada é conhecida por ter sido o local da primeira apresentação no Teatro Solís.

Como foi uma obra de Verdi a primeira a ser executada na sala, há um busto do autor e de outros importantes artistas.

Logo depois é mostrada a sala principal de espetáculos, com capacidade para mais de mil pessoas. Com formato de ferradura e quatro andares, essa belíssima sala é a principal atração do Teatro Solís e realmente impressiona.

Teatro Solís em Montevidéu: história, visita guiada e informações!
Sala principal e muito luxo.

Contrastando com a sala anterior, a Sala Zavala Muniz é como uma caixa preta, que pode virar uma arena, com os quatro lados com plateia, ou apenas com plateia na frente. Por ser uma sala bastante flexível e contemporânea, recebe espetáculos variados.

A nossa conclusão sobre a visita guiada é que ela vale a pena porque realmente o Teatro Solís é muito belo e faz parte da história de Montevidéu e do Uruguai.

O ponto negativo é que a visita guiada é rápida e não entra em muitos detalhes, pelo menos quando visitamos o local.

A visita guiada ao Palácio Legislativo em Montevidéu foi mais profunda do que a do Teatro Solís, por exemplo.

Nossa recomendação é fazer a visita guiada, porém complementá-la com a ida a um espetáculo no próprio teatro, que será a cereja do bolo da sua viagem a Montevidéu.

Saiba que o Free tour por Montevidéu também passa pelo Teatro (apenas área externa), apresentado a história e curiosidades sobre o local.

Informações práticas

Hall do teatro com belo lustre

As visitas guiadas no Teatro Solís acontecem nas terças e quintas às 16h. Nas quartas, sextas, sábados e domingos há visitas às 11h, 12h e 16h, sendo que no sábado há o horário extra às 13h.

O custo para a visita guiada em português é de 90 UYU (pesos uruguaios).

Com chegar? O Teatro Solís se localiza muito próximo a Plaza Independencia, ou seja, é super fácil de chegar por meio ônibus que vão para o Centro e Ciudad Vieja.

Gostou do post sobre o Teatro Solís em Montevidéu? Então, saiba mais sobre a capital do Uruguai no nosso artigo especial sobre O que fazer em Montevidéu!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.