O que Fazer em Veneza com Chuva? 11 Atrações

por Jade

Veneza é uma cidade excelente para visitar com sol, já que a arquitetura é o grande diferencial. Mas o que fazer em Veneza com chuva?

É importante ter algumas cartas na manga quando a chuva aparecer, até porque muitos viajantes têm apenas 1 ou 2 dias para conhecer Veneza.

Felizmente, as chuvas são bem distribuídas ao longo do ano. A questão é que pode ocorrer a “acqua alta” (subida da maré) do outono ao começo da primavera, principalmente no inverno.

A intenção deste artigo é te ajudar a saber o que fazer com chuva em Veneza e aproveitar muito o passeio.


O que fazer em Veneza com chuva?


Piazza de San Marco

O que Fazer em Veneza com Chuva? 11 Atrações
Basílica de San Marco no mês de maio, pela manhã

Mesmo com chuva, é impossível não querer ir à Piazza de San Marco, o coração de Veneza. Lá estão a Basílica de San Marco, o Campanário, a Torre do Relógio e o Palácio Ducal.

Nos dias de chuva não vale a pena super o Campanário, porque a visibilidade fica prejudicada.

Já a Basílica de San Marco é um local com interior belíssimo, repleto de mosaicos dourados.

Para visitar a igreja não precisa pagar, mas as filas são muito comuns no meses quentes, a partir de maio. Por isso, a própria Basílica vende o serviço de “furar a fila” por 3 euros. Há algumas partes pagas no interior da igreja.

Vale dizer que no inverno quase não há filas, tanto é que o serviço de “furar a fila” não é vendido.

Outra atração na Piazza de San Marco ideal para o roteiro sobre o que fazer em Veneza com chuva é o Palácio Ducal ou Palazzo Ducale.

O que Fazer em Veneza com Chuva? 11 Atrações
Palácio Ducal

O Palácio Ducal era a residência dos Duques de Veneza, assim como sede do governo, tribunal e até prisão. Ou seja, a construção desempenhou um papel central na República.

Construído originalmente no século IX, o que se vê hoje é um prédio com características do século XIV, como os mosaicos da fachada em mármores rosa e branco.

Em 1600, foram erguidas as prisões novas (Prigioni Nuove), as primeiras no mundo com o propósito de ser uma prisão. Até o sedutor e aventureiro lendário Casanova foi preso nessa cadeia.

As prisões eram acessadas por meio da Ponte dos Suspiros, um dos cartões postais de Veneza. Os visitantes podem passar pela ponte durante o passeio ao Palácio Ducal.

A Ponte dos Suspiros tem esse nome porque os prisioneiros que passavam por ali suspiravam diante da última visão da liberdade.

Na visita ao Palácio, você conhece o pátio, a Scala D’Oro (Escadaria de Ouro), os salões, os apartamentos ducais, as prisões, passa pela Ponte dos Suspiros e muito mais.

Para visitar o Palazzo Ducale, o ingresso adulto custa 25 euros (no local), mas inclui também o Museu Correr, o Museu Archeologico Nazionale e as Salas da Biblioteca Nazionale.

O melhor é comprar o ingresso com antecedência. É possível comprar o ingresso pelo site oficial do Palazzo Ducale por 26 euros ou no site Get Your Guide por 28 euros, que possui cancelamento e pode ter ingresso em cima da hora.


Melhores Museus em Veneza

Scuola Grande di San Rocco. Fonte: TripAdvisor

Somente o passeio pelos monumentos da Piazza de San Marco já rende metade de um dia. Há outras atividades internas que podem fazer parte do roteiro em Veneza com chuva.

Se você quer visitar um dos locais que deixa os visitantes boquiabertos, a Scuola Grande di San Rocco deve ser sua prioridade.

A Scuola Grande di San Rocco possui uma longa história, que remonta o final do século XV. Sua grande beleza reside nas pinturas que possui no seu interior, ricamente decorado por Tintoretto.

Do teto ao chão, cada sala da Scuola Grande di San Rocco é uma exuberância sem tamanho. Realmente, um lugar impressionante, que vale a visita para quem se interessa por pinturas de Tintoretto e salões luxuosos.

Há visitantes que preferem mudar um pouco de ar, apreciando outro tipo de arte. Nesse caso, a Coleção Peggy Guggenheim é uma boa opção.

A Fundação Solomon R. Guggenheim tem vários museus de arte moderna espalhados pelo mundo.

Em Veneza, o museu possui muitas obras de artistas renomados do Cubismo, Surrealismo, Expressionismo e outros, como os famosos Dali e Picasso.

Vale a pena visitar a Coleção Peggy Guggenheim para quem se interessa por Arte Moderna do começo do século XX.

Entre os museus em Veneza, não podemos deixar de mencionar a Galleria dell’Accademia, com obras de Tintoretto, Tiziano, Veronese, além das esculturas de Antonio Canova.

Há também os palácios, resquícios da época que Veneza possuía muito dinheiro, dominando o comércio no Mar Mediterrâneo.

Muitos palácios estão abertos ao público (mediante pagamento), como o Ca’ d’Oro (Galeria Franchetti); o Palácio Grassi (Galeria de Arte Moderna e Contemporânea); o Ca’ Foscari (hoje é uma universidade) e o Ca’ Pesaro (Museu Internacional de Arte Moderna e o Museu de Arte Oriental).

Contudo, o palácio em Veneza mais deslumbrante é o Ca’ Rezzonico, onde fica o Museu da Arte do Século XVIII, cheio de obras de mestres das artes, como Canaletto, Pietro Longhi, Titian e Tintoretto.


Teatro La Fenice em Veneza

O que fazer em Veneza com chuva?
Fonte: Wikimedia

O Teatro La Fenice é uma das construções mais luxuosas de Veneza, construída inicialmente em 1792.

La Fenice significa fênix em italiano e tem tudo a ver com a história do Teatro, que foi reconstruído duas vezes por causa de incêndios, o último em 1996.

Os viajantes podem conhecer o Teatro La Fenice de duas maneiras: fazendo a visita com audioguia ou prestigiando uma apresentação, principalmente de ópera.

A visita com audioguia pode ser comprada antecipadamente pelo site Get Your Guide (13 euros) ou na hora no próprio Teatro (10 euros), com chances de fila.

Já os ingressos para as apresentações podem (e devem) ser comprados com antecedência no site do Teatro La Fenice. Os preços variam bastante, mas os ingressos mais baratos giram em torno de 35 euros.

Há quem diga que é possível comprar os ingressos no dia da apresentação, na bilheteria do Teatro. Isso só faz sentido nos meses fora do verão, quando a demanda é mais baixa.

Saiba que o dress code do Teatro La Fenice é bastante rígido, ou seja, traje de gala.


Atrações Gratuitas em Veneza

Basílica de Santa Maria della Salute

Veneza tem poucas atrações gratuitas, além da Basílica e da própria arquitetura da cidade. Nos dias de chuva, fica ainda mais complicado curtir a cidade sem pagar pelas atrações.

Uma boa alternativa é apreciar a arte que está nas igrejas, com entrada gratuita.

Na Basílica de Santa Maria della Salute, você vai ver estátuas e pinturas de Tintoretto e Titian, assim como a bela vista que se tem de Veneza.

Na Basílica di Santa Maria Gloriosa dei Frari, o destaque é o famoso quadro “Assunção da Virgem” de Titian, assim como obras do florentino Donatello.

Basílica de San Giovanni e San Paolo é um dos melhores exemplos do estilo gótico veneziano.

Durante séculos, a Basílica de San Giovanni foi a mais importante da cidade e muitos Duques estão sepultados lá. As obras de arte fúnebres são incríveis e valem muitas fotos.

Na Igreja de San Maurizio fica um dos poucos museus gratuitos em Veneza, o Museo della Musica, onde estão expostos antigos instrumentos musicais.

Espero que as dicas sobre o que fazer em Veneza com chuva tenham te ajudado! Confira também outros artigos sobre Veneza e ouça o episódio do Papo Viagem Podcast sobre Veneza!

Boa viagem, Viajante!Salvar

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.