Onde fica Dubai? Localização no mapa e Curiosidades

por Jade

Dubai é um lugar famoso, rico e visitado por turistas do mundo todo, inclusive brasileiros. Mas você sabe exatamente onde fica Dubai?

Além da localização, há assuntos que os turistas querem saber antes de viajar a Dubai, como:

  • Dubai é um país? É um estado?
  • Dubai é uma cidade?
  • Dubai é um emirado?
  • O que são os Emirados Árabes Unidos?
  • Dubai é capital da Arábia Saudita?
  • Onde Dubai está localizado?
  • Onde Dubai fica no mapa?

Todas as respostas para essas perguntas (“onde fica Dubai”, “onde está Dubai no mapa”, “Dubai fica em qual continente?”), você descobrirá neste artigo, além de informações sobre a história e a cultura da região, que são diferentes das do Brasil.

Onde fica Dubai no mapa mundi?

Onde fica Dubai?
Onde fica Dubai? A localização de Dubai no mapa mundi

Dubai é um emirado, mas Dubai não é um país.

Dubai é um dos sete emirados que formam o país chamado de Emirados Árabes Unidos.

Assim, os Emirados Árabes Unidos são formados por Abu Dhabi (que participa do campeonato de Fórmula 1), Dubai, Sharjah, Ajman, Fujairah, Ras Al Khaimah e Umm Al Quwain.

Você sabe o que é um emirado?

Um emirado é um estado chefiado por um emir, sendo que um emir está um nível acima de um sheik. Portanto, podemos dizer que um emir é um príncipe.

Logo, cada emirado pertencente aos Emirados Árabes possui um emir, ou seja, um príncipe.

O Emir de Dubai é Mohammed bin Rashid Al Maktoum. Ele também possui as funções de atual primeiro-ministro e vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos.

Além disso, cada emirado possui autonomia de atuação na economia, sociedade e relações internacionais, por isso Dubai desenvolveu uma estratégia própria de atração de turistas e investimentos externos e se tornou o emirado mais famoso.

Mas onde fica Dubai no mapa mundi?

Onde fica Dubai?
Ao centro, o prédio mais alto do mundo. Fica localizado em Dubai. Mas e onde fica Dubai? Fonte: Wikimedia

Os Emirados Árabes Unidos e, consequentemente Dubai, estão localizados no Oriente Médio, chamado também de continente Ásia Ocidental, ao sul da Península Arábica, banhados pelo Golfo Pérsico.

O país Emirados Árabes faz fronteira com a Arábia Saudita e Omã, além de estar próximo do Catar e do Irã. Essa é a posição geográfica de onde fica Dubai.

Portanto, Dubai não é a capital da Arábia Saudita como muitos acreditam, nem é a capital do país Emirados Árabes Unidos.

Dubai é apenas um dos emirados que formam esse país, porém é o mais famoso mundo afora.

Além disso, Dubai é o nome da capital do emirado Dubai. Para não causar confusão, algumas pessoas se referem à Cidade de Dubai, diferenciando-a do Emirado de Dubai.

Além disso, a capital dos Emirados Árabes Unidos é Abu Dhabi, que, aliás, está pertinho de Dubai e é outro emirado aberto aos negócios internacionais.

O emirado de Dubai está localizado acima do emirado de Abu Dhabi e do lado do emirado de Sharjah, como você pode observar no mapa dos Emirados Árabes Unidos.

Emirados que formam os Emirados Árabes Unidos.
Emirados que formam os Emirados Árabes Unidos.

Mas por que Dubai é famoso?

onde fica dubai
Fonte: Flickr

Dubai se tornou famoso por suas extravagâncias, principalmente por possuir construções enormes.

O maior prédio do mundo fica em Dubai: o Burj Khalifa.

Na Cidade de Dubai, há também shopping centers gigantescos, o maior aeroporto do mundo e as incríveis ilhas em forma de palmeira.

Toda essa grandiosidade se localiza em um deserto na Península Arábica, mas banhado pelo Golfo Pérsico, como você pode ver na imagem acima.

O calor no verão é um absurdo e a temperatura se aproxima de 40 °C, mesmo durante a madrugada. Por isso, para fazer turismo em Dubai viaje somente no inverno de lá, ou seja, entre novembro e abril.

É tão quente em Dubai que os seus 3,6 milhões de habitantes não abrem mão do ar condicionado. É um item essencial no dia a dia.

Aliás, há muitos estrangeiros entre os residentes do emirado, por isso o inglês é amplamente falado no país, mas a língua oficial é o árabe.

História de Dubai

Onde fica Dubai?
Fonte: Wikimedia

A história de Dubai conta com registros oficiais a partir de 1799. Contudo, um livro antigo de 1095 cita a existência de uma pequena vila na região.

Ao longo dos séculos, a região sofreu com invasões de diversos povos e até mesmo com as guerras nos países vizinhos.

Desde 1833, Dubai alcançou estabilidade devido à dinastia de Al Maktoum, que ainda está no poder.

Essa dinastia assinou um acordo com a Inglaterra no final do século XIX para proteção da região, garantindo maior estabilidade, um fator decisivo para o desenvolvimento e qualidade de vida em qualquer país.

onde fica dubai
Mesquita Dubai. Fonte: Flickr

Mas a economia do emirado e sua história só mudariam significativamente depois de 1950, quando foi encontrado petróleo em toda a região.

Várias empresas foram atraídas para lá, mas o comércio se revelou ainda mais importante, devido ao porto estrategicamente localizado no Golfo Pérsico.

Atualmente a economia de Dubai não é apoiada no petróleo, como é comum pensar, mas sim no turismo, aviação e serviços financeiros.

Outro evento relevante foi à criação dos Emirados Árabes Unidos, do qual Dubai faz parte, em 1971.

Com o final da influência britânica formal, o país foi formado e os limites entre os emirados definidos, garantindo novamente a tão importante estabilidade política.

A partir da década de 1970, Dubai começou a receber estrangeiros, fato que continua acontecendo, inclusive muitos brasileiros escolheram o emirado como lar.

Melhores curiosidades sobre Dubai

  • O índice de criminalidade em Dubai é praticamente 0%. A lei no Emirado é severa, sendo um dos lugares mais seguros do mundo, inclusive para fazer turismo;
  • A população de Dubai é formada por 80% de residentes estrangeiros. Boa parte dos estrangeiro é composta por indianos;
  • Não existe imposto de renda em Dubai. Ou seja, realmente é um lugar para enriquecer;
  • O táxi é barato, já que os Emirados Árabes possuem petróleo abundante e é difícil caminhar no calorão;
  • A Cidade de Dubai é uma das que mais crescem no Mundo em termos populacionais. Em 1968, a população era de cerca de 59 mil habitantes. Em 1995, a população chegou a 674 mil habitantes. Em 2005, há residiam 1.204.000. Já em 2016, o total de pessoas que moravam lá era de 2.502.715. Em 2023, estima-se que vivam 3,6 milhões de habitantes.
  • Dubai possui uma estação de ski dentro de um shopping, inclusive com teleférico;
  • Dubai é escrito também como Dubayy;
  • Dubai possui sua própria bandeira;
  • O grupo étnico dos Beduínos é um dos destaques culturais dos Emirados Unidos. Os beduínos são tribos semi-nômades que moram no deserto. O povo Beduíno mantém suas tradições seja na forma como moram, na comida, música, dança, etc.

Vídeo com os pontos turísticos de Dubai

Depois de ver as imagens desse vídeo, tenho certeza que você desejará conhecer Dubai, uma cidade que não para de crescer e impressiona por muitas razões.

E agora que você sabe onde fica Dubai, ficou com vontade de viajar para Dubai? Então, saiba muito mais sobre os melhores hotéis em Dubai!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

25 comentários

Lima Jornada 10 de abril de 2017 - 3:15 pm

Sensacional, maravilhoso, nem sei mais o que falar.

Responder
Jade 10 de abril de 2017 - 3:47 pm

É lugar fantástico mesmo

Responder
Liliane Coutinho 23 de julho de 2017 - 2:58 pm

Tenho loucura para conhecer DUBAI e vou um dia por lá, se DEUS quiser e em breve. Amo DUBAI mesmo sem conhecer.

Responder
Jade 23 de julho de 2017 - 6:40 pm

Vai ser uma viagem dos sonhos, com certeza!

Responder
Liliane Coutinho 23 de julho de 2017 - 3:00 pm

Dubai é espetacular. Um lugar de outro mundo.

Responder
Jade 23 de julho de 2017 - 6:39 pm

Realmente, é surreal, Liliane!

Responder
Carmem 8 de setembro de 2017 - 7:52 pm

Meu sonho conhecer Dubai, quem sabe um dia,

Responder
Jade 8 de setembro de 2017 - 9:08 pm

É um lugar difícil de não querer conhecer!

Responder
Rogas André Usse 4 de novembro de 2017 - 10:49 am

UAU! estou completamente apaixonado pela cidade.
eu quero conhecer

Responder
Antônia Brito da Cunha 1 de janeiro de 2018 - 1:49 pm

Bom dia, fiquei encantada com a beleza de Dubai. pretendo conhece_lo ,quando eu tiver oportunidade. Obrigada.

Responder
Jade 1 de janeiro de 2018 - 1:51 pm

É demais mesmo! Quando a oportunidade aparecer, com certeza, vai ser uma viagem inesquecível :D

Responder
Brasília Pacheco da Silva 7 de julho de 2018 - 8:30 pm

Como gostaria de conhece-lo Dubay.

Responder
Sensata Mendonça 26 de agosto de 2018 - 11:13 pm

Maravilhosa! Como gostaria de conhecer Dubai! Sonho!

Responder
jose antonio da silva 9 de novembro de 2018 - 11:05 pm

Qdo jovem queria conhecer O MUNDO …agora nem pensar, tenho muito problemas com o calor, Dubai e toda região ate 40 graus…NUSSSS morro antes de chegar por lá kkk

Responder
Evanildo pereira 19 de julho de 2019 - 3:39 pm

este lugar e lindo de mais mas tudo e de Deus

Responder
Christiane 11 de janeiro de 2021 - 5:03 pm

Meu sonho é mudar de vida financeiramente, ir trabalhar em Dubai .Parabéns por sua matéria é bem informativa .

Responder
Marilene Harder Accurso 7 de setembro de 2021 - 4:50 pm

Excelente suas explicações, seu vídeo, suas fotos !!
Parabéns, você resumiu de forma bastante esclarecedora !
Sempre me encantou a modernidade, com respeito a Natureza, de Dubai !!!
Vou pra lá dia 1 de novembro, passar 12 dias !
Tenho certeza de que será pouco tempo…. mas, é o que o meu salário me permite !!
Obrigada pelas ótimas informações !!
um abraço !
Marilene

Responder
Jade 8 de setembro de 2021 - 3:25 pm

Marilene, ótima viagem! Aproveite bastante!

Responder
Simone Aranha 13 de novembro de 2021 - 2:00 pm

Adorei Dubai, o turismo de lá é fantástico. Voltarei no final de Janeiro . E devo ficar mais tempo desta vez. O turismo lá é fantástico inigualável. Fiquei próximo ao Burj kalifa e à dança das águas

Responder
Magdala 9 de janeiro de 2022 - 8:37 pm

Pretendo conhecer Dubai, um dia irei com a Graça de Deus vou realizar este sonho.

Responder
Angélica 2 de março de 2022 - 5:10 am

Excelente matéria! Leve, informativa, com explicações simples, gostosa de ler! Parabéns!

Responder
Jade 2 de março de 2022 - 10:39 am

Muito obrigada Angélica!

Responder
Edmara Dias da Silva 7 de dezembro de 2022 - 9:30 am

Jade,
ao ler este artigo, eu me perguntava, “como compõe esta população, é um lugar somente de pessoas muito ricas”, pois é, ao finalizar a leitura, cheguei a conclusão que não tem um lugarzinho sequer para mim kkkk.
Este emirado é realmente extraordinário, não encontro palavras para descrevê-lo de tão maravilhada que estou.
Sou fã das séries coreanas, e uma delas mostra exatamente a ilha em forma de coração. ilha do amor, fiquei tão impactada no dia, e hoje entendo o motivo da minha paixão.
Finalizo aqui, viajando com meus pensamento e desejando tanto conhecer este lugar, que é impossível para muitos, mesmo que a trabalho kkkk.
Parabéns por este artigo, por nos proporcionar viver mais um SONHO.
Meu nome é Edmara, tenho 56 anos, 02 filhas, uma já casa. Sou divorciada, não tenho nada que me impeça de ser sua ajudante kkk.

Responder
Laryssa Maria 13 de dezembro de 2022 - 9:41 am

Parabéns pelo trabalho perfeito e obrigado por tirar minhas dúvidas.

Responder
Wellingtonantonio271@gmail.com 17 de agosto de 2023 - 9:44 pm

um lugar sem igual gostaria muito de um dia ter á oportunidade de trabalhar e quem sabe morar por lá mesmo seria um sonho realizado

Responder

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.