Como arrumar a mala para viagens longas

por Jade

Confira dicas de como arrumar a mala para viagens longas e viaje leve!

Como arrumar a mala para viagens longas: dicas para viajar leve!

Viajar leve pode parecer até uma utopia para muitas pessoas, mas é possível. Nós, do Guia do Nômade Digital, conseguimos viajar durante 9 meses apenas com bagagem de mão e uma pequena mochila para levar o notebook e cabos.

No post de hoje, vamos te dar dicas sobre como arrumar a mala para viagens longas. Essas dicas são baseadas na nossa experiência de que é possível viajar leve, até mesmo em viagens longas!

 

Decidir o tipo de mala de viagem

Como arrumar a mala para viagens longas: dicas para viajar leve!

Fonte: Carol DTVM

Como arrumar a mala para viagens longas começa por decidir qual mala usar. Se você quer viajar leve e não pagar para despachar a mala (essa é a diretriz das companhias aéreas low fares), compre uma mochila retangular leve com as medidas padrão para bagagem de mão.

Aqui você confere as medidas da mala, assim como todas as regras relacionadas à bagagem de mão, que são semelhantes às regras no Brasil.

Caso você decida utilizar uma bagagem de mão e despachar outra mala, sua maior preocupação é não ultrapassar o peso permitido. Se você quer viajar leve, não utilize uma mala muito pesada ou grande, pois ela te atrapalhará na viagem.

Dica de segurança: a mala despachada deve ter identificação e, de preferência, possuir adesivos ou outras formas de personalização, para que ela não seja pega por engano. Também fique atento a sua bagagem de mão no aeroporto e dentro do avião!

 

Planejamento da viagem longa

Fonte: Pexels

Fonte: Pexels

Durante o planejamento do seu mochilão, viagem de volta ao mundo ou qualquer outra viagem longa, você deve anotar como são as condições climáticas nos destinos de viagem, para saber quais roupas deverão estar mais presentes e quais podem ser dispensadas. Assim como, que tipos de passeios estão programados, como jantares, concertos e festas.

Depois, faça uma lista com todas as roupas que você julga necessárias. Indique na lista quais são as roupas essenciais e quais são as opcionais. Arrume todas as roupas, acessórios, equipamentos eletrônicos, produtos de higiene e beleza, remédios, sapatos e tudo que estiver na sua lista sobre a cama ou mesa.

Tenho certeza que você não conseguirá pôr tudo na sua mala. É comum que sempre separemos mais do que precisamos ou podemos levar na viagem. Pergunte-se o que é dispensável! Isso vai facilitar muito as coisas na hora de deixar algo para trás.

 

Como escolher as roupas de uma mala para viagens longas

A dica principal sobre como arrumar a mala para viagens longas e viajar leve ao mesmo tempo é diminuir a quantidade de roupas e lavá-las periodicamente nas lavanderias self service. Você só conseguirá diminuir a quantidade de roupas se optar por cores e modelagens de roupas que combinem em si.

Combinar é o mais importante, juntamente com optar por ser simples em suas escolhas. Você vai ter que repetir muitas vezes as roupas, mas não precisará passar todo o trabalho e custo de levar malas gigantescas. A imagem abaixo mostra opções de roupas de mulher para um mochilão.

Como arrumar a mala para viagens longas: dicas para viajar leve!

Observe que todas as blusas combinam com todas as calças e shorts, que combinam com os casacos, que combinam com os vestidos. São todas peças simples, com cores neutras (a maioria), que combinam entre si e são confortáveis para o dia a dia. Adicionando apenas uma peça para sair à noite e mais algumas blusas, você terá um guarda-roupa ideal para uma viagem longa.

Para os homens, é a mesma dica: optar por peças simples, versáteis e confortáveis e lavá-las a cada 15 dias ou menos, dependendo do clima do local. Não esqueça de que essa dica também serve para os sapatos. Prefira tênis, botas e chinelos escuros que combinem com todas as suas peças de roupas.

Como arrumar a mala para viagens longas: dicas para viajar leve!

Você pode ter achado as peças bem simples, mas o ideal é trazer o seu estilo através de acessórios, como brincos, colares, óculos e lenços, que não ocupam muito espaço.

 

Outros itens essenciais

Além das roupas, sapatos e acessórios, há outros objetos necessários no dia a dia e que, somados, dão peso e volume a mala de viagem. Entre eles, estão os eletrônicos. A dica é separar os cabos, carregadores e outros acessórios eletrônicos dos demais itens da mala, deixando-os em um saco específico.

Os itens de higiene também são importantes. O ideal é levar versões pequenas de shampoo, condicionador, hidrante corporal e semelhantes, para não ocupar muito espaço. A quantidade de maquiagem também deve ser mínima: trio de sombras marrons, 2 batons, lápis preto, máscara de cílios, BB cream e blush. Com esses produtos dá para se maquiar sem pesar na mala.

 

Descobrir como arrumar a mala para viagens longas é um processo de fazer, desfazer e refazer, até encontrar o equilíbrio entre a sua vaidade, sua necessidade e a realidade da sua viagem. No final das contas vale a pena, porque você economiza com bagagem despachada, carrega menos peso e consegue se deslocar melhor.

 

E você, como faz para viajar leve? Conte-nos!

Boa viagem, Viajante!

 

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

0 comentário

Teacher Polly 19 de agosto de 2016 - 10:38 pm

Jade, conheci o site hoje e já estou baixando uns “podcasts”, tem algum post sobre roupas para mochilão no inverno? Passarei 30 dias na europa: França, Itália e Inglaterra, em Janeiro e estou preocupada com a arrumação da mochila, levarei uma mochila de 85 litros.

Responder

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.