11 Comidas Típicas da Espanha: O Melhor da Culinária Espanhola

por Jade

A Espanha é um país rico culturalmente, com influência de diversos povos. Sua culinária reflete a cultura local, por isso há pratos regionais entre as comidas típicas da Espanha.

Além disso, com uma longa costa, os frutos do mar estão presentes em parte considerável da culinária espanhola, o que deixa tudo ainda mais gostoso.

No post de hoje, vamos te fazer acrescentar a boa mesa como uma das razões para você fazer uma viagem à Espanha. Confira a seguir 11 tradicionais comidas típicas da Espanha!

11 Comidas típicas da Espanha

  1. Jamón
  2. Paella
  3. Tapas e Batatas Bravas
  4. Tortilla Española
  5. Gazpacho
  6. Pulpo a la Gallega
  7. Fabada Asturiana
  8. Chocolate quente com churros
  9. Marzipã
  10. Crema catalana
  11. Leche frita

Jamón

Comidas Típicas da Espanha
Banca de jamón no Mercado La Boqueria, em Barcelona. Fonte: Wikimedia

Uma das comidas típicas da Espanha que você encontrará em todo o país é o jamón, um tipo de presunto curado com sabor marcante.

Os jamóns mais conhecidos são o serrano, feito nas áreas altas do país, e o ibérico, também chamado de pata negra, que recebe esse nome por ser produzido a partir de um suíno de cor escura.

Como dá para ver na imagem acima, o jamón não é barato, até porque tem qualidade. O jeito é provar o jamón no bocadillo, um sanduíche.

Vale ressaltar a qualidade do jamón. Ele é feito com carne de porco de verdade, diferente dos embutidos feitos de restos dos animais e diversos aditivos químicos.

Paella

Comidas Típicas da Espanha
Fonte: Pixabay

Se o jamón é famoso, a paella é ainda mais, porque ela se espalhou pelos quatro cantos do mundo.

A paella é originária de Valência, onde se utiliza frango ou coelho como proteína principal, além do arroz bomba proveniente da própria região.

Mas saiba que há diversas paellas regionais, com diferentes ingredientes.

Porém, a maioria das paellas vendidas na Espanha inclui frutos do mar, arroz, vegetais, pimentas e açafrão, que dá cor ao prato.

Depois de viajar à Espanha, é bom relembrar os sabores da culinária espanhola preparando uma paella para o almoço de domingo.

Recentemente, assisti a um excelente documentário sobre a paella valenciana no canal do youtube da DW (Deutsche Welle). Grande parte do áudio é em espanhol, mas há legendas em inglês.

Tapas e Batatas Bravas

Batatas bravas
Batatas bravas. Fonte: Pinterest

Quando se fala em comidas típicas da Espanha, muitas pessoas lembram das tapas.

As tapas são porções bem pequenas de pratos típicos espanhóis, como croquetes, batatas bravas e outros, normalmente, servidos em um bar.

As tapas não são entradas, mas sim um “modo” de fazer uma refeição, no caso com diversos tipos de comida para provar e bebida, é claro!

No Oriente Médio, esse tipo de refeição com pequenas porções é comum.

As batatas bravas podem ser encontradas como tapas ou como raciones (porções maiores). Elas são crocantes e costumam ser servidas com salsa brava, um molho com tomates e páprica.

Se você quer fazer um prato típico espanhol simples, vale tentar preparar as batatas bravas.

O segredo é cozinhar as batatas, cortá-las, deixar esfriar e só depois fritar. Já fiz batatas bravas algumas vezes e a crocância é um absurdo de bom!

Tortilla Española

Comidas típicas da Espanha: as mais tradicionais!
Fonte: Wikimedia

As batatas também estão presentes em outro prato típico encontrado desde os melhores restaurantes até os supermercados: a tortilla española.

A tortilla española é semelhante a uma fritada de batata com ovos e é encontrada em toda a Espanha.

O azeite espanhol é usado em boas quantidades na tortilla, sendo uma gordura com ótima qualidade. As cebolas também fazem parte da receita.

A tortilla de papas (espanhola) é uma das comidas da Espanha que mais gosto de fazer em casa. A combinação é simples, mas depois que você provar, vai querer comer muitas vezes!

Gazpacho

Comidas Típicas da Espanha
Fonte: Wikimedia

Caso você prefira algo leve, principalmente nos dias de calor, o gazpacho é uma excelente pedida.

O gazpacho é uma sopa de tomate originária da Andaluzia, temperada com pimentas e azeite. Como a região é quente, o gazpacho é servido frio, até mesmo com pedras de gelo para ajudar a passar o calor.

O gazpacho é uma ótima sopa para o calor que faz no verão do Brasil. Porém, é preciso ter tomates de qualidade.

Pulpo a la Gallega

Comidas típicas da Espanha: as mais tradicionais!
Pulpo a la gallega. Fonte: Wikimedia

A comida regional é essencial na culinária espanhola.

Um prato típico para provar na Galícia espanhola é o pulpo a la gallega. Fazer polvo nem sempre é fácil, mas na Galícia se domina a técnica.

O pulpo a la gallega é um prato de polvo temperado com páprica e azeite e servido com batatas, que muitas vezes são cozidas na água do cozimento do polvo, recebendo sabor extra.

Fabada Asturiana

Comidas Típicas da Espanha
Fonte: Wikimedia

A fabada asturiana tem como origem a região das Astúrias. Até hoje se diz que para fazer uma boa fabada é preciso ter toucinho e outros embutidos de porco feitos nas Astúrias.

A fabada asturiana é um cozido de feijão branco, com vários tipos de carnes de porco e embutidos, além do tradicional açafrão.

Sobremesas e doces da Culinária Espanhola

Deliciosos churros com chocolate.
Deliciosos churros com chocolate.

Depois de tantos pratos salgados deliciosos, as sobremesas espanholas também agradam a diversos públicos.

O chocolate quente com churros é muito consumido no país. É interessante provar tanto o chocolate quanto os churros, porque nenhum deles é doce demais e dá para comer sem enjoar.

Outro doce que você deve provar, mas é mais enjoativo do que o chocolate quente, é o marzipã.

O marzipã é uma massa de amêndoas, algumas vezes com recheio de frutas. Esse doce é uma herança moura na Espanha, principalmente na cidade de Toledo.

Os doces feitos de leite também são muito consumidos no país. A crema catalana é semelhante ao crème brûlée, então, é fácil gostar e pedir mais.

Já a leche frita é diferente, porque realmente é leite frito. No caso é uma massinha de leite, tipo pudim, só que frita.

Gostou das comidas típicas da Espanha? Você incluiria mais alguma na lista? Leia também nossos artigos sobre turismo em Madrid e dicas para fazer uma viagem a Barcelona!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.