Roteiro Riviera Francesa: Viagem à Cotê d’Azur, França

por Jade

A Riviera Francesa é conhecida como Cotê d’Azur, a costa azul. Realmente, o mar tem lindos tons de azul na Riviera Francesa, sendo um dos atrativos da região. A Riviera Francesa também é conhecida por ser frequentada por ricos e famosos.

Desde o século XIX, os endinheirados procuram a região para passar as férias. Antigamente, os ingleses eram os turistas que mais procuravam a Riviera Francesa. Hoje é o mundo todo.

Mas há opções de hospedagens e passeios para os viajantes econômicos, basta se planejar muito bem. Uma boa ideia é se hospedar em Nice e a partir dela fazer passeios de um dia.

Os 300 dias de sol ao ano fazem da Riviera Francesa um destino de viagem durante todo o ano, seja para curtir as belas praias, conhecer as cidades históricas ou até mesmo esquiar nos Alpes Marítimos, distantes poucos quilômetros da costa.

Neste artigo você vai saber quais são as principais cidades da Cotê d’Azur, ideais para montar um roteiro Riviera Francesa perfeito!

Leia também nosso artigo sobre como economizar no aluguel de carro na França!

Roteiro na Riviera Francesa:

  • Cassis;
  • Toulon;
  • Saint Tropez;
  • Cannes;
  • Antibes;
  • Nice;
  • Mônaco;
  • Èze e Grasse;
  • Menton;
  • Estações de Ski.

Cassis

Roteiro Riviera Francesa: a Cotê d’Azur da França!
Praia nos calanques. Fonte: TripAdvisor

A primeira cidade do roteiro Riviera Francesa é uma das cidades mais interessantes da região, principalmente para os viajantes econômicos.

Cassis é o local ideal para se impressionar com os calanques, uma formação geológica onde o mar adentra ao território formando vales pedregosos.

Além disso, Cassis possui lindos edifícios antigos e belas praias. Seus preços são mais convidativos do que os das cidades badaladas da Riviera Francesa e, por isso, é um excelente destino de viagem.

Toulon

Roteiro Riviera Francesa: a Cotê d’Azur da França!
Fonte: TripAdvisor

Toulon é uma das cidades com um dos mais belos centros históricos por onde os passeios costumam começar.

Durante as manhãs, o mercado de rua na Cours Lafayette traz mais cor ao centro. Outros monumentos históricos importantes são a Igreja de Saint Louis e a Fonte dos Três Golfinhos.

Contudo, o grande destaque fica por conta do Museu Nacional da Navegação, aberto em 1981.

Esse museu está localizado em Toulon, porque essa cidade possui um grande porto militar, chamado de Arsenal. Há diversos modelos de navios no Museu Nacional da Navegação.

Saint Tropez

Roteiro Riviera Francesa: a Cotê d’Azur da França!
Fonte: TripAdvisor

Brigitte Bardot foi uma das responsáveis por colocar Saint Tropez na rota dos turistas endinheirados.

No verão, esse tipo de turista é o que mais se vê na cidade. Se você quer conhecer a cidade, evite essa época, mas saiba que Saint Tropez possui poucas atrações.

Cannes

Roteiro Riviera Francesa: a Cotê d’Azur da França!
Fonte: TripAdvisor

O Festival Internacional de Filmes é a atração mais conhecida de Cannes, mas ocorre apenas no mês de maio.

Para os viajantes econômicos, pagar para usar uma das praias privativas não é uma boa ideia. Assim, o que fazer em Cannes inclui conhecer a cidade antiga, o porto e o Palácio dos Festivais.

Antibes

Roteiro Riviera Francesa: a Cotê d’Azur da França!
Fonte: TripAdvisor

Antibes já foi chamada de lar por Pablo Picasso, um dos seus moradores mais ilustres entres tantos famosos e milionários.

Aliás, visitar o Museu Picasso é uma das atrações da cidade, porque há mais de 300 obras do pintor, muitas inspiradas em Antibes.

Antibes é uma cidade interessante tanto para os turistas estrangeiros quanto para os franceses.

Entre Cannes, Saint Tropez e Antibes, essa última é a melhor opção para viajantes econômicos, porque há atrações culturais e naturais que cabem no bolso.

Nice

Centro Histórico de Nice. Fonte: Wikimedia

A maior cidade da região, Nice não poderia ficar de fora do roteiro Riviera Francesa. Seu belo mar, centro histórico tirado dos filmes e a colina do Chateau são apenas algumas de suas atrações.

Além disso, por ser uma cidade grande, há muitas opções de hospedagem, baladas e restaurantes, com diversidade de preço.

Nice é uma excelente base para conhecer várias cidades, como Cannes, Antibes e, principalmente, Mônaco.

Saiba o que fazer em Nice e também boas opções sobre onde ficar em Nice!

Mônaco

Roteiro Riviera Francesa: a Cotê d’Azur da França!

Mundialmente conhecido pelo luxo, cassinos e milionários, Mônaco é muito mais do que isso.

Esse principado independente na Riviera Francesa possui belas paisagens naturais, vários jardins, muita história e museus interessantíssimos.

Veja nossas dicas sobre os pontos turísticos de Mônaco e saiba também onde se hospedar em Mônaco, inclusive em hospedagens econômicas.

Èze e Grasse

Roteiro Riviera Francesa: a Cotê d’Azur da França!
Fonte: TripAdvisor

Èze e Grasse são duas cidades conhecidas pela histórica fabricação de perfumes franceses. Conhecer um pouco mais sobre esse item famoso no mundo todo pode ser feito em Grasse, principalmente.

Em Èze, o grande prazer é andar pelos becos da pequena cidade, com aproximadamente três mil habitantes e muitas belezas.

No alto de uma montanha foi fundada a medieval e murada Èze, com o Mar Mediterrâneo no horizonte, como você pode ver na imagem acima.

Menton

Roteiro Riviera Francesa: a Cotê d’Azur da França!
Fonte: TripAdvisor

Menton fica na fronteira francesa com a Itália e, por isso, parece mais italiana do que francesa.

Seu clima mais ameno do que o da Riviera Francesa propicia que as plantas cresçam, formando belos jardins. Assim, um dos pontos altos de Menton é o Jardim Botânico.

O clima de Menton é tão bom, que há várias plantações de limão siciliano. Em Fevereiro, acontece o Festival do Limão, no qual são feitas esculturas com limão, como você pode ver na imagem acima.

Estações de Ski

Roteiro Riviera Francesa: a Cotê d’Azur da França!
Fonte: Wikimedia

No roteiro Riviera Francesa, podem ser incluídas as estações de ski, afinal, o inverno pode ser uma ótima opção para conhecer a região.

As estações de ski ficam a poucas horas de Nice e oferecem uma ótima experiência para quem gosta de aventura. No mapa, você confere a localização e os nomes das estações de ski.

Além disso, visitar a Riviera Francesa no inverno propicia conhecer melhor as cidades históricas, já que o fluxo de turistas diminui bastante nessa época do ano.

As cidades da França são charmosas o ano todo e essa pode ser uma ótima época para visitar o país, ou pelo menos, o sul do país.

Mapa roteiro Riviera Francesa

Para acessar a legenda do mapa, basta clicar no “botão com seta” na parte superior do mapa

Saiba também onde se hospedar em Nice nos bairros e hospedagens que mais valem a pena, inclusive de maneira econômica!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.