Lugares Frios no Brasil para Visitar Sempre: Verão e Inverno

por Jade

O Brasil é um país com a maioria do território nas zonas tropicais, tanto é que o país é conhecido por suas lindas praias. Mas há regiões no Brasil que costumam ser bem frias, a maioria delas fica em áreas de serra, onde a altitude faz a temperatura ficar mais amena e muito agradável. Então, há sim bons lugares frios no Brasil para visitar sempre.

Os destinos de viagem mais friozinhos são ideais tanto para curtir temperaturas bem baixas no inverno quanto para fugir do calor e da lotação das praias brasileiras durante o verão.

Neste artigo vamos apresentar 8 lugares frios no Brasil para visitar e alguns deles vão te surpreender!

Top 8 lugares frios no Brasil

Serra Catarinense

Serra do Rio do Rastro. Fonte: TripAdvisor

A Serra Catarinense é o destino mais procurado quando o frio aparece em Santa Catarina. Para falar a verdade, a Serra Catarinense é um destino sempre em alta, independente da época do ano.

A pequena Urupema, com menos de 3 mil habitantes, ostenta um título de cidade mais fria do Brasil, com temperaturas que já chegaram próximas aos -10°C, atraindo muitos turistas.

A maioria deles toma coragem e vai passar frio no Morro das Torres, conhecido como Morro das Antenas, com chances de ver neve.

Na Serra Catarinense, você deve visitar as cidades de Urubici, São Joaquim e Lages. Em Lages, acontece a famosa Festa do Pinhão. Contudo, é Urubici que oferece vistas incríveis e uma geografia de tirar o fôlego.

A Pedra Furada, o Morro da Igreja, Cachoeira do Avencal e muitas outras belezas da natureza são incríveis. Em São Joaquim, atrações turísticas também não faltam, como vinícolas, mirantes e muito artesanato. É só escolher o que você mais gosta!

Leia também onde se hospedar em Urubici e outras cidades da Serra Catarinense em chalés alpinos que valem a pena!

Campos do Jordão, São Paulo

Campos do Jordão, São Paulo
Fonte: Flickr

Campos do Jordão é o tipo de cidade que oferece diversos tipos de atividades turísticas, desde as mais tranquilas até as radicais.

Seu clima ameno, combinado com a arquitetura europeia, transformou a cidade em um polo turístico no estado de São Paulo.

Os viajantes encontram em Campos do Jordão uma boa infraestrutura turística, com restaurantes renomados e baladas conhecidas.

Há também o Festival Internacional de Inverno, o belo Palácio Boa Vista, a natureza do Horto, o teleférico e os esportes radicais, como a tirolesa.

Sem dúvida, Campos do Jordão é um dos melhores lugares frios no Brasil. Você pode conferir mais dicas de um Roteiro Campos do Jordão 2 dias no site Turistando com a Lu.

Saiba que é essencial saber onde ficar em Campos do Jordão em hotéis e pousadas com boa relação custo-benefício, porque há hospedagens absurdamente caras.

Domingos Martins, Espírito Santo

Lugares frios no Brasil para visitar no inverno!
Fonte: Tripadvisor

Domingos Martins é um pequeno município capixaba cheio de encantos, principalmente nos meses do inverno.

Por se localizar na Serra do Espírito Santo, Domingos Martins possui temperaturas baixas. A colonização europeia também está presente, assim como restaurantes de qualidade.

O grande destaque da cidade é o Parque Estadual da Pedra Azul, uma formação rochosa com mais de dois mil metros de altura, que muda de cor com a variação da incidência da luz do sol. Nesse parque há cachoeiras, trilhas e opções de esportes radicais.

Domingos Martins é uma sugestão super interessante para complementar as férias de quem está viajando pelo litoral capixaba, como os viajantes hospedados nas praias de Guarapari.

Serra Gaúcha

Detalhes do passeio ao Parque Estadual do Caracol em Canela

A Serra Gaúcha é um dos lugares frios no Brasil mais charmosos, com arquitetura europeia, muitas atrações turísticas e gastronômicas, essa última muito importante quando o frio aparece.

As cidades de Gramado, Canela, Bento Gonçalves e Caxias do Sul são as que mais se destacam na Serra Gaúcha. Mas saiba que há outras cidades na Serra Gaúcha para colocar no roteiro.

Gramado é conhecida pelo seu mágico Natal Luz, um sucesso reconhecido por sites internacionais.

Outra atração da cidade é o célebre Festival de Cinema de Gramado, que tem mais de 40 anos de existência ininterrupta.

Sua vizinha, a cidade de Canela, também é conhecida pelo Natal, mas principalmente belas belezas naturais, como a Cachoeira do Caracol, com mais de 130 metros de altura.

A cidade de Bento Gonçalves é o lugar ideal para se deliciar com excelentes comidas italianas e muito vinho, que não pode faltar para quem visita a Serra Gaúcha.

Falando em vinho, a cidade de Caxias do Sul tem na Festa da Uva um dos seus principais pontos turísticos, além do conhecido rodízio de galeto.

Leia também nossos artigos especiais sobre O que fazer em Gramado e Canela e sobre Onde ficar em Gramado mesmo com orçamento econômico!

Petrópolis, Rio de Janeiro

Lugares frios no Brasil para visitar no inverno!
Fonte: Tripadvisor

As cidades litorâneas do Rio de Janeiro são lindas, mas excessivamente quentes.

Uma das alternativas aos fluminenses que não gostam muito do calor é ir a Petrópolis, na Serra dos Órgãos.

A família real também procurava ares mais amenos em Petrópolis, por isso as construções do século XIX são tão importantes na cidade.

O Museu Imperial é a construção mais relevante e abriga uma série de objetos da família real. Vale também conhecer o Palácio de Cristal e a Catedral de São Pedro de Alcântara.

Para os mais aventureiros, as trilhas no Parque Nacional da Serra dos Órgãos não podem ficar fora do roteiro de viagem.

Saiba também onde ficar em Petrópolis, tanto no centro quanto nas áreas rurais!

Monte Verde, Minas Gerais

Lugares frios no Brasil para visitar no inverno!
Fonte: Tripadvisor

Os viajantes mais radicais vão curtir mesmo a cidade de Monte Verde, pois o turismo na região é focado no ecoturismo e turismo de aventura.

São muitas atividades oferecidas na cidade, como tirolesa, passeios de jipe e quadriciclo, além de muitas trilhas.

Para os viajantes mais tranquilos, Monte Verde, como boa cidade mineira, possui excelentes opções gastronômicas, algo fundamental em lugares frios no Brasil.

Confira também nossas sugestões de pousadas em Monte Verde que valem a pena, afinal, as hospedagens na cidade não são nada baratas!

Curitiba, Paraná

Curitiba, Paraná

Curitiba é uma cidade cheia de atrações variadas, muitos parques, bares, museus e cartões postais.

O que fazer em Curitiba não vai faltar, mesmo durante o inverno na cidade, o mais frio entre as capitais brasileiras.

Entre os principais pontos turísticos de Curitiba, destacam-se: Parque Barigui, Jardim Botânico, Ópera de Arame, Museu Oscar Niemeyer, Parque Tanguá, entre outros.

A partir de Curitiba você também pode conhecer outros locais, como fazer o passeio de Maria Fumaça até a cidade de Morretes, uma das principais cidades turísticas do Paraná.

Veja quais são os melhores bairros para se hospedar em Curitiba!

Garanhuns, Pernambuco

Garanhuns, Pernambuco
Fonte: Wikimedia

Pode parecer estranho que uma cidade nordestina, do Agreste pernambucano, faça parte da lista de lugares frios no Brasil para visitar no inverno.

Garanhuns é uma opção para fugir do calor, principalmente para quem mora no Nordeste e não quer ir muito longe.

No inverno, as temperaturas em Garanhuns beiram os 18ºC ou até menos, tornando o clima da região muito agradável. Isso ocorre porque Garanhuns se localiza no Planalto da Borborema, com uma altitude média de 800 metros, mas com picos acima de mil metros.

O clima ameno de Garanhuns é celebrado no Festival de Inverno de Garanhuns, que recebe ilustres cantores nordestinos, mas há apresentações de todos os tipos musicais, como rock, MPB, blues, jazz e outros, além de teatro, cinema, circo.

As deliciosas comidas típicas do Nordeste também não faltam.

Gostou da lista de lugares frios no Brasil para visitar no inverno e no verão? Se você tem alguma sugestão de destino, deixe um comentário!

Boa Viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.