Festa Pomerana em Pomerode, Santa Catarina: Festa Alemã em SC

por Jade

A Festa Pomerana ocorre na pequena e encantadora Pomerode, conhecida como a cidade mais alemã do Brasil.

Há mais de 30 anos, os moradores de Pomerode celebram, na segunda quinzena de Janeiro (durante 10 dias), a cultura pomerana dos imigrantes que encontraram no Brasil seu lar.

Muitos turistas visitam Santa Catarina no verão, para curtir as praias, porém não sabem que pertinho do litoral está acontecendo uma das melhores e mais autênticas festas alemãs no Brasil.

Leia também nosso artigo especial sobre onde ficar em Pomerode em hospedagens que valem a pena!

A festa mais alemã do Brasil: Festa Pomerana em Santa Catarina

Festa Pomerana, a Alemanha brasileira!
Fonte: Governo de SC.

Com foco na tradição, comida e muito chope, Pomerode é a cidade ideal para quem visita Santa Catarina no verão e quer aproveitar um turismo diferente do existente no litoral.

Por experiência própria, posso dizer que as festas alemãs em Santa Catarina são ideais para dançar a noite toda, comer e beber muito bem.

Em relação à Festa Pomerana, ela é a mais tradicional, pois Pomerode conserva muito bem a cultura dos antepassados. As bandinhas típicas animam de verdade a festa, você vai se surpreender.

Além disso, o ambiente familiar faz com que essa festa seja adequada para todos, desde crianças, passando pelos jovens, até os idosos.

Além de dançar ao som das bandas típicas, você pode ver de perto um dos animados desfiles da Festa Pomerana, que têm a presença dos clubes da cidade, muitos voltados à caça e tiro.

A Rainha e as Princesas da festa também animam o desfile, junto com outros grupos da cidade. Os desfiles se iniciam na Praça Jorge Lacerda.

Festa Pomerana, a Alemanha brasileira!
Desfile da Festa Pomerana. Fonte: Governo de SC.

Na Festa Pomerana ainda acontece o Encontro Nacional de Grupos Folclóricos, que traz para a cidade grupos folclóricos de todo o Brasil, mesclando a hospitalidade dos catarinenses com a cultura rica e inigualável do nosso país.

Se você é competitivo, pode participar das competições típicas, que incluem desde pescaria até cortar lenha.

Eu não poderia deixar de falar da comida típica. A Alemanha não é o país mais sofisticado quando o assunto é comida, mas não podemos negar que a comida alemã dá energia para festar.

As comidas típicas alemãs que mais me chamam a atenção são: linguiça blumenau (da região), pato (carne escura deliciosa), goulash (carne picante) e a cuca, o melhor bolo catarinense e de todo o Sul do Brasil.

Informações práticas: End. Parque Municipal de Eventos, Av. 21 de Janeiro, 2150, Centro, Pomerode/SC. Para informações sobre preços e datas, acesse o site oficial.

Como chegar a Pomerode?

Se você está fora do estado de Santa Catarina, provavelmente, você chegará pelos aeroportos de Florianópolis ou Navegantes.

De Florianópolis até Pomerode são aproximadamente 180 quilômetros, utilizando a BR 470, que pede atenção na direção.

De Navegante até Pomerode são apenas 70 quilômetros, o que mostra que a Festa Pomerana é uma ótima opção turística para quem está no litoral.

Gostou das dicas sobre a festa mais alemã do Brasil? Então, veja também o que fazer em Blumenau!

Boa Viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.