O que Fazer em Split, Croácia? 19 Pontos Turísticos de Split

por Jade

Split é uma das maiores cidades da Croácia, sendo a porta de entrada para conhecer várias ilhas, além de muita história. Saiba que há muito o que fazer em Split.

O turismo em Split pode ser dividido em conhecer o Centro Histórico, que foi muito importante na época do Império Romano; fazer passeios às ilhas e vilas próximas e aproveitar as praias da cidade.

A seguir apresentamos nossas melhores dicas sobre os principais pontos turísticos de Split, com uma seção extra sobre o passeio a Trogir. O artigo está dividido da seguinte maneira:

Depois leia também nosso artigo especial com dicas sobre Onde ficar em Split!

O que fazer em Split, Croácia?

Atrações do Centro Histórico de Split

O que Fazer em Split, Croácia? 19 Pontos Turísticos de Split
Centro Histórico de Split visto da torre da igreja

Como toda cidade croata que se preze, Split possui um belo Centro Histórico com casas de pedra, ruas estreitas e monumentos antigos.

O Centro fica de frente para o mar, tendo a orla (chamada de riva) como um dos destaques. Na orla, não faltam gelaterias, restaurantes e barcos. À noite, essa região fica ainda mais bonita e movimentada.

O ponto turístico de Split mais famoso é o Palácio de Diocleciano, uma construção milenar da época do Império Romano.

O Palácio de Diocleciano foi um palácio construído a mando do Imperador Diocleciano, para que lá ele pudesse descansar. Foi exatamente isso que aconteceu, o Imperador passou a velhice e foi enterrado no Palácio.

O que Fazer em Split, Croácia? 19 Pontos Turísticos de Split
Palácio de Diocleciano e sua praça

Com o passar dos séculos, o Palácio foi usado de diversas formas, por isso já não é mais uma construção fechada. Hoje, ele lembra uma cidade murada cheia de construções no interior.

Uma dessas construções é o antigo Mausoléu de Diocleciano, que foi transformado em uma igreja, a atual Catedral de São Domnius.

A catedral tem uma torre bem bonita. Nós subimos a torre, mas não achamos nada seguro. As escadas são de metal, sustentadas apenas nas laterais. Não há sustentação no chão!

Os turistas estavam bem assustados com a condição da torre e nós descemos bem rápido, porque dava medo. Em compensação, as vistas de lá são bem bonitas.

O que Fazer em Split, Croácia? 19 Pontos Turísticos de Split
Torre da Catedral e detalhes do Centro Histórico

Um dos lugares mais fotogênicos do Palácio é a Praça Peristil, cercada por ruínas antigas. A Praça Peristil fica cheia no verão. A dica é comprar um gelato e contemplar a beleza do local, além de tirar várias fotos. 

Outros destaques do Palácio são os templos antigos, como o Templo de Júpiter, construído no início do primeiro milênio.

Ao redor do Palácio de Diocleciano também há lojas, restaurantes, bares e cafés. Não há região mais turística na cidade do que essa. No subsolo, o turista ainda encontra uma área com artesanato e lembrancinhas.

Além do Palácio de Diocleciano, no Centro Histórico se destaca a estátua de Grgur Ninski.

Essa estátua gigantesca foi feita por Ivan Mestrovic, um grande escultor croata, e ela representa o Bispo Grgur, que defendeu o uso das línguas locais nas missas no século X.

O que Fazer em Split, Croácia? 19 Pontos Turísticos de Split
Região da orla (riva)

Nas proximidades da estátua de Grgur Ninski fica o maior parque do centro, local que costuma receber eventos no verão.

Já a Praça Narodni é chamada de Praça do Povo e ali ficam cafés e restaurantes. No verão, a prefeitura recebe exposições variadas.

Há também um mercado de frutas ao ar livre próximo ao Centro Histórico que nós gostávamos de ir para comprar frutas. A rodoviária fica nessa região.

Na parte oeste e norte ficam os bairros medievais, com suas antigas casas de pedra. Vale muito se perder pelo centro de Split, que é pequeno e seguro.

Saiba que há um ônibus turístico em Split que contorna o Centro e apresenta muita história da cidade.

Melhores Museus e Galerias

O que Fazer em Split, Croácia? 19 Pontos Turísticos de Split
Galeria Mestrovic. Fonte: TripAdvisor

Para quem pegar um dia de chuva em Split, algo difícil de acontecer no verão, ou quer fazer um passeio mais cultural, a cidade tem alguns museus e galerias que valem a pena serem conhecidos.

O museu mais antigo da cidade e de todo o país, com quase 200 anos de existência, é o Museu Arqueológico. Nele estão artefatos das antigas cidades romanas de Salona e Narona.

O Museu Arqueológico fecha segunda-feira e custa 40 kunas por adulto. Vale dizer que o museu está distante menos de 1 km do centro.

Uma galeria imperdível é a Galeria Mestrovic, dedicada a Ivan Mestrovic, o escultor mais importante de arte religiosa desde o Renascimento.

Na Galeria, há diversas obras do artista, principalmente bustos e esculturas com tema religioso. A Galeria Mestrovic fecha segunda-feira e custa 40 kunas para adultos.

Para quem quer visitar um museu no Centro Histórico, há o Museu de Belas Artes, próximo à estátua de Grgur Ninski. O museu fecha segunda-feira e custa 40 kunas para adultos.

Parque Florestal Marjan em Split

Parque Marjan
Uma igrejinha antiga no Parque Marjan em Split

Se você não abre mão de uma trilha em suas viagens, Split oferece uma boa opção de trilha, que não é muito pesada e possui uma bela vista do mar incrível da Croácia.

O Parque Florestal Marjan ocupa uma grande área da parte oeste de Split e oferece à cidade uma boa área verde.

No verão, quando o calor é intenso, recomendamos conhecer o Parque Florestal Marjan no começo da manhã ou no final da tarde.

Há uma pequena igreja do século XV no parque, além de construções em um grande paredão de rocha, que são imperdíveis.

Gostamos de caminhar no Parque Florestal Marjan, mesmo com o sol de rachar, e consideramos o ponto alto a bela vista, uma construção na rocha e as praias que ficam no parque.

Assim, depois de muita caminhada, nós fomos agraciados com um relaxante banho de mar na praia mostrada a seguir.

Melhores Praias em Split

O que Fazer em Split, Croácia? 19 Pontos Turísticos de Split
A Praia Kasjuni é a melhor praia em Split

Split é uma cidade grande para os padrões croatas, mas não deixa de oferecer uma boa quantidade e qualidade de praias. Não fomos a todas as praias, mas selecionamos as melhores para você.

A maior praia, que também é a melhor, é a Praia Kasjuni. Ela se localiza no Parque Florestal Marjan, o que garante uma água limpa e transparente.

Pode-se chegar a Kasjuni por meio de transporte público, de carro ou a pé. Para quem fez a trilha do Parque Florestal Marjan, é uma ótima opção parar em Kasjuni para se refrescar. Foi o que nós fizemos e recomendamos.

O que Fazer em Split, Croácia? 19 Pontos Turísticos de Split
Nós não gostamos muito da Praia Bacvice, mas os locais adoram por ser praia de areia

Se você tem apenas um dia em Split, há a opção de conhecer a praia de areia Bacvice, próximo ao Centro Histórico.

Sua localização faz com que seja muito procurada, principalmente nos dias muito quentes. Os europeus adoram essa praia por ser de areia e não de seixo (pedrinhas).

Contudo, caminhando pelo litoral na direção leste, a partir de Bacvice, encontram-se outras praias interessantes, todas de pedrinhas, como é o caso da maioria das praias da Croácia.

O que Fazer em Split, Croácia? 19 Pontos Turísticos de Split
A Praia Bene é bem gostosa para se banhar e bastante familiar

No nosso último dia em Split, resolvemos conhecer uma praia mais distante chamada de Praia Bene. Ela se localiza na ponta oeste da península onde se localiza o Parque Florestal Marjan.

Não nos arrependemos, a Praia Bene possui uma cor incrível, bem clarinha, parte é de areia e parte é de seixo, sendo uma praia muito boa para crianças.

Mapa com os principais pontos turísticos de Split

Confira no mapa a localização de todos os pontos turísticos de Split mencionados neste artigo e também dos passeios. Clique no “botão com seta” para acessar a legenda.

Passeios a partir de Split

Blue Cave. Fonte: Wikimedia
Blue Cave. Fonte: Wikimedia

O que fazer em Split passa por participar de um passeio de barco. Há muitas ilhas próximas à cidade e a oferta de tours é ótima.

O tour de barco em Split mais completo inclui visitar várias cavernas, principalmente a Blue Cave, na Ilha de Bisevo, e a Green Cave em Ravnik.

Outro destaque a praia chamada de Blue Lagoon em Budikovac, uma excelente praia com água muito azul.

Normalmente, os tours também param na Ilha de Vis, para visitar e almoçar em uma pequena cidade pesqueira cheia de charme, chamada de Komiza.

Há tours que inclusive vão a Hvar, uma ilha muito grande onde fica a badalada cidade de Hvar, várias praias e muitas atrações.

Acreditamos que Hvar merece mais tempo, como mostramos no post sobre o que fazer em Hvar.

Além dos tours de barco, o viajante pode fazer por conta própria muitos passeios de um dia saindo de Split, como para visitar o Parque Nacional Krk, apenas 1h de carro da cidade.

O Parque Nacional Krk é conhecido pelas belas cachoeiras, com águas claras e mata preservada. Há vários roteiros pelo parque, que incluem passeios de barco, trilhas e muita beleza natural.

É possível fazer o passeio de ônibus, principalmente, no verão. Saiba mais detalhes, no site oficial do Parque Nacional Krk.

Kastela é um conjunto de pequenas vilas históricas, situadas a pouco mais de 15 km de Split. Elas foram construídas entre os séculos XV e XVI para proteger a região dos ataques turcos, que nunca chegaram a ocorrer.

Kastela pode ser um bom complemento ao passeio de um dia para Trogir, um dos pontos altos do turismo na região e que falamos mais na próxima seção.

Uma pequena cidade pouco conhecida dos estrangeiros é Omis, apenas a 26 km de Split. A cidade tem muita história como local que abrigou piratas nos séculos XIII e XIV.

Hoje muitos residentes de Split vão a Omis para fazer passeios e esportes no Rio Cetina, além de fazer trilhas e escaladas nas altas montanhas da região. As praias também são muito procuradas.

Veja nossas sugestões de excursões a partir de Split:

O que fazer em Trogir, Croácia?

O que fazer em Trogir, Croácia?
Centro Histórico de Trogir. Fonte: Pixabay

Trogir é uma cidade histórica localizada nas proximidades do Aeroporto de Split.

Trogir é um ótimo passeio de um dia a partir de Split, por ser menos turística e bastante charmosa. É fácil chegar até lá, são só 45 minutos de ônibus e sempre há ônibus saindo da rodoviária.

Trogir é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO por ser um museu a céu aberto, com construções históricas de diversas épocas, com destaque para os monumentos da época veneziana.

Há algumas construções antigas que você deve visitar, como o ponto turístico de Trogir mais famoso, o Castelo Kamerlango.

Apesar de pequeno, o Castelo Kamerlango oferece vistas incríveis da marina da cidade. A arquitetura do castelo impressiona por ser bem fortificado. Sua beleza faz com que seja usado para eventos no verão.

Não deixe de visitar a Catedral de São Lourenço, a igreja mais importante da cidade e uma amostra da arquitetura românica.

Trogir tem um dos centros históricos gótico-românicos mais preservados da Europa Central.

Além da riqueza histórica, a natureza também foi generosa com a cidade, já que sua localização fica uma parte no continente, uma parte em uma ilhotinha e tem outra parte na Ilha de Ciovo.

Há boas praias em Trogir, como a Praia Pantan, mais central, e a Praia Okrug, afastada 5 km do centro, mas com boa oferta de esportes e restaurantes.

Quantos dias ficar em Split e quando viajar a Split?

O que Fazer em Split, Croácia? 19 Pontos Turísticos de Split
Praça do Povo no Centro de Split

Decidir a época sobre quando ir a Split defini quantos dias ficar em Split. Muitas atrações turísticas que listamos acima não combinam com o inverno, época nada recomendada para visitar a Croácia.

O melhor mês para visitar Split e toda a Croácia é setembro, quando a temperatura é ótima, os preços já estão baixando e não há mais tantos turistas.

Abril e novembro também são bons meses, mas não são tão quentes quanto setembro.

Em maio, o fluxo de turistas e os preços das acomodações sobem bastante. De junho a agosto, o problema é a quantidade de turistas, mas há quem prefira esses meses por causa das festas e festivais.

Em relação a quantos dias ficar em Split, de acordo com nossa experiência, recomendamos: 1 dia para o Centro Histórico e museus, 1 dia para as praias e o Parque Marjan, 1 dia para o passeio de barco e 1 dia para o day trip (Trogir, Krk ou outro).

Resumindo, recomendamos 4 dias inteiros em Split, ou seja, 5 pernoites.

Gostou das dicas sobre o que fazer em Split? Então, leia também nosso post sobre Onde ficar em Split, com dicas de hotéis que valem a pena.

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

Suely Cachoeira 23 de agosto de 2016 - 2:45 pm

Opa! parte do meu roteiro ta aqui…

Responder
Jade 23 de agosto de 2016 - 3:24 pm

Que bom que o post ajudou :D Temos vários posts sobre a Croácia, inclusive um episódio do Papo Viagem Podcast http://guiadonomadedigital.com/episodio-018-croacia-papo-viagem-podcast/ A Croácia é demais <3 Boa viagem, Suely.

Responder

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.