O que fazer em Malaca, Malásia? Pontos turísticos de Malaca

por Jade

Malaca ou Melaka é uma das cidades da Malásia mais ricas em história e diversidade cultural. Contando com um centro repleto de monumentos, bons museus e templos de diversas religiões, há muito o que fazer em Malaca.

Neste artigo vamos apresentar as melhores atrações da cidade e outras dicas para te ajudar a planejar as férias.

O post está dividido da seguinte maneira:

Leia também nosso artigo completão sobre onde se hospedar em Malaca!

Breve História de Malaca, Malásia

O que fazer em Malaca, Malásia? Pontos turísticos de Malaca
Forte A Famosa visto a partir da Colina de São Paulo

Como há monumentos e atrações antigas em Malaca, é essencial conhecer um pouco da história da região.

Malaca está estrategicamente localizada no Estreito de Malaca, uma das ligações entre o Oceano Índico e o Extremo Oriente. Por isso, ela foi invadida diversas vezes pelos europeus a partir do século XVI.

Antes dos europeus, Malaca já era relevante do ponto de vista comercial. O Príncipe Parameswara de Sumatra transformou a cidade em um dos seus portos no século XV, exatamente pela localização entre a Índia e China e muito próxima das ilhas da Indonésia.

Nessa época, chineses se aliaram ao Príncipe de Sumatra e muitos se casaram como malaios, formando os Baba-Nyonya ou Peranakans, que mesclam a cultura malaia e chinesa e vivem tanto na Malásia quanto em Cingapura.

Em 1509, os portugueses chegaram à cidade e entraram em conflito com os locais. Em 1511, os portugueses expulsaram o Sultão.

Na realidade, os portugueses não obtiveram sucesso em Malaca, que foi substituída por portos na Indonésia.

Dessa época sobraram poucas ruínas portugueses, a religião católica e o kristang, uma língua que mistura português com malaio, mas que é falada por poucos.

A partir de 1641, Malaca caiu sob domínio holandês, que também explorava ilhas da Indonésia. Foram 150 anos de domínio holandês, mas que não trouxeram desenvolvimento à região.

A partir de 1824, Malaca foi cedida ao Império Britânico em troca do porto de Bengkulu na Ilha de Sumatra.

Com o fortalecimento do porto de Cingapura, que também pertencia aos britânicos, a cidade perdeu importância no comércio no Estreito.

Atualmente, Malaca faz parte da novíssima Malásia, um país que conseguiu a independência da Inglaterra em 1957.

A mistura de tantas influências externas moldou a história local e possibilitou que Malaca ainda tenha um centro histórico considerável, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

O que fazer em Malaca? Principais pontos turísticos de Malaca

Monumentos no Centro Histórico

Dutch Square e o Stadthuys
Dutch Square e o Stadthuys

O Centro Histórico de Malaca possui monumentos holandeses e portugueses, esses últimos bastante antigos e desgastados pelo tempo.

O coração do centro é a Dutch Square, uma praça cheia de prédios avermelhados, sendo da época do domínio holandês.

Na Dutch Square fica o Stadthuys, o antigo prédio do governo holandês. Construído em 1645, é a construção holandesa mais antiga do Sudeste Asiático!

O Stadthuys é uma construção avermelhada, mas que originalmente era branca. Nessa região ficam a torre do relógio, a igreja (Christ Church, uma igreja protestante do século XVIII) e a fonte, que formam o principal ponto de encontro da cidade, seja à noite ou durante o dia.

O que fazer em Malaca, Malásia? Pontos turísticos de Malaca
Christ Church e os tuk-tuks coloridos que possuem iluminação especial

Atualmente, o Stadthuys abriga o Museu de História e Etnografia. Vale a pena visitar esse museu para entender melhor a história da cidade e ver objetos da época, além de conhecer o Stadthuys por dentro.

Continuando o passeio pelo Centro Histórico, vale a pena tirar fotos das ruínas restauradas do Bastião de Middleburg, construído pelos holandeses perto do centro para protegê-lo.

Ali perto fica o Museu Marítimo (Muzium Samudera) dentro de uma réplica de um galeão português do século XVI. Há pinturas e uma exibição que conta a história marítima da cidade, com objetos como porcelanas.

Subindo uma pequena colina, chamada de colina de São Paulo, encontram-se as ruínas da Igreja de São Paulo, construída pelos portugueses em 1521.

Bastião de Middleburg e Museu Marítimo
Bastião de Middleburg e Museu Marítimo

De lá se tem uma bela vista da cidade e, por isso, dá para entender o porquê da igreja ter sido transformada em um forte anos depois. Saiba que as ruínas também são fotogênicas.

Note a estátua de Francisco Xavier (1952) sem um braço. Supostamente, uma árvore teria caído sobre ela um dia depois da inauguração, partindo o braço direito.

Vale a pena visitar a Igreja de São Francisco Xavier, um missionário português que chegou em Malaca em 1545. A igreja foi construída em 1849 e é bem bonita e conservada.

O que fazer em Malaca, Malásia? Pontos turísticos de Malaca
Ruínas da Igreja de São Paulo

Descendo a colina de São Paulo, encontra-se o que sobrou do Forte A Famosa com sua bela entrada principal, a Porta de Santiago. Esse monumento foi construído pelos portugueses, mas sofreu reformas na época do domínio holandês.

O Forte A Famosa tem muita importância, mas é um local pequeno e simples.

Ao lago do forte, localiza-se o belo Museu do Palácio do Sultão, uma réplica do palácio do Sultão Mansur Shah.

Forte A Famosa
Forte A Famosa

A arquitetura é o que mais chama a atenção, em estilo malaio, contrastando com as demais construções em estilo europeu. Há mais de 1300 itens históricos no museu.

Outra construção bem bonita nessa região cívica é o Memorial da Proclamação da Independência, com a exibição de materiais sobre a história do processo de independência da Malásia. O prédio é incrível!

Atrações no Centro de Malaca

O que fazer em Malaca, Malásia? Pontos turísticos de Malaca
Melaka Straits Mosque. Fonte: Wikimedia

Na área moderna do Centro, também há atrações para visitar, sendo a principal delas a Melaka Straits Mosque ou Masjid Selat Melaka, uma mesquita moderna e fotogênica, construída em 2006.

A maior beleza da Masjid Selat Melaka é a sua arquitetura externa (domo dourado e trabalhos em vidro) e o fato de ter sido erguida em cima do mar. Na maré alta, parece que ela está flutuando.

Sua localização é em uma ilha artificial perto do Centro. Vale a pena visitá-la no final da tarde, para aproveitar o pôr do sol.

Para quem deseja visitar a mesquita por dentro, há empréstimo de roupas adequadas e lenço.

Menara Taming Sari vista da Colina de São Paulo
Menara Taming Sari vista da Colina de São Paulo

Mais perto do Centro Histórico fica a Menara Taming Sari, uma torre com 80 metros e uma ótima vista da cidade e do Estreito de Malaca. É essencial visitá-la em um dia de tempo bom, por causa da visibilidade. O ingresso adulto custa 30 ringgit.

No centro ainda ficam os principais shoppings da cidade: Dataran Pahlawan Melaka Megamall e Mahkota Parade Parkson. Lá há praças de alimentação.

Pontos turísticos da Chinatown de Malaca

Um dos bairros mais visitados pelos turistas é a Chinatown, localizada ao lado do Centro Histórico, separados pelo Rio Malaca.

A região mais conhecida é Jonker Street, onde estão muitos cafés, restaurantes e lojas.

A Chinatown é muito movimentada de dia, mas é durante a noite que o bairro fica ainda mais interessante. Às sextas e sábados acontece o famoso mercado noturno

Há de tudo um pouco no mercado noturno da Chinatown, como frutas, comidas diferentes e objetos variados, além das tradicionais casas de karaokê. Além disso, nós nos sentimos bastante seguros na região.

Outra atração da Chinatown são as lojas de antiguidades. São muitas lojas repletas de objetos antigos diferentes e interessantes.

Saiba que há museus em Malaca localizados na Chinatown, com destaque para o Museu Baba & Nyonya, que possui um acervo colecionado por muitas gerações de uma família chinesa-malaia.

O que fazer em Malaca, Malásia? Pontos turísticos de Malaca
Museu Baba & Nyonya. Fonte: Wikimedia

A casa do século XIX possui a decoração anterior a Segunda Guerra Mundial, com objetos antigos e originais. O ticket adulto custa 16 ringgit e a visita guiada faz o visitante mergulhar na cultura Peranakan.

Há ainda o Cheng Ho Cultural Museum, dedicado ao almirante chinês Cheng Ho, que teve grande impacto na história antiga da cidade.

Outra atração é o templo chinês mais antigo da Malásia o Templo Cheng Hoon Teng, construído no século XVII e reformado algumas vezes. Esse templo hoje é apenas religioso, mas séculos atrás serviu como local administrativo.

Outro templo religioso da Chinatown é a mesquita Masjid Kampung Kling, uma construção única, originalmente erguida do século XVIII, mas reconstruída no século XIX. É uma mesquita muito diferente, porque dá para ver a influência chinesa.  

Além disso, há um templo Hindu nas proximidades da mesquita e do templo chinês, é o Templo Sri Poyatha Moorthi. A região com os três templos é conhecida como rua da harmonia.

Malaca River Cruise

Rio Malaca
Rio Malaca

Você pode aproveitar os canais de Malaca para fazer um passeio de barco, que inclusive ocorre durante a noite, quando o calor dá uma trégua.

É um passeio bom para ver a arquitetura da cidade, sendo confortável, menos quente e a vantagem de não precisar andar.

Mas também vale a pena caminhar ao longo do rio durante o dia. Saiba que o que fazer em Malaca passa por conhecer as margens do rio que corta a cidade.

Outras atrações em Malaca

O que fazer em Malaca, Malásia? Pontos turísticos de Malaca
Kampung Morten. Fonte: Wikimedia

Uma das atrações mais procuradas pelos malaios é The Huskitory, um local cheio que cães huskies. Os visitantes pagam para fazer carinho nos cachorros e tirar muitas fotos. É uma atração estranha!

Uma atração mais comum é a Villa Sentosa, uma casa-museu tipicamente malaia no bairro tradicional de Kampung Morten, cheio de casas típicas.

A 350 metros da Villa fica a bem conservada Igreja de São Pedro, construída em 1710.

Nessa mesma região, há The Shore Oceanarium, o aquário da cidade, sendo uma opção sobre o que fazer em Malaca com crianças.

Não podemos deixar de mencionar a Vila Portuguesa (Portuguese Settlement), que ainda possui traços da cultura portuguesa, principalmente a religião, mas não é um local voltado ao turismo.

Não há muito o que ver por lá, com exceção das épocas de festas religiosas, como o Natal e a Festa de São Pedro.

Há uma região super afastada do Centro chamada de Ayer Keroh e que possui diversas atrações, como o Zoológico de Malaca e o Jardim Botânico. Mas é difícil o turista ter tempo para visitar locais tão distantes e não tão elogiados assim.

Mapa com os pontos turísticos de Malaca

Confira no mapa a localização das principais atrações de Malaca mencionadas ao longo deste artigo. Basta clicar no “botão com seta”, na barra superior, para acessar a legenda do mapa.

Melhores hotéis em Malaca

O que fazer em Malaca, Malásia? Pontos turísticos de Malaca
Acomodação do Timez Hotel Melaka

Agora que você já sabe o que fazer em Malaca, recomendamos que você leia nossos artigos sobre como chegar e sobre onde ficar em Malaca.

De qualquer maneira, vale a pena apresentar nossa lista dos melhores hotéis em Malaca:

  • Yote 28: cama em dormitório com diária a partir de US$ 9. O Yote 28 é um dos melhores hostels em Malaca e está localizado no Centro.
  • SGI Vacation Club Hotel: quarto duplo com diária a partir de US$ 17. O SGI Vacation Club Hotel é um hotel barato em Malaca localizado a 20 min. a pé do Centro.
  • TheBlanc Boutique Hotel: quarto duplo com diária a partir de US$ 25. TheBlanc Boutique Hotel é um dos melhores hotéis em Malaca na Jonker Street, Chinatown.
  • Timez Hotel Melaka: quarto duplo com diária a partir de US$ 45. O Timez Hotel Melaka é um dos hotéis mais bonitos na Chinatown, tendo quartos modernos.
  • Rosa Malacca: quarto duplo com diária a partir de US$ 50. O Rosa Malacca é um dos melhores hotéis em Malaca, tendo estilo industrial moderno e quartos espaçosos.
  • Liu Men Melaka – by Preference: quarto duplo com diária a partir de US$ 85. O Liu Men Melaka é um dos melhores hotéis em Malaca, estando localizado na Chinatown.

Veja mais opções de hostels, pousadas e hotéis em Malaca que valem a pena!

Esperamos que as sugestões sobre o que fazer em Malaca tenham sido úteis para planejar suas férias! Leia também nosso artigo completão sobre os pontos turísticos de Kuala Lumpur!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.