21 Principais Pontos Turísticos de Istambul: O que Fazer em Istambul

por Jade

Istambul é uma cidade cheia de história e arquitetura diferenciada. Os principais pontos turísticos de Istambul são variados, desde palácios e mesquitas até a milenar Hagia Sophia.

Há muito o que fazer em Istambul e, por isso, a cidade é uma das mais visitadas na Europa (está no top 4)!

Nós já fizemos turismo em Istambul duas vezes, uma no verão e outra no inverno. No verão, os dias longos e com sol são ideais para ficar na rua, apesar do calor forte. No inverno, há menos turistas e a cidade fica mais tranquila e pode até nevar.

A antiga Constantinopla é perfeita para os amantes de história, viajantes interessados em culturas diferentes e para quem gosta de cidades grandes, além da comida turca agradar o paladar dos brasileiros.

Além disso, Istambul é muito mais barata do que outras metrópoles europeias, tanto para se hospedar quanto para comer e no preço das atrações.

Neste artigo, mostramos os 21 principais pontos turísticos de Istambul, com opções para todos os gostos e dicas para você planejar suas férias.

Este artigo está divido da seguinte maneira:

21 Principais pontos turísticos de Istambul: O que fazer em Istambul, Turquia

  1. Hagia Sophia
  2. Mesquita Azul
  3. Cisterna da Basílica
  4. Palácio Topkapi
  5. Grande Bazar em Istambul
  6. Mesquita Nova
  7. Bazar de Especiarias
  8. Mesquita Süleymaniye
  9. Torre Gálata
  10. Palácio Dolmabahçe
  11. Kadiköy
  12. Pôr do sol no Estreito de Bósforo
  13. Igreja do São Salvador em Chora
  14. As Ilhas do Príncipe (Prince’s Islands)
  15. Parques de Istambul
  16. Museu Rahmi M. Koç
  17. Museu da Inocência
  18. Museu da Arte Turca e Islâmica
  19. Muros de Theodosius
  20. Cruzeiro pelo Bósforo
  21. Comidas típicas da Turquia

Visita à Hagia Sophia em Istambul

Hagia Sophia é um dos monumentos que representa a rica história turca, sendo um dos principais pontos turísticos de Istambul.

Quando o Império Romano tomou Constantinopla como sede, no século IV, foi necessário construir a igreja do Império. A Igreja da Sabedoria Sagrada foi erguida dois séculos depois, no século VI.

Essa obra grandiosa, construída no decorrer de cinco anos, passou séculos ilesa até que uma cruzada invadiu a cidade (século XII), saqueando as relíquias religiosas. A cruzada fez um estrago grande no patrimônio de Constantinopla.

Com a conquista otomana por Fatih Sultan Mehmed no século XV, Hagia Sophia foi convertida em mesquita, o que modificou sua arquitetura, incluindo os mosaicos que até hoje podemos observar.

Interior de Hagia Sophia

Somente no início do século passado (1936), Hagia Sophia foi secularizada e transformada em um museu, afinal, seu papel histórico é maior do que sua função religiosa ou pelo menos era.

Hagia Sophia é uma atração turística imperdível, tanto devido à construção, quanto à história que possui. Por isso, visitá-la deve estar no seu roteiro sobre o que fazer em Istambul obrigatoriamente.

Infelizmente, em julho de 2020, o museu foi transformado em mesquita, em um claro ato demagógico do presidente Erdogan aos conservadores.

Assim, vários mosaicos bizantinos estão cobertos por cortinas, há horários de rezas fechados ao público em geral e não é mais preciso pagar para entrar.

A seguir apresentaremos mais dicas sobre como visitar uma mesquita, especialmente vestuário e o horário das rezas.

Mesquita Azul em Istambul

Principais Pontos Turísticos de Istambul: O que fazer em Istambul, Turquia
A Mesquita Azul e a Hagia Sophia estão uma de frente para a outra

A mesquita mais importante de Istambul é lotada de turistas, todos querendo ver os seus mosaicos e azulejos azuis. Seja no interior ou na fachada, a Mesquita Azul impressiona.

A Mesquita Azul (Mesquita Sultan Ahmet) foi construída no início do século XVII, durante o sultanado de Ahmet I.

A grandiosidade da construção é o seu traço marcante, tanto na decoração interna, quanto nas cúpulas e minaretes (torres) exuberantes. A arquitetura da Mesquita Azul representa bem o estilo otomano.

Principais Pontos Turísticos de Istambul: O que fazer em Istambul, Turquia
Interior da Mesquita Azul

Para visitar a Mesquita Azul é preciso um pouco de planejamento, porque a mesquita ainda é usada para orações, que acontecem várias vezes ao dia.

Para saber o horário das orações, acesse o site da Presidência para Assuntos Religiosos da Turquia. No canto superior direito, há “monthly prayer times” com o horário das 5 orações por dia que os muçulmanos fazem.

Saiba que sexta-feira até às 14h, a Mesquita costuma ser usada apenas para orações.

Em relação à vestimenta, é importante usar roupas que cubram as pernas por completo. Para mulheres, os braços e a cabeça também devem estar cobertos.

Na entrada da Mesquita, são oferecidas vestimentas para quem não está adequadamente trajado.

Para conhecer bem a história da região onde estão a Mesquita Azul e a Hagia Sophia, você pode participar do Free Tour por Istambul (apenas gorjeta) ou do Cruzeiro pelo Bósforo.

Cisterna da Basílica

Principais Pontos Turísticos de Istambul: O que fazer em Istambul, Turquia
Detalhes da Cisterna da Basílica

Com idade semelhante à Hagia Sophia, a Cisterna da Basílica não é visível da superfície. Esse é o seu detalhe mais interessante, ela está localizada no subsolo e, realmente, é uma cisterna.

Essa cisterna abasteceu a região a partir do século VI, mas foi esquecida por séculos, sendo renovada somente em 1985. Hoje a Cisterna faz parte da maioria dos roteiros sobre o que visitar em Istambul.

A Cisterna da Basílica possui 336 colunas simétricas, sendo duas delas com cabeças de medusas. No seu interior, há um pouco de água, por causa dos peixes que vivem lá. São peixes enormes que vivem praticamente no escuro!

A iluminação confere muito charme à Cisterna da Basílica, deixando os turistas boquiabertos.

A primeira impressão é forte, mas por possuir colunas iguais e simétricas, há pouco a ser visto. Porém, vale a pena por ser um ponto de interesse em Istambul diferente.

No filme de 1963, Da Rússia, com Amor (007), a Cisterna da Basílica foi um dos locais de gravação, no qual James Bond se envolveu em confusões, obviamente. Nesse filme, a beleza de Istambul fica em evidência.

Informações práticas – End. Yerebatan Cad. Alemdar Mah (próximo a Hagia Sophia). Ticket adulto 300 liras turcas. Aberto todos os dias das 9h às 19h. Para mais informações, confira o site oficial aqui.

Palácio Topkapi, o palácio dos Sultões em Istambul

Palácio Topkapi
Fonte: Wikipedia

O Palácio Topkapi foi a sede do sultanato, desde a conquista de Constantinopla pelos Otomanos até o século XIX, sendo substituído pelo Palácio Dolmabahçe, que não está na área histórica de Sultanahmet.

O Palácio Topkapi é gigantesco, com um belo jardim público. Suas principais áreas são o primeiro pátio, o segundo pátio e o Harem.

O primeiro pátio abriga uma grande estátua do século XVIII e espaços usados no dia a dia, enquanto o segundo pátio está relacionado às funções governamentais.

Já o Harem era dedicado à família e possui vários andares, com aproximadamente 300 quartos! Apenas um andar está aberto à visitação.

Saiba que o Palácio é bem grande, levando pelo menos 2h para conhecê-lo. Atenção extra as vistas belíssimas e aos claustros e jardins! A decoração interna é cheia de detalhes típicos da arquitetura otomana.

Informações práticas – End: Sultanahmet. Ingresso adulto 500 TL. Fecha às terças-feiras. Nos demais dias, os horários de abertura variam ao longo do ano. Para mais informações, acesse o site oficial. Também é possível participar do Tour pelo Palácio Topkapi, no qual você aprenderá ainda mais sobre a construção.

Grande Bazar em Istambul

O Grande Bazar é um dos mais antigos mercados cobertos do mundo. Sua fundação data do século XV, sendo um dos principais pontos turísticos da Turquia.

Além de antigo, o Grande Bazar é realmente gigantesco. Há diversos tipos de lojas, que vendem de tudo um pouco, principalmente joias, bijuterias, cerâmicas, objetos de decoração, tapetes e roupas.

Apesar do brilho das luminárias e da ostentação do ouro nas joalherias, há falsificações no Grande Bazar, principalmente de roupas, além de produtos que são encontrados em qualquer loja de Istambul.

Fique atento também ao preço inflacionado! Os turcos são historicamente grandes negociadores, então, negocie buscando o menor preço possível.

Nas proximidades do Grande Bazar é fácil encontrar casas de câmbio. Como são muitas, o melhor é perguntar sobre a cotação em algumas casas antes de decidir.

Mesquita Nova e Bazar de Especiarias

Principais Pontos Turísticos de Istambul: O que fazer em Istambul, Turquia
Mesquita Nova

Somente em uma cidade tão histórica quanto Istambul, uma mesquita pode ser chamada de Mesquita Nova tendo sido finalizada em 1663.

A Mesquita Nova começou a ser construída em 1597, antes mesmo da Mesquita Azul, mas foi a última a ser finalizada, dentre tantas erguidas no mesmo período.

A Mesquita Nova se localiza próximo ao píer de Sultanahmet e é parada obrigatória para quem quer conhecer uma mesquita, só que com tranquilidade, bem diferente da Mesquita Azul.

Quase não há filas e a decoração interna é riquíssima, com azulejos azuis.

Principais Pontos Turísticos de Istambul: O que fazer em Istambul, Turquia
Mercado ou Bazar de Especiarias

Do outro lado da rua, está localizado o Bazar de Especiarias, também chamado de Bazar Egípcio.

Esse bazar possui 400 anos de história e tem como foco especiarias, doces turcos e frutas secas, sendo muito procurado inclusive pelos turcos.

Para quem é fã da culinária local e adora temperos diferentes, o Bazar de Especiarias é uma perdição, uma das principais atrações turísticas de Istambul.

Mesquita Süleymaniye

Mesquita Süleymaniye no inverno
Mesquita Süleymaniye no inverno

Vale ressaltar a beleza de outra mesquita, a Mesquita Süleymaniye, que fica na parte alta de Sultanahmet, especificamente na terceira colina da cidade.

A Mesquita Süleymaniye foi finalizada em 1557 e é uma das maiores construções religiosas da cidade.

Nós visitamos essa mesquita na segunda vez que estivemos em Istambul e nos arrependemos de não termos vindo antes.

A Mesquita Süleymaniye é tranquila para ser visitada, possui uma arquitetura espetacular e ainda tem vistas para o Chifre Dourado, o Estreito de Bósforo e a Torre Gálata.

Na nossa opinião, a Mesquita Süleymaniye deve estar no seu roteiro sobre o que fazer em Istambul.

Vale destacar outra mesquita relevante do ponto de vista histórico e religioso, a Mesquita de Eyüp Sultan.

Localizada apenas a 20 min. de carro de Sultanahmet, a Mesquita de Eyüp Sultan foi a primeira mesquita construída pelos turcos otomanos na recém conquistada Constantinopla (1453-1458).

Acredita-se que naquela região tenha sido sepultado um importante companheiro do Profeta Maomé.

Além disso, a Mesquita de Eyüp Sultan é belíssima, fotogênica por fora e por dentro e visitada principalmente pelos moradores.

Torre Gálata e o bairro de Beyoglu

Principais Pontos Turísticos de Istambul: O que fazer em Istambul, Turquia

Do outro lado do Chifre Dourado fica o bairro de Beyoglu, um lugar cheio de jovens, restaurantes e agito. Além de curtir à noite na região, vale visitar a Torre Gálata.

A Torre Gálata é uma construção do século XIV de autoria dos genoveses. Um dos fatos mais curiosos sobre ela é que um homem já tentou voar a partir da torre usando asas artificiais.

As vistas da torre são belíssimas, o problema é que sempre há filas, muitas vezes levando mais de 30 minutos.

Uma continuação do passeio é ir à Avenida Istiklal e a praça Taksim. Tenho certeza que você encontrará um bom restaurante para passar algumas horas.

Sem dúvida, essa região não pode ficar de fora dos principais pontos turísticos de Istambul, principalmente para quem gosta de visitar lugares nos quais os moradores convivem, não apenas turistas.

Saiba que também há um Free Tour pelo bairro.

Informações práticas – End. Galata Kulesi. Ticket adulto 100 TL.

Palácio Dolmabahçe

Principais Pontos Turísticos de Istambul: O que fazer em Istambul, Turquia

Com uma história polêmica e uma beleza extravagante, o Palácio Dolmabahçe foi construído no século XIX para competir com os palácios da Europa Ocidental.

A ideia de construir um mega palácio, com inspiração neoclássica, foi a gota d’água para uma crise econômica no Império Otomano.

O Palácio Dolmabahçe também foi utilizado nos primeiros anos da República Turca. Lá morreu o fundador da república, Mustafa Kemal Atatürk.

O Palácio Dolmabahçe é dividido em Selâmlik (área cerimonial), Harem e Veliaht Dairesi, todos ricamente ornamentados, por isso o palácio é um dos principais pontos turísticos de Istambul.

Vale a pena fazer uma caminhada pelo bairro Besiktas, onde está o Palácio Dolmabahçe.

Aos sábados sempre há feiras e locais para comer uma batata recheada turca e comprar lembrancinhas. Foi um dos passeios que mais gostamos!

Informações práticas – Fechado às segundas. O horário de abertura varia. Ticket adulto total 450 TL para todas as áreas. Para mais informações, acesse o site oficial.

Kadiköy

Principais Pontos Turísticos de Istambul: O que fazer em Istambul, Turquia

O bairro de Kadiköy nos surpreendeu, porque quando chegamos à cidade, foi de lá que o nosso barco partiu em direção a Sultanahmet, bairro histórico e que concentra os principais pontos turísticos de Istambul.

Kadiköy é um bairro muito bonito, localizado no lado asiático da cidade.

Há restaurantes baratos e chiques, praias (lotadas de homens e sujas, apenas observe das áreas verdes) e lugares bastante organizados, bem diferentes de Sultanahmet e Beyoglu.

Se você tiver alguns dias em Istambul, conheça um pouco da parte asiática da cidade. Veja duas ótimas opções de tour pelo lado asiático de Istambul:

Pôr do sol no Estreito de Bósforo

Uma das cenas mais lindas e imponentes de Istambul é o pôr do sol no Estreito de Bósforo e no Chifre Dourado.

No intenso verão turco, o pôr do sol colore os céus com tons de laranja inesquecíveis, destacando a grandiosidade das mesquitas e a arquitetura otomana.

Impossível não se render a mistura do céu, do mar e das criações humanas em um mesmo cenário, por isso o pôr do sol no Bósforo é um ponto turístico de Istambul no verão.

Igreja do São Salvador em Chora

Principais Pontos Turísticos de Istambul: O que fazer em Istambul, Turquia
Mosaico na cúpula

A Igreja do São Salvador em Chora é muitas vezes esquecida nos roteiros de férias em Istambul, mas esse local possui grande valor histórico.

A Igreja de São Salvador em Chora é uma igreja bizantina do século V. Seus mosaicos estão mais preservados do que os mosaicos de Hagia Sophia.

Acredito que a Igreja do São Salvador em Chora não seja tão visitada porque fica fora do centro turístico. São cerca de 4 km de distância saindo da região da Mesquita Azul.

Vale ressaltar que as obras de restauração são constantes, muitas vezes alguns mosaicos estão cobertos. No inverno, época com menos visitantes, as restaurações são ainda mais frequentes.

Nós gostamos bastante de visitar a Igreja do São Salvador em Chora e, na nossa opinião, ela é um dos principais pontos turísticos de Istambul que não são tão visitados pelos estrangeiros.

Atualmente, essa construção está passando por reformas e as últimas notícias afirmam que ela foi transformada em mesquita, a Mesquita Kariye.

Assim, não será mais cobrada entrada, porém uma série de regras deverão ser cumpridas, principalmente em relação às roupas que as mulheres devem usar.

Informações práticas – End. Ayvansaray Mh., Kariye Cami Sk. No: 26

As Ilhas do Príncipe (Prince’s Islands)

Quando o calor fica insuportável em Istambul, os locais e os turistas costumam ir para as Ilhas do Príncipe, um conjunto de nove ilhas, sendo seis habitadas, no Mar de Mármara.

Algo interessante das Ilhas do Príncipe é que não há circulação de carros, o que torna um bom passeio para sair da cidade grande. Porém, no alto verão, principalmente no final de semana, as ilhas ficam lotadas.

As melhores ilhas são: Heybeliada, que possui muitos serviços e praia, e Büyükada, a maior ilha de todas, também com muitas opções de serviços, como restaurantes.

Para chegar até as Ilhas do Príncipe é necessário usar o serviço de transporte público marinho, presente tanto no lado asiático quanto na parte europeia.

Dependendo da intensidade do calor, o que fazer em Istambul também pode incluir pegar uma praia.

Parques de Istambul

Principais Pontos Turísticos de Istambul: O que fazer em Istambul, Turquia
Parque Gülhane

Istambul é uma cidade enorme, com mais de 14 milhões de habitantes. Espera-se de uma cidade assim algumas áreas verdes, destinadas tanto para os turistas quanto para os moradores.

Nos dias quentes do verão, descubra a bela vista do Parque Gülhane, próximo ao Palácio Topkapi.

Se você for à Kadiköy, o parque Caddebostan é uma boa parada, mas a disputa por um lugar nos finais de semana é grande.

Há ainda o Parque Emirgan, onde ocorre o Festival de Tulipas, mas fica bem distante do centro, e o Parque Yildiz, em Besiktas, parada obrigatória dos ensaios de casamento.

Uma dica: faça como os turcos, sempre leve alguma comida para os parques, porque curtir a natureza com uma boa comida e companhia é algo que não tem preço. Nós sempre estávamos com tâmaras e damascos na mochila.

Museu Rahmi M. Koç

Fonte: Wikimedia

O Museu Rahmi M. Koç é um museu dedicado à história dos transportes e comunicações, sendo uma instituição privada pertencente a uma rica família turca.

Esse museu é repleto de carros antigos belíssimos, além de barcos, locomotivas e várias exposições sobre transportes antigos. Há miniaturas, além de um submarino que pode ser visitado.

Sua localização é as margens do Chifre Dourado, o que facilita para os turistas. Além disso, o museu está abrigado em prédios históricos.

Recomendamos este museu para quem viaja em família e gosta do tema. Saiba que o museu é grande mesmo!

O Museu Rahmi M. Koç fecha apenas nas segundas-feiras e custa 300 TL para adultos. Para mais informações, acesse o site oficial.

Museu da Inocência em Istambul

Fontes: Wikimedia, Wikimedia e Flickr

O Museu da Inocência foi criado juntamente com o livro de mesmo nome pelo escritor Orhan Pamuk, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2006.

O livro apresenta o romance e a vida do rico e jovem Kemal, que se apaixona por sua prima distante, Fusun. O livro se passa de 1975 aos dias atuais e descreve a vida da alta sociedade turca ocidentalizada.

No museu que você pode visitar em Istambul estão os objetos tantas vezes mencionados no livro. Desde um vestido especial até as bitucas de cigarros fumados durante os anos.

Orhan Pamuk trouxe o livro para a realidade por meio desse museu e seus objetos, a maioria adquirida nos antiquários presentes ainda hoje no bairro.

Poucos são os turistas estrangeiros que visitam o Museu da Inocência após ler o livro (que, aliás, possui um ticket de entrada grátis). Mesmo assim, eles gostam do museu, que tem áudio-guia.

Nós recomendamos que você leia o livro antes, porque Istambul é tão central quanto os objetos na narrativa.

O Museu da Inocência fecha às segundas e custa 130 liras para adultos.

Museu da Arte Turca e Islâmica

Museu da Arte Turca e Islâmica
Fonte: TripAdvisor

O Museu da Arte Turca e Islâmica é um dos melhores locais para conhecer tapetes persas verdadeiros, extremamente antigos e raros.

Esse museu fica dentro de um antigo palácio que pertenceu a um dos grandes amigos do Sultão Süleyman, chamado Ibrahim Paşa.

Ibrahim Paşa foi trazido como escravo da Grécia, ainda criança, mas como tinha a mesma idade do futuro sultão, a amizade foi imediata.

Ele deixou de ser um escravo e se tornou o braço direito do Sultão. Obviamente, toda essa influência resultou em conspirações contra ele.

Se você se interessa por tapetes persas e objetos da época otomana, como porcelanas, não deixe de visitar o Museu da Arte Turca e Islâmica.

Informações práticas – Sultanahmet, Meydani Sok. No: 46 (próximo a praça de Hagia Sophia e a Mesquita Azul). Ticket adulto 100 TL. Aberto todos os dias. Para mais informações, acesse o site dos Museus da Turquia.

Muros de Theodosius

Muros de Theodosius
Fonte: TripAdvisor

Os Muros de Theodosius são bastante antigos. Eles eram os antigos muros de Constantinopla e foram restaurados pelo imperador Theodosius.

A muralha foi importante para proteger o Império Romano do Oriente e também na época dos Otomanos.

Nós conseguimos ver um pouco dos muros no caminho para a Igreja do São Salvador em Chora. Mais interessante é conhecer os muros mostrados na imagem, que ficam a menos de 500 metros da igreja.

No final do artigo, há um mapa com a localização de todas as atrações sobre o que fazer em Istambul, inclusive os muros de Theodosius.

Cruzeiro pelo Bósforo em Istambul

Vista da Mesquita Süleymaniye

Uma das paisagens mais bonitas que se pode ver em Istambul é a partir de um passeio de barco.

Se você for a Kadiköy ou as Ilhas do Príncipe, o deslocamento de ferry já proporciona vistas incríveis, sendo a forma mais barata de fazer um passeio de barco em Istambul.

Há também cruzeiros pelo Bósforo oferecidos por diversas agências. Os cruzeiros que incluem bebida, shows e comida costumam ser caros.

Nós preferimos usar o ferry para Kadiköy, mas há boas opções de cruzeiros, como os apresentados abaixo:

Comidas típicas da Turquia

Principais Pontos Turísticos de Istambul: O que fazer em Istambul, Turquia
Vendedor de Simit

Istambul é um dos melhores lugares da Turquia para provar a comida típica e os preços são bons. Para quem gosta de gastronomia, a comida típica da Turquia deve estar no roteiro sobre o que fazer em Istambul.

O que mais gostamos foi o koefte, uma almôndega grelhada feita de carne bovina, de cordeiro ou misturando as duas. Os temperos que os turcos colocam nas carnes deixam tudo melhor.

Muitos turistas lembram do döner kebab como uma comida turca e, realmente, é, mas há variações como o döner de frango, mais leve. O ravioli turco servido com molho de iogurte é outra opção menos pesada.

Também é muito comum encontrar pratos com peixe grelhado, normalmente servidos com vegetais grelhados. No inverno, a sopa de lentilha rosa é imperdível!

Para um lanchinho, os turcos gostam do balik-ekmek, um sanduíche de peixe frito, e em todo o lugar se encontra o pão simit. Não deixe de provar a “pizza” chamada de pide.

Em relação às bebidas, os turcos são famosos pela maneira como fazem o café, chamado de café turco. No dia a dia, a bebida mais consumida é o chá, principalmente o chá preto.

Não podemos deixar de mencionar os doces típicos, como as delícias turcas, muito fáceis de encontrar. Aproveite as tâmaras e damascos suculentos e baratos!

Mapa com tudo sobre o que fazer em Istambul

Confira no mapa a localização de todos os pontos de interesse de Istambul mencionados neste artigo. Clique no “botão com seta” para acessar a legenda do mapa.

Roteiros de Viagem a Istambul, Turquia

Mesquita Nova e o pôr do sol

O que fazer em Istambul em 1 e 2 dias?

O que visitar em Istambul em 1 dia pode parecer uma tarefa fácil, mas é preciso priorizar alguns lugares, para tentar sentir um pouco a cidade, mesmo não tendo muito tempo.

Nossa recomendação é passear e fotografar as imediações da Hagia Sophia e da Mesquita Azul, conhecendo brevemente o Grande Bazar e o Bazar de Especiarias.

Vale a pena fazer apenas uma visita interna.

Nós gostamos da Mesquita Süleymaniye, porque ela é bonita por dentro, é uma mesquita grande e ainda tem vistas belíssimas para o Chifre Dourado e o Bósforo. Além disso, é um local tranquilo, com poucos turistas.

Durante à noite, aproveite os ótimos restaurantes da região de Beyoglu, que se concentram ao longo da Avenida Istiklal. É lá que os moradores jantam.

Quando se tem apenas 1 dia, é comum optar pelo ônibus turístico em Istambul.

o que fazer em Istambul em 2 dias inteiros pode incluir visitar até dois locais fechados, como os palácios, mesquitas ou Hagia Sophia.

Dependendo das suas prioridades, dá até para fazer um tour guiado e conhecer melhor a história da cidade.

O cruzeiro pelo Bósforo ao entardecer é uma excelente atividade para fechar o roteiro de viagem a Istambul em grande estilo.

O que fazer em Istambul em 3 e 4 dias?

O que fazer em Istambul em 3 dias inclui fazer mais visitas internas, incluindo locais grandiosos e sempre procurados, como a Mesquita Azul e Hagia Sophia.

Caso seja do seu interesse, será possível visitar os dois palácios, mas lembre-se de que eles são enormes e exigirão metade de um dia cada um.

Vale a pena dedicar mais tempo para Beyoglu e região, inclusive há um bom Free Tour pelos bairros próximos à Praça Taksim.

Já no roteiro de viagem a Istambul de 4 dias, você terá tempo para entrar nas mesquitas pelo caminho, aproveitar os restaurantes, passear pelos parques e fazer vários passeios, como o cruzeiro pelo Bósforo.

Também é possível visitar um museu diferente, como o Museu Rahmi M. Koç ou o Museu da Inocência. Eu acredito que os dois valem a pena e são diferentes.

O que fazer em Istambul em 5 dias ou mais?

O que fazer em Istambul em 5 dias ou mais inclui visitar lugares diferentes, como a Igreja de São Salvador em Chora e passear pelo lado asiático de Istambul (há dois tours excelente, um mais simples e outro que leva o dia inteiro).

Quem tem mais tempo pode até participar de excursões pelo país, como as duas mostradas abaixo:

O que fazer em Istambul de graça?

Bondinho histórico que passa pela Avenida Istiklal

Como você pode notar ao longo do artigo, há atrações gratuitas em Istambul, principalmente as mesquitas e atualmente Hagia Sophia.

Caminhar e fotografar a arquitetura da cidade também não custa nada e rende belas lembranças das férias.

Para quem deseja conhecer a cidade de maneira econômica, vale a pena participar do Free Tour por Istambul, no qual você dá apenas uma gorjeta e aprende muito sobre a história antiga em 2h30min.

Nós recomendamos visitar a Mesquita Süleymaniye e poder ver a cidade do alto sem pagar nada.

Uma alternativa para os passeios de barco pelo Bósforo é usar o transporte público de barcos, que cruza o estreito e vai te deixar no lado asiático, que você pode visitar de maneira independente.

O que fazer em Istambul com chuva?

Dias de chuva podem atrapalhar a viagem a Istambul se você viajar de outubro a fevereiro. Nós já estivemos na cidade no mês mais chuvoso, dezembro, e a chuva não apareceu.

Então, o melhor é sempre ter um museu, mesquita ou palácio como carta na manga. Os palácios são visitas demoradas, por isso combinam com dias mais chuvosos.

O importante é ficar de olho na previsão do tempo e mudar as atrações que serão visitadas em cada dia de acordo com a variação climática. Não engesse suas férias, seja flexível em relação aos principais pontos turísticos de Istambul!

Veja também nossas sugestões de atividades diferentes para fazer em dias de chuva em Istambul:

Gostou das dicas sobre os 21 principais pontos turísticos de Istambul? Então, saiba mais sobre a cidade no episódio do Papo Viagem Podcast!

Confira também nossas dicas especiais sobre os melhores bairros para se hospedar em Istambul, com sugestões de hotéis bons de verdade!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

17 comentários

ANTÔNIO 2 de março de 2019 - 11:28 am

Oi. Post muito bom e útil. Mas de que data é a postagem? Os preços relatados estão bem maiores agora.

Responder
Jade 2 de março de 2019 - 12:46 pm

Antônio, agora tá atualizado. Houve um aumento grande mesmo. Abraços!

Responder
Kaeth Silva Andrade 19 de setembro de 2019 - 5:04 pm

Quero muito conhecer Istambul, me apaixonei cidade ao assistir as novelas Dolunay,Erkenci kus, N°309 e outras.Amo Can Yaman, e sonho tomar o chá turco…na Turquia, nem pensar fazer isso no Brasil.Estou aprendendo turco pra não fazer feio se um dia conseguir realizar meu
sonho.Bir gün,bir gün estarei lá.

Responder
Jade 19 de setembro de 2019 - 5:28 pm

Olá Kaeth! Acredito que você vai amar Istambul, tanto pela beleza da paisagem quanto pela cultura. Já vi alguns episódios de novelas turcas e as cenas em Istambul encantam muito. Os turcos vão ficar muito felizes em conhecer alguém que está aprendendo a língua deles. Eles são super receptivos. Torço muito para que você realize seu sonho! Grande abraço!

Responder
Armando Antunes 12 de abril de 2020 - 12:00 am

Seus posts sobre a Turquia são bem informativos! Tenho um sonho de conhecer o país. O turco é uma língua muitoo diferente das ocidentais. No dia-a-dia dá pra se virar com o inglês ou é tudo na base da mímica? Outra coisa, levar dólar ou a liria turca? Obrigado!

Responder
Jade 13 de abril de 2020 - 4:10 pm

Oi Armando! A Turquia é um país muito único e bastante acolhedor. Realmente, a língua turca é muito difícil, mas nas cidades mais turísticas e nos hotéis e restaurantes sempre há quem fale inglês. Não se preocupe. Em relação à moeda, se você tiver euros sobrando de outra viagem, pode levar, caso contrário leve dólar mesmo. Nunca leve real, nem tente comprar lira turca no Brasil.

Responder
Armando Antunes 18 de agosto de 2020 - 11:41 pm

Obrigado pelas informações! Meu objetivo é levar as duas moedas: euro e dólar. A Lira Turca está muito desvalorizada. Agora é torcer para essa pandemia passar logo!

Responder
Jade 19 de agosto de 2020 - 10:40 am

De nada Armando! Tá valendo muito a pena viajar à Turquia por causa da lira desvalorizada. Nosso real perdeu muito valor, até para outras moedas na América Latina, mas a lira tá pior do que o real. Vamos torcer para que a pandemia acabe logo!

Responder
Armando Antunes 20 de agosto de 2020 - 2:53 am

Você chegou a ir em Bodrum? Lá tem uns ferryboats que levam para algumas ilhas gregas.

Jade 20 de agosto de 2020 - 4:23 pm

Oi Armando. Nós chegamos de ônibus mesmo, que sai da rodoviária. Mas tem barcos pra Grécia sim, porém chegamos a usar

Vania 30 de agosto de 2020 - 1:06 pm

Boa tarde Jade! Parabéns pelo blog, muitas informações super relevantes!! Fiquei na dúvida quanto ao funcionamento da Hagia Sophia, ela abre às segundas? As atrações devem ser compradas com antecedência? Abril em Istambul é um mes agradável?
Estava pensando em aproveitar a viagem e ir conhecer Bucareste também, vc já esteve na Romênia? Se sim, gostou? Obrigada!

Responder
Jade 31 de agosto de 2020 - 7:27 pm

Oi Vania! Quando Hagia Sophia era um museu, ela fechava as segundas-feiras, mas foi “transformada” em mesquita muito recentemente, então, as regras de visitação devem ter mudado. Abril é um mês bom sim, é meia estação, fora da lotação, então, não precisa comprar com antecedência os ingressos das atrações. Sobre incluir ou não a Romênia é uma questão mais difícil de responder sem saber quanto tempo você tem de viagem e outros detalhes. Nós oferecemos o serviço de consultoria de viagem (roteiros personalizados), basta entrar em contato em https://guiadonomadedigital.com/contato/ ou por contato@guiadonomadedigital.com . Abraços

Responder
Dina rodrigues 17 de julho de 2023 - 2:23 pm

Olá Jade!
O seu post está espetacular! Irei conhecer brevemente Istambul e usarei as suas informações para conduzir-me!
Continue a prestar este tipo de informações sobre outras viagens pois são de muito valor para quem tem intenções de realizar uma viagem.
Beijinhos

Responder
Jade 20 de julho de 2023 - 10:42 pm

Que bom que você gostou Dina! Boa viagem!

Responder
Luiz Carlos Cavalheiro 7 de setembro de 2023 - 1:15 pm

Jade, boa tarde!
Também gostei muito das suas informações, por serem objetivas e esclarecedoras.
Iremos fazer um Cruzeiro, que fará uma escala em Istambul, e pretendemos aproveitar para conhecermos os principais pontos turísticos da cidade. Gostaríamos de um guia que fale português. Acreditamos que uma manhã seria suficiente.
Por acaso, vc conhece alguém para indicar-nos?
Agradecemos pela sua atenção e ficamos no aguardo do seu retorno.
Obrigado
Luiz Carlos

Responder
Jade 7 de setembro de 2023 - 4:46 pm

Olá Luiz! Eu nunca fiz passeios com guia em Istambul, mas encontrei uma opção interessante: a Nathália https://www.instagram.com/guia_brasileira_em_istambul/ Ela é brasileira e guia credenciada. Espero ter ajudado!

Responder
Jade 7 de setembro de 2023 - 5:26 pm

Luiz, um blogueiro conhecido meu indicou a Gonca Kaya, outra guia credenciada. https://www.instagram.com/guiaturca/?igshid=MzRlODBiNWFlZA%3D%3D

Responder

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.