Top 14 Pontos Turísticos de Bruges, Bélgica: O que fazer em Bruges

por Jade

Bruges é conhecida como a Veneza do Norte por sua história e pelos muitos canais que cortam a cidade. Realmente, é uma cidade lindíssima e excelente para visitar. O centro histórico impressiona pela beleza e lá que estão localizados os principais pontos turísticos de Bruges.

Se você vai visitar a Bélgica, Bruges deve estar no seu roteiro de viagem, mesmo que seja uma viagem bate-volta a partir de Bruxelas.

A seguir apresentamos nossas melhores dicas sobre o que fazer em Bruges!

Leia também nossas dicas especiais sobre onde ficar em Bruges e ouça o episódio do Papo Viagem Podcast sobre a cidade!

O que fazer em Bruges, Bélgica? Principais pontos turísticos de Bruges

Grote Markt

Top 14 Pontos Turísticos de Bruges, Bélgica: O que fazer em Bruges

O coração de Bruges é o Grote Markt, que nada mais é do que a praça central.

Essa praça possui belíssimos edifícios históricos, com destaque para Belfort (ou Belfry de Bruges), que é a torre campanária com aproximadamente 85 metros de altura.

O Belfort tem uma bela vista da cidade, que você pode conferir subindo a torre. Inclusive, ele foi cenário do filme In Bruges, no qual a beleza da cidade se destaca.

Belfort

Além dessa torre, as charretes, os restaurantes e muitos turistas estão sempre presentes no Grote Markt. Sem dúvida, é um local para visitar e fotografar.

Saiba que a maioria dos tours partes do Grote Markt, exatamente por ser um local muito relevante.

Veja nossas sugestões de tours gratuitos (apenas gorjeta) ou econômicos para participar:

Praça Burg

Top 14 Pontos Turísticos de Bruges, Bélgica: O que fazer em Bruges
Stadhuis

A Praça Brug é a segunda praça mais importante da cidade. Ela não é tão bonita quanto o Grote Markt, mas possui dois importantes pontos turísticos de Bruges: o prédio da antiga prefeitura e a Basílica do Sangue Sagrado.

A Basílica do Sangue Sagrado é uma preciosidade do século XII. Ela é ideal para quem gosta de igrejas medievais rústicas, sem tanta decoração, mas com muita espiritualidade.

Há um frasco com sangue que dizem ser de Jesus. Esse frasco foi achado em uma cruzada para Jerusalém no século XII.

Basílica do Sangue Sagrado

Viajando pela Europa, você se deparará com diversas igrejas repletas de relíquias religiosas sem nenhuma comprovação de veracidade.

Já o antigo prédio da prefeitura é chamado de Stadhuis e lembra bastante o prédio da prefeitura de Bruxelas, com inúmeras estátuas em toda a sua fachada, destacando-se entre os edifícios na Praça Brug. Ainda há o pavilhão modernista Toyo Ito.

Para mais informações sobre a Basílica do Sangue Sagrado, clique aqui, mas saiba que a visita à Basílica é gratuita.

Minnewater

Top 14 Pontos Turísticos de Bruges, Bélgica: O que fazer em Bruges

Saindo da estação de trem, você passará pelo Minnewater, um pequeno parque com a cara do norte da Bélgica, super fotogênico.

Isso quer dizer um parque com muito verde (na primavera), água e “casinhas” avermelhadas belíssimas.

Nos dias de sol, esses elementos criam o cenário perfeito para belas fotos.

Top 14 Pontos Turísticos de Bruges, Bélgica: O que fazer em Bruges

Além disso, a ponte sobre o lago artificial cria uma das mais belas imagens de Bruges, por isso não deixe de conferir esse passeio gratuito super encantador.

Begijnhof

O Begijnhof foi uma antiga vila de Beguine, mulheres seguidoras de uma filosofia religiosa católica do século XIII, que prezavam pela clausura. Atualmente, o Begijnhof é convento beneditino.

A beleza do local se dá pelo conjunto de casinhas brancas, com enormes árvores, além dos canais.

Essa atração de Bruges está bem perto do Minnewater, sendo caminho para o centro histórico. Além disso, a entrada para visitar o Begijnhof é gratuita.

Hospital St. John

Top 14 Pontos Turísticos de Bruges, Bélgica: O que fazer em Bruges
Fonte: Wikimedia

O Hospital de St. John tem mais de 800 anos de história, sendo um dos principais pontos turísticos de Bruges.

Ele foi utilizado para dar ajuda aos enfermos, sendo que muitos eram peregrinos e pobres. O hospital servia mais como forma de acalmar a alma dos doentes do que para curá-los efetivamente. De qualquer maneira, é um dos hospitais mais antigos na Europa.

No século XV, o pintor flamengo Hans Memling fez várias pinturas, muitas dedicadas ao Hospital St. John. Uma das pinturas mais interessantes possui passagens do apocalipse (que você pode ver acima), mas há muitas outras.

Então, a visita ao Hospital St. John em Bruges inclui apreciar a arquitetura da construção, muitos objetos médicos antigos e, principalmente, diversas pinturas raras de Hans Memling.

Para mais informações sobre o Hospital de St. John, clique aqui.

Praça Jan Van Eyck

Nomeada em homenagem a um dos mais importantes pintores flamengos da história, a Praça Jan Van Eyck possui uma beleza única.

Seu detalhe mais interessante é o grande canal de Spiegelrei, que deixa em evidência as casas com arquitetura típica do norte da Bélgica.

Normalmente, a Praça Jan Van Eyck é mais tranquila do que as demais praças da cidade, o que pode ser um alívio nas épocas de maior lotação. No seu centro, há ainda uma estátua de Van Eyck.

Top 14 Pontos Turísticos de Bruges, Bélgica: O que fazer em Bruges

Outro destaque é a Poortersloge, uma grande casa com uma torre que chama a atenção. No século XV, a Poortersloge serviu como local de reunião da burguesia mercantil da cidade.

Canais e Tour de Barco

Sem dúvida os canais são importantes pontos turísticos de Bruges e um dos grandes charmes da cidade.

Sendo sincera, eles não estão tão presentes na cidade quanto em Veneza, mas os canais destacam a beleza das casas típicas, onde se sobressaem os tijolos vermelhos e os telhados com formatos diferentes. Além disso, eles fazem parte da história da cidade.

Um passeio bem interessante é fazer um tour de barco, visualizando a cidade por uma perspectiva diferente, percorrendo os caminhos que os mercadores usavam no século XV.

Os tours costumam custar a partir de 8 euros.

Igreja de Nossa Senhora

Top 14 Pontos Turísticos de Bruges, Bélgica: O que fazer em Bruges
Torre da Igreja de Nossa Senhora

As igrejas medievais demoravam séculos para serem construídas. A história da Igreja de Nossa Senhora (Onze Lieve Vrouwekerk) não é diferente. Sua construção se iniciou no século XIII e se arrastou por muitos séculos.

O destaque dessa igreja é uma peça do século XVI, especificamente do florentino Michelangelo, a Madonna com Criança. Há ainda tumbas de importantes nobres da Idade Média, como Charles, o Calvo, e Mary de Burgundy.

Para mais informações sobre a Igreja de Nossa Senhora, clique aqui. Essa igreja tem entrada paga.

Igreja Jerusalém

Fonte: Flickr

A Igreja Jerusalém, muitas vezes chamada apenas de Capela Jerusalém, é conhecida por sua torre octogonal bem peculiar.

A Igreja foi construída pelos irmãos Adornes, mercadores italianos que viveram em Bruges no século XV.

O estilo gótico é abundante na Igreja Jerusalém. Outro fato interessante é que Anselm Adornes, um dos irmãos, após ter conhecido Jerusalém, resolveu construir uma igreja semelhante à Igreja do Santo Sepulcro.

Para mais informações sobre a Igreja Jerusalém, clique aqui. Saiba que essa igreja tem entrada paga.

Museu Groeninge

Top 14 Pontos Turísticos de Bruges, Bélgica: O que fazer em Bruges
Fonte: Flickr

A cidade de Bruges foi o polo dos pintores flamengos do século XV. Os quadros desenvolvidos por esses pintores são chamados de Pinturas Flamengas Primitivas, já que foram as primeiras, e são o grande destaque do Museu Groeninge.

No Museu Groeninge, você vai encontrar quadros de Jan van Eyck, Hans Memling, Hugo van der Goes e Gerard David.

Mas há também pinturas flamengas dos séculos posteriores, com pinturas neoclássicas e expressionistas.

Para mais informações sobre o Museu Groeninge, clique aqui.

Hof Arents

O Hof Arents é um pequeno jardim nas proximidades do Arentshuis, um museu dedicado ao artista Frank Brangwyn.

O mais interessante é a ponte próxima ao Hof Arents, super charmosa e romântica. A ponte é conhecida como Ponte dos Amantes, devido ao seu romantismo.

Cervejaria De Halve Maan

Ir à Bélgica significa provar algumas de suas cervejas reconhecidas mundialmente pela qualidade.

Há muitas lojas com diferentes cervejas belgas em Bruges, mas você pode visitar a cervejaria De Halve Maan para, além de degustar, aprender um pouco mais sobre a cerveja belga.

Para mais informações sobre a a cervejaria De Halve Maan, clique aqui.

Mapa com os pontos turísticos de Bruges

Confira no mapa a localização de todas as atrações em Bruges mencionadas ao longo deste artigo. Basta clicar no “botão com seta” para acessar a legenda do mapa.

O que fazer em Bruges em 1 dia?

A maioria dos viajantes tem apenas 1 dia em Bruges. Melhor seria passar a noite na cidade e conhecê-la também nesse período.

Contudo, é comum ir a Bruges como um passeio a partir de Bruxelas, até porque os trens funcionam super bem e não são caros.

Tendo um dia inteiro dá para visitar muitos pontos turísticos de Bruges.

Na nossa viagem, nós já aproveitamos a caminhada da estação de trem ao centro para conhecer Minnewater e Begijnhof, que já estavam no caminho.

Para quem tem mais tempo, dá para aproveitar um tour gratuito por Bruges para entender melhor a história da cidade.

Top 14 Pontos Turísticos de Bruges, Bélgica: O que fazer em Bruges

O que mais vale a pena em Bruges é caminhar pelo centro e fotografar o que você achar interessante nos percursos entre as atrações.

Particularmente, eu acho cansativo demais (e caro) subir a torre Belfort, porque são mais de 360 degraus. Além disso, só vale a pena em dias de sol.

Em relação às atrações pagas, você deve analisar quais têm mais a ver com seu gosto pessoal e também com o tempo disponível.

Por exemplo, o Museu Groeninge é um bom museu, com pinturas locais, mas é difícil ter tempo para visitá-lo em apenas 1 dia.

Esperamos que você tenha gostado dos principais pontos turísticos de Bruges! Então, confira nosso artigo especial sobre onde ficar em Bruges!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

Viviane Almeida 15 de agosto de 2023 - 6:07 am

Obrigado pelas dicas, já havia olhado em vários sites e nenhum foi tão específico. Além do mapa com os principais pontos que facilita muito

Responder
Jade 15 de agosto de 2023 - 6:59 pm

Obrigada Viviane! Bruges é uma belezura! Boa viagem!

Responder

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.