O que Fazer no Mont Saint-Michel? Pontos Turísticos do Mont-Saint-Michel

por Jade

O Mont-Saint-Michel é uma das atrações mais visitadas da França, devido a sua beleza realmente inigualável. Essa comuna francesa mescla a arquitetura medieval com fenômenos naturais, abrigando uma abadia do século X, que lhe dá nome, e marés fortíssimas.

Toda a beleza do Mont Saint-Michel já deixa o visitante com uma super expectativa. Imagina quando um dos sonhos de viagem desse viajante é conhecer a comuna?

Foi assim que ficamos, super ansiosos e felizes, e no final do dia com todas as expectativas foram concretizadas.

Como amamos passar um dia por lá, fizemos este artigo sobre o que fazer no Mont Saint-Michel, além de dicas de viagem e muita história!

Confira também o episódio do Papo Viagem Podcast sobre Mont Saint-Michel e sugestões sobre onde ficar em Mont Saint-Michel!

História do Monte Saint-Michel

A iluminação perfeita do nascer do sol

A história do Mont Saint-Michel remonta o início do século VIII, quando, por pedido do bispo de Avranches, foi construído um santuário para São Miguel Arcanjo.

Contudo, foi a partir do século X, com o início da construção de uma abadia de monges beneditinos, que a região começou a crescer, porém muito lentamente.

Na Guerra dos Cem Anos, as fortificações do Mont Saint-Michel foram capazes de resistir a 30 anos de cerco militar, tornando-o um símbolo da França até os dias de hoje.

Foi a expansão da Abadia do Mont Saint-Michel que fez com que esse monte se tornasse famoso, primeiro como centro de peregrinação da Idade Média e agora como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

O que fazer no Mont Saint-Michel, França?

Abadia no topo do Monte

O principal ponto turístico do Mont Saint-Michel é a Abadia, que ocupa praticamente todo o monte, juntamente com as belíssimas casas medievais no sopé.

A Abadia do Mont Saint-Michel é chamada de merveille ou maravilha, devido ao fato de ser uma abadia com 80 metros de altura sustentada por criptas em sua base, uma engenharia revolucionária na época de sua construção.

Além disso, o fato de uma abadia tão grande ter sido construída em um rochedo íngreme também é prova da maestria dos construtores da época.

Não deixe de visitar a Abadia do Mont Saint-Michel, porque ela é o próprio monte, com a mesma história e beleza.

O ingresso adulto para a abadia custa 11 €, com descontos para menores de 25 anos e estudantes, além de condições de gratuidade. Para mais informações, acesse o site oficial.

Variação da maré e beleza da Abadia

Outra atração importantíssima do Mont Saint-Michel é a variação das marés. Nunca imaginei que fosse tão impressionante e rápida a maré na região.

Nós já tínhamos notado que em Saint-Malo a maré baixa era muito baixa e a alta era muito alta, mas no Mont-Saint-Michel é ainda mais forte. Inclusive, o monte se torna uma ilha (inclusive com ponte) quando a maré está alta.

Para ver a variação completa da maré é preciso se planejar. Primeiramente, é necessário saber em quais dias a variação será maior.

O Office de Tourisme do Mont Saint Michel tem todas as informações sobre os dias com mais diferença entre as marés e os horários de maré alta e baixa.

No nosso caso, fizemos a análise das marés muito antes da viagem e a partir dessa data planejamos nossa viagem ao norte da França.

No dia da visita, chegamos às 8h da manhã e conseguimos ver a maré alta, além da diferença das marés horas depois.

Além de ver de perto a força da natureza espetacular da Baia do Mont-Saint-Michel, você pode caminhar pela lama que fica ao redor do monte.

Muito próximo ao monte, a lama endurece em dias de sol. Só não é bom se afastar muito do Monte, porque a maré pode subir rápido.

A Abadia, o show das marés e as casas históricas são os melhores pontos turísticos do Mont-Saint-Michel, mesmo havendo museus nessa comuna.

Curtir o clima do Monte Saint-Michel é muito bom, tirando muitas fotos, principalmente quando se chega cedo e quase não há turistas. Aliás, chegue cedo, porque a tarde o Monte fica lotado. Essa é a melhor dica que podemos te dar!

Onde se hospedar no Mont Saint-Michel?

Iluminação durante a tarde

A quantidade de hospedagens no Mont Saint-Michel é pouca, porque o monte é pequeno.

Assim, a diária é mais cara do que nas cidades próximas, sendo a diária mais barata 100 para o quarto duplo, fora da altíssima temporada e reservando com antecedência.

Outra opção é se hospedar na cidade vizinha de Pontorson, uma cidade pacata e sem muita graça, distante apenas 10 quilômetros do Monte. De Pontorson saem ônibus para o monte e há uma estação de trem na cidade.

Nós nos hospedamos em Saint-Malo, uma bela cidade cercada por muros na Bretanha. Saint-Malo é uma cidade pequena, mas interessante, berço dos corsários com belas praias.

Há ainda a opção de se hospedar na Normandia, como na cidade de Caen. A partir dessa cidade é possível conhecer o Mont Saint-Michel e as praias do Dia D.

Contudo, Caen é mais distante do Monte do que Saint-Malo, sendo mais adequada como uma cidade base para quem vai conhecer as demais cidades da Normandia.

Confira em detalhes as melhores cidades para se hospedar nas proximidade do Mont Saint-Michel, além de hotéis no Monte, no post sobre onde ficar no Mont Saint-Michel!

Como chegar ao Mont Saint-Michel?

Saint-Malo e seu centro histórico murado

Como chegar ao Mont Saint-Michel vai depender do lugar em que você se hospedará.

Darei aqui as instruções para chegar ao Mont-Saint-Michel partindo de Saint-Malo, como foi o nosso caso, além de outras dicas.

Primeiramente, o sistema de trem é uma das melhores formas de se locomover na França. Nós pegamos o trem de Saint-Malo até Pontorson, fazendo um transbordo em Dol de Bretagne (não faça transbordo em Rennes, é mais caro e mais longe).

Para os horários dos trens, confira o site oficial do sistema nacional SNCF.

De Pontorson, nós pegamos um ônibus na estação de trem até o Monte. O trajeto total demorou aproximadamente uma hora.

Os ônibus de Pontorson até o Mont-Saint-Michel começam a circular a partir das 7h da manhã, tendo uma hora de intervalo entre eles, aproximadamente.

Se você se hospedar em Rennes ou Caen, basta utilizar o trem e parar em Pontorson.

Esperamos que as dicas sobre o que fazer no Mont Saint-Michel tenham sido úteis! Veja também como fazer o aluguel de carro na Normandia e economizar!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.