10 Dicas para Viajar Leve: O que levar na mala de viagem

Viajar com uma mala enorme e abarrotada costuma ser um erro. Muitas roupas, aparelhos eletrônicos e quinquilharias, que muitas vezes não usamos, trazem estresse antes e durante a viagem. Mas como viajar leve?

Cada vez mais viajantes têm preferido viajar leve, com malas menores e pensando bem quais itens levar.

Nós aprendemos muito durante nossa viagem de 9 meses só com bagagem de mão. Inclusive falamos especificamente sobre isso no episódio 074 do Papo Viagem Podcast sobre Como Viajar só com Bagagem de Mão.

10 Dicas para Viajar Leve
Fonte: Comfi

Mas hoje nosso intenção é dar dicas gerais sobre como viajar leve, seja com bagagem de mão e/ou com mala despachada.

Seguindo nossas sugestões a seguir vai ficar bem mais fácil fazer a mala e você ainda vai carregar menos peso!


10 Dicas para Viajar Leve


Como escolha a mala ou mochila de viagem?

10 Dicas para Viajar Leve
Fonte: E-Dreams

Você deve ficar atento para o peso e design da bagagem. Recomenda-se uma bagagem de 55 x 40 x 20 cm (altura, comprimento e largura), que é o normalmente permitido pelas companhias aéreas, mesmo as lowfare, para as bagagens de mão.

Sempre cheque as dimensões da bagagem que você irá comprar. Às vezes essa informação não está tão clara assim. Também meça a bagagem antes da viagem, pois ela poderá ficar volumosa demais.

É importante que haja compartimentos na mala ou mochila que facilitem a organização, principalmente um local para notebook e coisas pequenas.

Segundo o site da Latam, para malas despachadas a soma de altura, comprimento e largura não pode ultrapassar 158 cm e o peso máximo é de 23 kg.

Por isso, não adianta comprar uma mala grande demais e depois ter que pagar excesso de bagagem. Lembre-se de que viajar leve significa economizar dinheiro.

Nós sempre preferimos viajar com malas dentro das indicações das companhias aéreas internacionais, especificamente lowfare, porque a mala se torna mais útil. Pode ser usada como bagagem de mão ou ser despachada.


Combine suas roupas

10 Dicas para Viajar Leve
Fonte: Lady is a Traveler

Para viajar leve é preciso diminuir a quantidade de roupas.

Escolha peças de roupa básicas e consideradas clássicas, como: calça jeans azul escura, blusa branca, preta e/ou cinza e alguns acessórios básicos. Acrescente peças coloridas, como suéteres ou cachecol.

A combinação entre as peças é que dirá, verdadeiramente, quantas opções de looks você tem.

Não pense em estar fashion, mas sim básico, por que assim você também estará vestido de forma adequada para visitar países com culturas diferentes.

Uma dica é levar 3 peças de cima, como camisetas, para cada calça. Os vestidos ocupam muito espaço e não possibilitam muitas combinações.

Se você vai viajar no inverno, vale a pena ler também o artigo “Roupas para o Inverno Europeu“.


Comprima suas roupas

Há vários tipos de sacos de compreensão, isso ajuda muito em viagens com roupas volumosas, principalmente no inverno.

Nós não usamos sacos específicos de compressão, mas uma sacolinha plástica bem apertada tirando o ar da roupa já ajuda bastante.

Vale a pena comprimir as roupas porque as malas têm pouco espaço, mas podem ser pesadas. Então, o problema é realmente o volume das roupas.


Invista em roupas que não precisam ser passadas

Já imaginou ter que se preocupar em passar roupas na sua viagem.

Escolha roupas com tecidos que não amassem muito. A maioria das roupas femininas não precisa ser passada.

Claro que se a sua viagem é de trabalho, a maioria das suas roupas está sujeita a amassar, por isso as organize em sacos separadamente e como se fosse um rocambole.


Deixe um espaço para trazer lembranças da viagem

10 Dicas para Viajar Leve
Fonte: KRRB

O recomendado é trazer presentes menores do que a palma da mão, assim você conseguirá encontrar um lugarzinho para guardá-los.

Eu me considero uma especialista em trazer lembranças para familiares. Realmente, escolher coisas pequenas ajuda bastante, porque você pode colocar até na sua bolsa pessoal, principalmente se tiver risco de quebrar.

Quando a lembrancinha tem líquido, como um globo de neve, bebidas típicas e outros, o melhor é envolvê-los em muitas sacolas (caso quebrem, a bagunça é menor) com camadas de roupas e mais sacolas.

Essa foi nossa técnica para trazer tequila e molhos de pimenta do México. Tudo chegou intacto! Já as louças de cerâmica, preferi trazer na bolsa pessoal.


Escolha 3 pares de calçados

Para os calçados não há muita conversa, pois o ideal é levar um calçado esportivo, como tênis, um para sair à noite e um para relaxar, como havaianas ou um sapato bem confortável.

Muitas pessoas preferem trocar o sapato para sair à noite por um sapato para chuva. Eu também prefiro, ainda mais que muitos tênis não possuem a proteção adequada contra a chuva.

No artigo “Sapatos Confortáveis para Viajar“, há mais dicas.


Aproveite a mala pessoal

Sabe aquela bolsinha que podemos levar junto com a bagagem de mão?

Então, aproveite esse espaço extra para levar itens pessoais, como remédios de uso continuo, joias, itens de valor, como smartphones, a nécessaire e até roupas.

Os remédios devem estar com você durante a viagem, mas você sabe quais remédios levar? Veja mais dicas sobre remédios para levar na viagem aqui!


Reduza a quantidade de eletrônicos

Pense bem em quais eletrônicos realmente são úteis para sua viagem, já que eles ocupam espaço, são pesados e possuem outros acessórios, como fios, baterias e etc.

Mas não se esqueça de levar um adaptador para tomada. Isso sim é muito importante.

Um eletrônico que vale muito a pena é o kindle, uma forma de evitar levar livros pesados, inclusive guias de viagem.


Itens de higiene na mala de viagem

10 Dicas para Viajar Leve
Fonte: Fast Company

Atualmente, quase todos os itens de higiene possuem versões para viagem.

Isso não é importante apenas para a questão do espaço, mas também para as normas de viagem com líquidos, que limitam a bagagem de mão a 100 ml para cada potinho de produtos líquidos ou pastosos.

Uma alternativa é comprar embalagens de viagem, como mostradas na foto acima. Pense em quais produtos você vai precisar durante sua viagem, se há versões menores deles e quais você não precisa.

Atenção redobrada à maquiagem! É difícil acontecer, mas tem gente que é “pega” pelo excesso de produtos de maquiagem líquidos ou pastosos.

Leia nosso artigo sobre “O que pode levar na bagagem de mão?


Viaje leve e seguro

Sabe aquela bolsinha com itens pessoas que falamos antes. Utilize-a para levar com você seus documentos, isso pode salvar você de uma grande dor de cabeça.

Tenha uma pastinha com todos os comprovantes de voos, reservas de hotéis e cópias dos documentos, além de dados do seguro viagem.

Sabemos que pode acontecer de extraviarem sua bagagem. Vale a pena saber mais sobre o assunto no post “Seguro Bagagem: como funciona o seguro viagem no extravio de malas“.

Gostou do post? Então, confira nossas demais dicas sobre “Como arrumar a mala para viagens longas“.

Fonte inspiração: CNN

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização
CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis
SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros
ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem
SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem
GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.