Experimentar comidas típicas faz parte de qualquer viagem e vale muito a pena se aventurar na gastronomia. Os brasileiros se sentem em casa quando a culinária é europeia ou sul-americana. No caso das comidas típicas da Austrália, há pratos comuns e outros bem diferentes, que vão te surpreender.
Nesse post, nós listamos os pratos típicos australianos que você deve experimentar na sua viagem à terra dos cangurus e alguns que é melhor passar bem longe.
10 Comidas Típicas da Austrália
- Pavlova
- Lamingtons
- Vegemite
- Tim Tam
- Anzac biscuits
- Chiko Roll
- Witchetty Grub
- Australian beef
- Canguru
- Vinho Australiano
Pavlova
Pavlova é um prato australiano um pouco controverso, já que a Nova Zelândia também reivindica a autoria do doce.
Porém, recentemente pesquisadores descobriram que essa comida típica da Austrália teve como origem uma antiga torta da culinária alemã.
De qualquer forma, nos dias de hoje a sobremesa pavlova faz parte da vida dos australianos, principalmente nas festas de aniversário.
Ela é feita com suspiro, creme chantilly e frutas, como morango e kiwi.
Uma curiosidade é que o termo pavlova é uma homenagem à bailarina russa Anna Pavlova.
Independente da origem, a pavlova é algo que você deve experimentar e vale a pena levar essa comida típica da Austrália para sua casa, porque dá para fazer em qualquer país do mundo.
Nós já fizemos pavlova no Brasil e o mais difícil é fazer um suspiro grandão. Morangos, kiwi e suco de maracujá trazem sabores contrastantes excelentes para a sobremesa.
Lamingtons
A autoria dos Lamingtons também é disputada entre Austrália e Nova Zelândia.
Esse doce é um bolo esponjoso com calda de chocolate, além de ser coberto com coco ralado. A apresentação mais tradicional é quando o bolo é cortado em pequenos cubos.
O Lamington é tão popular que é vendido por estudantes, igrejas, escoteiros para arrecadar dinheiro para projetos sociais.
Então, com certeza você poderá experimentar o Lamington durante sua viagem a Sydney ou Melbourne, as duas principais cidades da Austrália.
Vegemite
O Vegemite é com certeza uma das comidas típicas da Austrália mais polêmicas entre os estrangeiros.
Para se ter uma ideia, ele está presente em 80% das casas australianas.
Mas o que é Vegemite?
Basicamente, o Vegemite é uma pasta criada a partir do extrato de levedura da cerveja. São os mesmos ingredientes desde 1923.
Dentre os benefícios dessa iguaria da culinária da Austrália está a Vitamina B. O problema é que o sabor do Vegemite é amargo e salgado, o que não agrada muita gente.
Inclusive o ex-presidente Barack Obama em visita à Austrália provou e não gostou. Achou horrível!
O Vegemite faz parte da cultura australiana e, portanto, é uma das comidas típicas da Austrália que você deve provar (ou não).
Já vale dizer que os brasileiros costumam odiar o Vegemite e nós não escapamos a essa regra!
Tim Tam
Tim Tam é um biscoito de malte com chocolate produzido pela empresa Arnott.
É uma das comidas típicas da Austrália que você encontra facilmente nos supermercados.
Parece algo simples, não é? O problema é que o Tim Tam é viciante e você não vai conseguir comer apenas um, como acontece com a maioria dos produtos ultraprocessados.
Anzac biscuits
Os cookies Anzac são um marco histórico do país e uma das comidas típicas da Austrália.
Anzac é o acrônimo para Australian and New Zealand Army Corps, ou seja, a união das forças militares da Austrália e da Nova Zelândia que lutaram juntos desde a Primeira Guerra Mundial.
Os biscoitos teriam sido feitos pelas esposas dos militares para arrecadar fundos para a guerra.
Atualmente, você pode encontrar os cookies Anzac nos supermercados, inclusive sendo usados em diferentes receitas.
Chiko Roll
O Chiko Roll (Chicken Roll) é uma versão australiana do rolinho primavera chinês.
Nele não vai frango, mas sim cenoura, cebola, repolho e carne.
O Chiko Roll teria sido criado para ser consumido durante as partidas do futebol australiano.
Witchetty Grub
Ok, essa não é uma das comidas típicas da Austrália mais consumidas no país, mas faz parte da cultura da Austrália. Isso porque, o Witchetty Grub é uma larva comestível de mariposa consumida pelos Povos Aborígenes.
O Witchetty Grub tem gosto semelhante ao do frango. Parece que é bem nutritivo, a ponto de ter a mesma porcentagem de proteína que a carne de boi.
Com certeza, o Witchetty Grub é bem mais saudável do que muitas comidas típicas da Austrália apresentadas aqui.
Australian beef
Falando em bife, a Austrália é um país que produz carne com qualidade e quantidade.
Portanto, quando você estiver no país, prove o Australian beef.
Os preços podem assustar, mas realmente fazer turismo na Austrália não é barato.
Carne de Canguru
Outra carne que é consumida na Austrália é a carne de Canguru.
Sim, você vai encontrar essa iguaria em mercados e em restaurantes australianos.
Pelos relatos das pessoas que já experimentaram a carne de canguru, esse prato exótico parece ter um gosto que lembra carne de búfalo.
Vinho Australiano
Assim como a carne australiana, o vinho australiano também é muito bom.
Os melhores vinhos da Austrália são da região de Melbourne.
Mas não deixe de provar também vinhos de outras regiões do país. Valem bastante a pena e não são caros!
Essa foi a nossa lista de comidas típicas da Austrália. Você conhece outro prato típico australiano? Comente!
Não deixe de escutar também os nossos episódios do Papo Viagem Podcast sobre cidades da Austrália.
Boa viagem!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |
1 comentário
Falando no Vegemite, encontra-se agora no Brasil um produto muito similar com o nome de Cenovit.
Um abraço, Patrick.