Visita guiada na Casa Rosada, Buenos Aires: Como é?

por Jade

A Casa Rosada é a sede do Poder Executivo da Argentina, ou seja, o (a) presidente trabalha na Casa Rosada, no centro de Buenos Aires. Assim, dá para entender o porquê das visitas guiadas só acontecerem aos finais de semana e feriados.

Fazer a visita guiada na Casa Rosada é uma excelente oportunidade para conhecer muitas histórias sobre a Argentina, sobre o próprio monumento e contemplar as belas obras de arte decorativa do palácio.

Você vai descobrir tudo sobre esse importante ponto turístico de Buenos Aires no post de hoje. Confira!

Depois, leia também nosso artigo especial sobre quais são os melhores bairros para se hospedar em Buenos Aires e quais você deve evitar, além do post com tudo sobre o que visitar em Buenos Aires!

Como é a visita guiada na Casa Rosada?

Visita guiada na Casa Rosada, Argentina: Vale a pena?
Casa Rosada vista por fora

História da Casa Rosada

A história da Casa Rosada tem início em 1580, quando foi construído o Forte de Buenos Aires. Foi nesse local que o Palácio do Governo foi erguido séculos depois, já no começo do século XIX.

O Palácio do Governo serviu como residência dos primeiros governantes do país, mas caiu em abandono nas décadas posteriores.

Somente a partir de 1862, o Palácio do Governo começou a ser utilizado como sede do poder executivo nacional, depois de passar por uma reforma no governo de Mitre.

Visita guiada na Casa Rosada, Argentina: Vale a pena?
Detalhes da fachada

Com a construção do Palácio dos Correios ao lado do Palácio do Governo, a diferença arquitetônica se mostrou gritante, por isso este último passou por reformas profundas, que verdadeiramente o transformaram na Casa Rosada.

Saiba que o belíssimo edifício atual é fruto da fusão do Palácio dos Correios e do Palácio do Governo.

Os prédios ficavam um ao lado do outro, divididos apenas por uma rua, onde hoje se encontra o arco central da Casa Rosada, que você pode observar na imagem acima.

Visita guiada na Casa Rosada, Argentina: Vale a pena?
Detalhes da arquitetura interna

O responsável pela união dos dois edifícios e pela beleza interna dos aposentos foi o arquiteto italiano Tamburini, que finalizou as obras de reforma em 1890.

Mas por que a Casa Rosada é rosa?

Essa história será a primeira a ser ouvida na visita guiada. Ela possui essa cor porque era costumeiro pintar as casas com uma mistura de sangue de boi e cal.

Claro que atualmente ela é pintada com tinta mesmo, mas a cor rosada continuou e se tornou o nome do palácio e verdadeiramente dá um charme a mais ao palácio.

Etapas da visita guiada na Casa Rosada

Visita guiada na Casa Rosada, Argentina: Vale a pena?
Sala de Eva Perón

A primeira etapa para fazer a visita guiada é agendar seu passeio pelo site oficial da Casa Rosada, na aba “La Casa”.

Como o tour só está disponível aos finais de semana, a demanda dos turistas é grande. Por isso, você deverá reservar seu tour com o máximo de antecedência que puder, sendo o mínimo de 15 dias antes.

No dia escolhido e reservado, basta chegar 20 minutos antes do horário marcado com a reserva da visita impressa e o seu documento de identidade válido (carteira de identidade válida ou passaporte válido).

Depois de passar pelo detector de metais, o guia fará a apresentação da história do palácio, com muito mais detalhes do que contamos acima. Não queremos entregar os detalhes mais interessantes do passeio!

Visita guiada na Casa Rosada, Argentina: Vale a pena?
Patio de las Palmeiras

Logo em seguida são mostrados os pátios internos da construção, que não são vistos do lado de fora. Essas áreas carregam muito simbolismo e história.

As escadas são partes muito nobres do palácio, com mármore italiano e peças de decoração francesa, que foram importadas no século XIX.

Porém, o que mais se destaca são as salas e o Patio de las Palmeiras.

Você verá o Patio de las Palmeiras por vários ângulos. Essas palmeiras são um dos símbolos da Argentina, mas também existem no Brasil. Esse pátio é muito bonito e bem decorado, portanto tire muitas fotos.

Visita guiada na Casa Rosada, Argentina: Vale a pena?
Galeria dos Ilustres e vitrais

Aliás, muitas fotos você verá na Galeria dos Ilustres Argentinos, que conta com fotos de Maradona, das Leoas, da Mafalda e de muitos outros artistas, esportistas, personagens e políticos argentinos.

Os pontos altos da visita são a sala de Eva Perón e o Salão Branco.

A sala de Eva Perón possui uma decoração clara, com espelhos e muitos detalhes em ouro, uma beleza típica dos anos de riqueza do país.

Visita guiada na Casa Rosada, Argentina: Vale a pena?
Salão Branco e seus detalhes dourados

Contudo, nenhuma parte da Casa Rosada se compara aos ricos detalhes e a exuberância do Salão Branco, local de pronunciamento do presidente e recepções importantes. Belíssimo e digno de um palácio!

A arquitetura do Salão Branco claramente tem influência francesa e não deixa a desejar em nenhum aspecto, apenas não é muito grande.

Mas é claro que há muitas histórias a conhecer passando por salões, pátios e escadas, que os guias contam com perfeição.

Vale a pena fazer a visita guiada na Casa Rosada?

Visita guiada na Casa Rosada, Argentina: Vale a pena?
Vista da sacada da Casa Rosada

Nós tivemos a sorte de ter uma guia incrível, que falava com muita propriedade e animação sobre a história e sobre as obras de arte que o palácio possui.

Por isso, segundo nossa opinião, vale muito a pena fazer a visita guiada na Casa Rosada.

O que recomendamos é escolher os primeiros horários para fazer a visita. Dessa forma, você acordará mais cedo e conseguirá aproveitar muito a cidade depois do passeio.

Por último, mas não menos importantes, o tour à Casa Rosada é de graça, mesmo para estrangeiros.

Outra atração praticamente gratuita (apenas uma gorjeta) e que passa pelo palácio (só por fora) é o Free Tour pelo Centro Histórico de Buenos Aires, super elogiado pelos brasileiros.

Esperamos que as dicas sobre a visita guiada na Casa Rosada tenham sido úteis! Recomendamos que você leia nossos artigos sobre onde se hospedar em Buenos Aires e sobre como planejar um roteiro de viagem a Buenos Aires com 4 dias ou mais!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.