Viajar para Argentina precisa de passaporte? [Confira os Documentos]

Descubra neste post se para viajar para Argentina precisa de passaporte e quais documentos levar na sua viagem ao país!

Viajar para Argentina precisa de passaporte: Casa Rosada

A Casa Rosada é um dos símbolos de Buenos Aires e de todo o país

A Argentina é um dos destinos no exterior mais procurados pelos brasileiros. A proximidade geográfica com o Brasil facilita muito viajar à Argentina. As belas paisagens, os cenários com neve e a charmosa Buenos Aires também encantam os brasileiros.

Mas você sabe se para “viajar para Argentina precisa de passaporte?”. A resposta à essa pergunta é negativa. Não há qualquer obrigatoriedade de utilizar o passaporte para viajar à Argentina.

Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela não exigem que o visitante brasileiro tenha passaporte obrigatoriamente, podendo ser utilizado o documento de identidade oficial, que no caso do Brasil é o RG.

O Brasil possui acordos diplomáticos para facilitar a circulação de pessoas entre os países mencionados. Por isso, cidadãos desses países também podem entrar no Brasil sem o passaporte, porém com o documento de identidade oficial.

 

Viajar para Argentina precisa de passaporte?

O que precisa para viajar para Argentina? Preciso de passaporte para ir à Argentina? Você pode escolher entre levar um dos seguintes documentos válidos abaixo:

  • Passaporte válido: ou seja, ter um passaporte com no mínimo seis meses de validade, ou;
  • RG (Documento de Identidade): o RG não possui validade, mas para ser usado em uma viagem internacional é necessário que a foto seja atual (não vale levar o RG de quando você era criança) e que esteja em boas condições.

 

É comum ler em muitos sites que o RG tem validade de 10 anos. Mas isso não é verdade! Quem decide se o seu RG vale ou não é o fiscal da imigração argentina, levando em consideração a sua semelhança com a foto do RG e as condições nas quais se encontra o documento.

Não são aceitos como documentos de identidade a Certidão de Nascimento, mesmo para recém-nascidos ou menores de idade. Os menores de idade devem estar acompanhados de todos os tutores legais ou possuírem a autorização de viagem. Aqui você encontra mais detalhes sobre autorização de viagem.

Vale destacar que outros documentos utilizados no Brasil para a identificação, como Carteira Nacional de Habilitação, carteira profissional e outros, não são aceitos em viagens internacionais.

Apenas o passaporte válido OU o RG atual e em bom estado são os documentos para viajar para Argentina no quesito identificação.

Com a nova lei sobre documentação no Brasil, a situação atual sofrerá modificações. É que foi aprovada a criação da Identificação Civil Nacional (ICN), que unificará diversos documentos, menos o passaporte e Carteira Nacional de Habilitação.

Acredita-se que a implementação da Identificação Civil Nacional (ICN) só vai ocorrer após 2021, quando todo o cadastro biométrico ficar pronto. Confira os detalhes na reportagem da Agência Nacional aqui.

Então, o RG será substituído pela ICN no futuro. Mas, acredito que a questão da foto semelhante e das boas condições do documento de identificação continuarão a existir. Fica a dica para não tentar entrar na Argentina com RG antigo ou malcuidado!

 

Precisa de passaporte para Argentina para estrangeiros

Viajar para Argentina precisa de passaporte

Plaza de Mayo vista a partir da sacada da Casa Rosada

Muitos estrangeiros vivem no Brasil. Precisa de passaporte para Argentina para estrangeiros que vivem no Brasil?

Segundo o Portal Consular os “estrangeiros residentes permanentes no Brasil têm seu ingresso permitido mediante a apresentação do passaporte“. Portanto, a identidade fornecida pelo RNE não é um documento de viagem válido.

Esse tema é bastante complicado, já que o portal não deixa claro a situação dos estrangeiros em residência temporária. Nesse caso, o melhor é procurar o Consulado da Argentina.

 

Nossa recomendação sobre passaporte ou RG na Argentina

Viajar para Argentina precisa de passaporte

Apresentação de dança típica na Feira de Mataderos

Na nossa opinião para “viajar para Argentina precisa de passaporte”. Nós recomendamos utilizar o passaporte para viajar à Argentina, porque assim na há perigo do seu RG ser considerado velho ou inadequado. Caso isso aconteça, o agente da imigração até pode pedir outro documento para ver a foto, mas fica ao critério subjetivo dele.

Viajar para Argentina precisa de visto? Vale deixar claro que os brasileiros não precisam de visto para fazer turismo na Argentina.

No serviço de imigração, o oficial dará o prazo máximo de permanência no país, que deve ser respeitado para não pagar multa. O prazo máximo de permanência na Argentina para turistas brasileiros é de 90 dias.

Se você entrar na Argentina com o RG, é importante guardar o formulário entregue na chegada e que será pedido na saída.

Mais um motivo para usar o passaporte em viagens a América do Sul é que os carimbos no seu passaporte podem ajudar na obtenção de vistos para outros países.

Para mais informações, confira o site do Consulado-Geral do Brasil em Buenos Aires.

 

As dicas sobre se viajar para Argentina precisa de passaporte te ajudaram? Então, confira tudo sobre Buenos Aires no episódio do Papo Viagem Podcast!

Boa Viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.