Viaduto V13: a estrada de ferro mais deslumbrante do Brasil!

Descubra as belezas e as aventuras do Viaduto V13, no Rio Grande do Sul!

Viaduto V13: a estrada de ferro mais deslumbrante do Brasil!

O interior do Brasil guarda belezas inimagináveis, que vão além das florestas, cachoeiras e paisagens naturais. O Viaduto V13 é uma dessas belezas, só que construída pelos seres humanos.

Cercado de mata nativa densa, o Viaduto V13 é a principal atração turística das cidades de Vespasiano Corrêa e Muçum, no interior do Rio Grande do Sul. Os moradores dessas cidades e os gaúchos, no geral, já descobriram as trilhas, túneis e paisagens presentes na visita ao viaduto.

Viaduto V13: a estrada de ferro mais deslumbrante do Brasil!

A construção impressionante desse viaduto ferroviário é da década de 70, durante a Ditadura Militar, por isso é também conhecido como Viaduto do Exército. Inaugurado em 19 de agosto de 1978, o Viaduto V13 faz parte da EF-491, a Ferrovia do Trigo, e possui incríveis 143 metros de altura e 509 metros de extensão.

Esses números são surreais e fazem o Viaduto V13 ser o terceiro viaduto ferroviário mais alto do mundo e o mais alto das Américas. Abaixo do viaduto, os visitantes ficam impressionados com as gigantescas colunas que o sustentam. De cima, as sensações se misturam, porque a paisagem é incrível, mas a altura é muito grande.

Viaduto V13: a estrada de ferro mais deslumbrante do Brasil!

Mas por que V13? O número 13 significa é que o décimo terceiro viaduto de Muçum, uma cidade conhecida por suas inúmeras pontes. Há outros viadutos numerados, como o Viaduto 11, só que esse não tem proteção lateral, o que resulta em muita apreensão e medo nos visitantes.

Há quem faça uma grande trilha entre Guaporé e Muçum, onde há mais de duas dezenas de pontes e viadutos. Mas somente a visita ao Viaduto V13 já vale a pena, porque além de caminhar pelo viaduto, existem muitos túneis cinematográficos e até cachoeiras na região.

Viaduto V13: a estrada de ferro mais deslumbrante do Brasil!

É claro que um dos destaques do Viaduto V13 é a beleza da paisagem, com montanhas completamente cobertas por mata nativa e o Rio Guaporé seguindo seu rumo por bairro do viaduto.

As belezas do interior do Brasil são muitas e merecem ser visitadas. Várias delas são gratuitas, como é o caso do V13.

 

Vídeo do Viaduto V13

A Univates Multimídia fez um vídeo jornalístico mostrando a história, curiosidades e muitas imagens belíssimas do V13, inclusive com depoimento de quem viu o viaduto ser construído. Confira o vídeo!

 

Como chegar?

Viaduto V13: a estrada de ferro mais deslumbrante do Brasil!

Apesar de estar localizado no município de Vespasiano Corrêa, a melhor forma para chegar ao V13 é por Muçum. São apenas 20 quilômetros em estrada de cascalho até o viaduto. Basta pegar a RS-129.

Fonte das imagens: TripAdvisor

 

Gostou das dicas deste post? Então, confira outros destinos de viagem no Rio Grande do Sul!

Boa viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.