Um dia em Toledo: a capital medieval da Espanha

Confira o que fazer em uma das cidades mais encantadoras da Espanha, Toledo!

Fonte: Cntraveller

Fonte: Cntraveller

Toledo é conhecida como a cidade das três culturas, por haver tolerância entre judeus, cristãos e muçulmanos e marcas históricas deixadas por elas. Mas a o que tem de encantadora, Toledo tem de tamanho, o que facilita a visita para quem está em Madri. Foi o que nós, do Guia do Nômade Digital, fizemos. Saboreie um pouco a mistura que é Toledo!

Confira também o episódio sobre Toledo no Papo Viagem Podcast!

Quando se chega a Toledo, já se percebe a cor amarronzada da cidade, o que é sinônimo de belas casas históricas na Espanha. A presença muçulmana é inegável, tanto é que a infraestrutura urbana de Toledo deriva da engenhosidade desse povo.

Na arquitetura da cidade de Toledo, as ruelas sinuosas desenhadas por casarões de pedra se destacam, assim como, os telhados que quase se tocam, mas as janelas nunca estão frente a frente. E o que falar dos arcos? Foi o que mais gostamos.

A presença muçulmana foi muito importante para Toledo, mas a história dessa cidade é milenar. Na época do Império Romano, Toledo foi um importante polo de ligação com outras regiões, como Zaragoza e Mérida. Ainda hoje, podem ser vistas ruínas romanas na cidade.

toledo

Posteriormente a influência romana, os visigodos e os muçulmanos passaram a ocupar a cidade, principalmente a região de La Vega Baja. Toda essa região constitui hoje em um sitio arqueológico que vem sendo trabalhado para obter mais conhecido da época da ocupação desses povos.

Assim como em toda a Europa, os judeus também deixaram sua marca, tanto é que a cidade histórica possui um bairro chamado de Judaria, onde viviam os judeus, mas não era um gueto como havia em outras regiões.

Com tanta história viva que Toledo possui, não é difícil entender por que essa pequena cidade Patrimônio Histórico da Humanidade. Cada esquina é uma surpresa, uma nova atração, por isso Toledo merece ser visitada e você merece conhecer Toledo.

As principais atrações de Toledo

 

Catedral Primada

toledo

A Catedral Primada é a principal atração de Toledo, sendo uma grandiosa catedral, com pinturas de El Greco. Sua construção se iniciou no XIII, mas só foi concluída mais de 200 anos depois. Recomenda-se conhecer a Sacristia, o Tesouro, a Sala Capitular, o Coro, a Custódia de Arfe e o Transparente. A Catedral é imensa e merece ser conhecida com calma.

Para mais informações, entre no site da Catedral Primada.

 

Museu de El Greco

O Museu de El Greco se dedica a esse importante pintor grego, que fez sua carreira na Espanha, morando em Toledo. Assim, a intenção do museu é divulgar ainda mais as obras desse importante pintor do século XVII. Além disso, nesse museu se reproduz como eram as casas de Toledo na época de El Greco.

 

Álcazar

toledo

Um edifício majestoso! Essa é a melhor designação para o Álcazar, uma construção do período mulçumano que teve a função de fortaleza e palácio. Hoje o Álcazar abriga o Museu do Exército e a Biblioteca Regional de Castilla-La Mancha.

Conheça um pouco mais sobre o Álcazar clicando aqui.

 

Termas Romanas

As Termas Romanas são sítios arqueológicos milenares, um importante resquício da ocupação romana, sendo que sua construção data do século I antes de Cristo.

 

Porta e Ponte de Alcântara

toledo

A entrada mais charmosa da cidade se dá pela Ponte de Alcântara, uma construção dá época romana, mas que foi reconstruída algumas vezes. Atualmente, passam apenas pedestres pela ponte, que bom, e que ainda podem curtir a belíssima Porta de Alcântara, na entrada para a cidade amuralhada.

 

Sinagoga Santa Maria La Blanca

toledo

Essa sinagoga com nome de Santa é um exemplo da mescla entre as religiões de Toledo. Ela foi utilizada por diferentes religiões desde o século XIII. Atualmente, é uma sinagoga, seu grande destaque são as colunas e as pinturas, sendo que a primeira lembra a arquitetura árabe.

 

Como chegar?

Para chegar a Toledo partindo de Madri é bastante simples, basta pegar o metro em direção a Puerta de Atocha, que é a estação de trem. Nela é possível comprar os bilhetes, mas é melhor se antecipar e adquiri-los pela internet. Os trens saem em com aproximadamente 1 hora de intervalo e a viagem é tranquila, com apenas 30 minutos de duração.

Quando chegar a estação de trem de Toledo, você já vai ter uma amostra de como é essa cidade encantadora, pois a estação de trem possui uma linda arquitetura com inspiração moura.

 

Gostou do post? Então, curta o site e este post!

Boa Viagem, Viajante!

 

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

2 Comentários em "Um dia em Toledo: a capital medieval da Espanha"

Receber notificações de
avatar
Ordenar por:   mais recentes | mais antigos | mais votados
Telma Garbin Caramelo
Visitante
Telma Garbin Caramelo

Estive em Toledo em outubro de 2015, num dia frio e nublado, fato que não tirou o encanta da cidade. A visita foi rápida, mas preciosa! Amei Toledo, me encantei entre as vielas, a história, as construções,os petiscos e as lojinhas!
Parabéns pela bela matéria!
Minha experiência na Espanha está sendo contada no meu recém criado blog, espero que possamos trocar experiências!
http://viagemnajanela.blogspot.com.br/

wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.