Torre dell’Orologio: Torre do Relógio de São Marcos, Veneza

Conheça os elementos da fantástica Torre dell’Orologio, em Veneza, Itália!

A Torre dell’Orologio é um dos prédios mais bonitos da Praça San Marco em Veneza, principalmente pelo seu relógio maravilhoso e pelo seu maquinário complexo. A torre foi erguida no século XV e possui vários elementos que você deve observar na sua viagem de turismo à Veneza.

Torre dell’Orologio: Torre do Relógio de São Marcos em Veneza

Torre dell’Orologio em Veneza. Foto: Wikimedia

A torre foi construída em uma posição visível para a laguna de Veneza, mostrando para todos que chegavam à cidade, a glória e a riqueza de Veneza.

 

Elementos da Torre dell’Orologio de Veneza

A torre do relógio de Veneza é uma obra-prima de tecnologia e engenharia. O primeiro elemento que você vai notar na Torre dell’Orologio é, com certeza, o seu relógio astronômico.

O relógio astronômico exibe constelações, os signos do zodíaco, o signo dominante, além de indicar o dia e o mês atuais, a hora com números romanos de 1 a 24 e a fase atual da lua. Até o século XVIII o relógio também indicava a posição dos outros cinco planetas até então conhecidos: Saturno, Júpiter, Marte, Vênus e Mercúrio.

Relógio: Torre dell’Orologio de Veneza

Relógio da Torre dell’Orologio de Veneza. Foto: Wikimedia

Observe na foto acima que as horas são indicadas por um ponteiro adornado com um sol e as diferentes fases por eixos que giram conforme vão se passando os dias e meses. Os dois eixos internos, por exemplo, mostram a terra no centro e a lua girando conforme a sua fase. Sensacional, não é?

Confira no esquema abaixo como funciona o mecanismo que está presente na torre.

Mecanismo Torre dell’Orologio

Mecanismo Torre dell’Orologio. Foto: Fondazione Musei Civici di Venezia

Observa-se que naquela época o pessoal já sabia lidar com um sistema complicado para manter o relógio em funcionamento.

Mas além do relógio astronômico, há outros elementos da torre que você deve observar: são as estátuas!

A torre do relógio possui estátuas do leão de São Marcos, da Virgem Maria e do menino Jesus, bem como duas estátuas de bronze localizadas no topo da torre.

Essas duas estátuas batem o grande sino de bronze, dois minutos antes da hora exata e dois minutos depois da hora exata. São chamadas de “Os Mouros”, apesar de serem na verdade pastores que receberam esse apelido por causa da oxidação do metal.

Os Mouros e o sino. Torre dell’Orologio

Os Mouros e o sino. Torre dell’Orologio. Foto: Fondazione Musei Civici di Venezia

Além das estátuas já citadas, há outras estátuas que fazem parte da torre. Porém, essas estátuas já não aparecem tanto assim para os turistas e para os moradores. Como assim?

Na frente da estátua da Virgem Maria ficavam três estátuas dos Rei Magos e de um anjo que passavam a cada hora por ela, tipo uma procissão. Esse mecanismo foi reduzido por causa da complexidade e hoje você observa dois painéis, um indicando a hora e outro os minutos. Mas, ainda é possível assistir a procissão das estátuas duas vezes ao ano: no dia dos Reis Magos (6 de janeiro) e no dia da Ascensão de Jesus.

Anjo, Virgem Maria e o 3 Reis Magos. Torre dell'Orologio de Veneza

Anjo, Virgem Maria e o 3 Reis Magos. Torre dell’Orologio de Veneza

O outro relógio de Veneza: Relógio da Merceria

Note que há um arco embaixo da torre do relógio.

Ao passar por baixo desse arco, você chega na principal rua de compras de Veneza: a antiga Merceria. Aproveite para prestar atenção no relógio da torre que está apontado para a face norte. Esse relógio que você observa da rua é diferente do relógio que você observa da praça. Apesar de ser um relógio mais simples, também vale pena tirar uma foto.

 

Como funciona para visitar a Torre do Relógio – Torre dell’Orologio – de Veneza?

A torre do relógio de Veneza pode ser visitada somente por meio de uma visita guiada pré-agendada. Além de aproveitar a ótima vista da Piazza San Marco, você receberá uma explicação sobre o mecanismo do maquinário da torre, formado por rodas, pêndulos e barris.

O bilhete para adultos custa 12 euros e o tour guiado dura uma hora. Para reservar, acesse o site oficial de Veneza.

 

E aí, já conheceu a torre do relógio de Veneza? Qual foi a sua impressão? Confira também o episódio do Papo Viagem Podcast sobre Veneza!

Boa viagem, Viajante!

Salvar

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.