Roteiro Riviera Francesa: a Cotê d’Azur da França!

Confira dicas e atrações para montar o seu roteiro Riviera Francesa!

Roteiro Riviera Francesa: a Cotê d’Azur da França!

A Riviera Francesa é conhecida em francês como Cotê d’Azur, a costa azul. Realmente, o mar tem lindos tons de azul na Riviera Francesa, sendo um dos atrativos da região. A Riviera Francesa também é conhecida por ser frequentada por ricos e famosos.

Desde o século XIX, os endinheirados procuram a região para passar as férias. Antigamente, os ingleses eram os turistas que mais procuravam a Riviera Francesa, hoje é o mundo todo. Mas há opções de hospedagens e passeios para os viajantes econômicos, basta se planejar.

O sucesso que a Riviera Francesa faz como destino de viagem se deve as belezas naturais e históricas da região. Mas, afinal, onde fica a Riviera Francesa? Ela se localiza entre a fronteira da França com a Itália e a cidade de Cassis, englobando também o principado de Mônaco.

Os 300 dias de sol ao ano fazem da Riviera Francesa um destino de viagem durante todo o ano, seja para curtir as belas praias, conhecer as cidades históricas ou até mesmo esquiar nos Alpes Marítimos, distantes pouquíssimos quilômetros da costa.

Conheça no post de hoje as belezas e as cidades da Cotê d’Azur e monte o seu roteiro Riviera Francesa!

Confira também o roteiro 7 dias na Provença!

 

Cassis

Roteiro Riviera Francesa: a Cotê d’Azur da França!

Praia nos calanques. Fonte: TripAdvisor

A primeira cidade do roteiro Riviera Francesa é uma das cidades mais interessantes da região, principalmente para os viajantes econômicos. Cassis é o local ideal para se impressionar com os calanques, uma formação geológica onde o mar adentra ao território formando vales pedregosos.

Além disso, Cassis possui lindos edifícios antigos e belas praias. Seus preços são mais convidativos do que os das cidades badaladas da Riviera Francesa e, por isso, é um excelente destino de viagem.

 

Toulon

Roteiro Riviera Francesa: a Cotê d’Azur da França!

Fonte: TripAdvisor

Toulon é uma das cidades com um dos mais belos centros históricos, por onde os passeios costumam começar. Durante as manhãs, o mercado de rua na Cours Lafayette traz mais cor ao centro. Outros monumentos históricos importantes são a Igreja de Saint Louis e a Fonte dos Três Golfinhos.

Contudo, o grande destaque fica por conta do Museu Nacional da Navegação, aberto em 1981. Esse museu está localizado em Toulon, porque essa cidade possui um grande porto militar, chamado de Arsenal. Há diversos modelos de navios no Museu Nacional da Navegação.

 

Saint Tropez

Roteiro Riviera Francesa: a Cotê d’Azur da França!

Fonte: TripAdvisor

Brigitte Bardot foi uma das responsáveis por colocar Saint Tropez na rota dos turistas endinheirados. No verão, esse tipo de turista é o que mais se vê na cidade. Se você quer conhecer a cidade, evite essa época, mas saiba que Saint Tropez possui poucas atrações.

 

Cannes

Roteiro Riviera Francesa: a Cotê d’Azur da França!

Fonte: TripAdvisor

O Festival Internacional de Filmes é a atração mais conhecida de Cannes, mas ocorre apenas no mês de Maio. Para os viajantes econômicos, pagar para usar uma das praias privativas não é uma boa ideia. Assim, o que fazer em Cannes inclui conhecer a cidade antiga, o porto e o Palácio dos Festivais.

 

Antibes

Roteiro Riviera Francesa: a Cotê d’Azur da França!

Fonte: TripAdvisor

Antibes já foi chamada de lar por Pablo Picasso, um dos seus moradores mais ilustres entres tantos famosos e milionários. Aliás, visitar o Museu Picasso é uma das atrações da cidade, pois há mais de 300 obras do pintor, muitas inspiradas em Antibes.

Antibes é uma cidade interessante tanto para os turistas estrangeiros quanto para os franceses. Entre Cannes, Saint Tropez e Antibes, essa última é a melhor opção para viajantes econômicos, pois há atrações culturais e naturais que cabem no bolso.

 

Nice

Roteiro Riviera Francesa: a Cotê d’Azur da França!

A maior cidade da região, Nice, não poderia ficar de fora do roteiro Riviera Francesa. Seu belo mar, centro histórico tirado dos filmes e a colina do Chateau são apenas algumas de suas atrações.

Além disso, por ser uma cidade grande, há muitas opções de hospedagem, baladas e restaurantes, com diversidade de preço. Nice é uma excelente base para conhecer várias cidades, como Cannes, Antibes e, principalmente, Mônaco.

 

Mônaco

Roteiro Riviera Francesa: a Cotê d’Azur da França!

Mundialmente conhecido pelo luxo, cassinos e milionários, Mônaco é muito mais do que isso. Esse principado independente na Riviera Francesa possui belas paisagens naturais, vários jardins, muita história e museus interessantíssimos.

Confira o episódio sobre Mônaco no Papo Viagem Podcast!

Èze e Grasse

Roteiro Riviera Francesa: a Cotê d’Azur da França!

Fonte: TripAdvisor

Èze e Grasse são duas cidades conhecidas pela histórica fabricação de perfumes franceses. Conhecer um pouco mais sobre esse item famoso no mundo todo pode ser feito em Grasse, principalmente.

Em Èze, o grande prazer é andar pelos becos da pequena cidade, com aproximadamente três mil habitantes e muitas belezas. No alto de uma montanha foi fundada a medieval e murada Èze, com o Mar Mediterrâneo no horizonte, como você pode ver na imagem acima.

 

Menton

Roteiro Riviera Francesa: a Cotê d’Azur da França!

Fonte: TripAdvisor

Menton fica na fronteira francesa com a Itália e, por isso, parece mais italiana do que francesa. Seu clima mais ameno do que o da Riviera Francesa propicia que as plantas cresçam, formando belos jardins. Assim, um dos pontos altos de Menton é o Jardim Botânico.

O clima de Menton é tão bom, que há várias plantações de limão siciliano. Em Fevereiro, acontece o Festival do Limão, no qual são feitas esculturas com limão, como você pode ver na imagem acima.

 

Estações de Ski

Roteiro Riviera Francesa: a Cotê d’Azur da França!

Fonte: Wikimedia

No roteiro Riviera Francesa, podem ser incluídas as estações de ski, afinal, o inverno pode ser uma ótima opção para conhecer a região. As estações de ski ficam a poucas horas de Nice e oferecem uma ótima experiência para quem gosta de aventura. No mapa, você confere a localização e os nomes das estações de ski.

Além disso, visitar a Riviera Francesa no inverno propicia conhecer melhor as cidades históricas, já que o fluxo de turistas diminui bastante nessa época do ano. As cidades da França são charmosas o ano todo e essa pode ser uma ótima época para visitar o país, ou pelo menos, o sul do país.

 

Mapa roteiro Riviera Francesa

 

O roteiro Riviera Francesa te ajudou? Então, curta o site e este post!

Boa viagem, Viajante!

 

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.