Roteiro de Viagem a Lima, Peru: Roteiros de 1, 2, 3 e 4 Dias

Confira quatro opções de roteiro de viagem a Lima e descubra o melhor da capital do Peru!

Quando estava planejando a viagem a Lima, li muitos posts sobre a capital do Peru. Depois de tanta pesquisa, percebi que havia poucas sugestões de roteiros de viagem a Lima.

Decidimos passar 4 dias completos na cidade, sem ter certeza absoluta se esse tempo seria demais. Felizmente, 4 dias formam a melhor opção para quem quer conhecer Lima muito bem e tem um estilo de viagem um pouco mais lento, sem correria.

É claro que ainda faltaram lugares para visitar, mas com 3 ou 4 dias dá para percorrer os diversos bairros da cidade e descobrir o que Lima tem de melhor.

Dificilmente, o viajante brasileiro tem todos esses dias disponíveis para a capital peruana, porque o foco da viagem ao Peru costuma ser Cusco, Machu Picchu e, às vezes, Arequipa. Por isso, neste post há roteiros de 1 dia até 4 dias inteiros em Lima.

Confira todas as dicas de roteiro de viagem a Lima que irão facilitar seu planejamento!

 

Roteiro de 1 dia em Lima – O que fazer em Lima em 1 dia

Roteiro de Viagem a Lima

Catedral de Lima e o Palácio Arquiepiscopal

No post sobre “O que fazer em Lima: Pontos Turísticos”, há informações detalhadas das principais atrações turísticas da cidade. Então, aqui serão mostradas sugestões de roteiros, começando com as dicas sobre o que fazer em Lima em 1 dia.

Sem dúvida, o que não pode ficar de fora de um roteiro de viagem a Lima é a Plaza Mayor, onde estão importantes construções históricas.

Na Plaza Mayor, é imperdível entrar na Catedral de Lima, que é bonita por fora e por dentro, com estilos arquitetônicos diferentes nas capelas. O Palácio do Governo é difícil de visitar por dentro, mas as fotos externas já compensam.

Os edifícios amarelos com sacadas de madeira escura se destacam na Plaza Mayor. Uma dessas construções é o Palácio Municipal. O trabalho perfeccionista nas sacadas de madeira também pode ser visto no Palácio Arquiepiscopal, ao lado da Catedral.

Para o viajante interessado na história e arte coloniais, vale continuar o itinerário pelo centro de Lima e visitar o Convento de São Francisco ou o Convento de Santo Domingo.

Roteiro de Viagem a Lima

Claustro principal do Convento de Santo Domingo com a torre ao fundo

O Convento de São Francisco é mais famoso e visitado, já que possui túneis que serviram como catacumbas até o século XIX. Já o Convento de Santo Domingo tem menos turistas, guarda o túmulo de Santa Rosa de Lima e possui uma torre com ótimas vistas do centro, inclusive da Plaza Mayor.

Caso sua intenção seja entender a história antiga do Peru, o melhor é visitar um dos museus de arqueologia. Os dois melhores e mais conhecidos museus em Lima são o Museu Nacional de Arqueologia (público) e o Museu Larco (privado).

O Museu Nacional de Arqueologia e o Museu Larco estão localizados fora dos bairros turísticos de Lima, mas os dois ficam na região de Pueblo Libre. O Museu Nacional de Arqueologia é mais adequado para entender as antigas civilizações peruanas.

Já o Museu Larco é focado nas cerâmicas desses povos e, apesar de ser mais famoso, do ponto de vista educacional e didático, não é melhor do que o Museu Nacional de Arqueologia. A fama do Museu Larco vem da seção de cerâmica erótica e do grande estoque de peças.

Independente da escolha de passeio, seja história colonial no centro ou arqueologia em Pueblo Libre, o final do roteiro de viagem a Lima de 1 dia tem que ser aproveitando à noite.

Roteiro de Viagem a Lima

Parque Municipal de Barranco

Há dois bairros para curtir a vida noturna: Barranco e Miraflores. Barranco fica bem próximo ao mar, sendo um bairro com bela arquitetura e cara de interior, mas com vários restaurantes e bares. Barranco é um reduto de jovens em Lima.

Em Miraflores, é possível encontrar bons restaurantes, inclusive restaurantes renomados, sendo um bairro mais adequado para famílias.

Em resumo, há algumas possibilidades de roteiro de viagem a Lima de 1 dia:

Visitar a Plaza Mayor e caminhar pelo centro + convento no centro ou museu focado em arqueologia em Pueblo Libre + noite em Barranco ou Miraflores.

 

Roteiro de 2 dias em Lima – O que fazer em Lima em 2 dias

Roteiro de Viagem a Lima

Objetos antigos no Museu Nacional de Arqueologia

Com dois dias inteiros em Lima já dá para conhecer muito melhor a cidade, desde a arte colonial até os museus que abordam a riqueza cultural peruana.

É claro que o passeio começa pelo centro e pela Plaza Mayor. No caso do roteiro de viagem a Lima de 2 dias, vale dedicar a manhã e a tarde para conhecer os pontos turísticos de Lima que estão no centro.

Na Plaza Mayor, perto do meio dia, acontece a troca de guarda, sempre com muita música ao vivo. A troca da guarda no Palácio do Governo foi uma das melhores que já presenciei.

Além de conhecer a Plaza Mayor, há tempo suficiente para comer nos restaurantes mais baratos que ficam no centro. Só não precisa escolher um restaurante muito barato.

Depois, é possível visitar os dois conventos de Lima, o Convento de São Francisco e o Convento de Santo Domingo. Particularmente, eu gostei mais do Convento de Santo Domingo, mas vale a pena visitar também as catacumbas do Convento de São Francisco.

Caminhar bastante pelo centro é a melhor forma de descobrir as sacadas de madeira que enfeitam as fachadas dos prédios. A Plaza San Martín também merece muitas fotos, assim como o Congresso da República e a Iglesia de San Pedro.

Roteiro de Viagem a Lima

Huaca Pucllana

Novamente, durante a noite pode-se passear por Miraflores, para quem está mais cansado, ou estender a noite em um bar em Barranco. A escolha depende muito do estilo do viajante e também da energia disponível.

No segundo dia, vale conhecer o bairro onde se está hospedado. Como mostramos no post sobre “Onde ficar em Lima”, a maioria dos viajantes se hospeda em Miraflores e alguns preferem Barranco, que é bem mais distante do centro.

Para quem está hospedado em Miraflores, pode-se escolher visitar o Mercado de Miraflores para comprar alguns presentes (sempre negocie o valor), ir ao Parque Kennedy, caminhar no Malecón (calçadão à beira das falésias) até o Parque do Amor ou fazer o passeio pela pirâmide de Huaca Pucllana.

Como eu gostei bastante da pirâmide de Huaca Pucllana, recomendo a visita, mas é melhor visita-la cedo, quando há menos turistas e também para poder aproveitar melhor o segundo dia na capital do Peru.

Sem dúvida, algum museu de arqueologia deve estar na lista sobre o que fazer em Lima em 2 dias. Como mostrei anteriormente, os dois melhores museus de Lima são o Museu Larco e o Museu Nacional de Arqueologia.

É bem puxado visitar esses dois museus tendo um dia inteiro. Com apenas metade de um dia, o melhor é escolher apenas um museu e conhecê-lo bem, com calma.

Se sobrar um tempinho na sua tarde, vá a Barranco, conheça a região da Bajada de Banõs, as igrejinhas e a praça principal, terminando o passeio em um dos restaurantes e bares do bairro.

 

Roteiro viagem a Lima de 3 e 4 dias – O que fazer em Lima em 3 e 4 dias

Roteiro de Viagem a Lima

Parque do Amor

O roteiro de viagem a Lima de 3 dias é ainda mais proveitoso do que os roteiros anteriores.

Tendo três dias inteiros na cidade, dá para visitar tanto o Museu Larco quanto o Museu de Arqueologia. A dica é visitar o Museu de Arqueologia antes do Museu Larco, para ter uma base de conhecimento sobre os antigos povos peruanos.

Além de aproveitar melhor os museus, vale a pena conhecer Miraflores com mais calma. Com 3 dias é possível conhecer quase tudo dessa região de Lima. Por exemplo, nós gostamos bastante de caminhar no Malecón do Parque do Amor até o Shopping Larcomar.

Acredito que tudo que mostrei até agora preencha muito bem 3 dias inteiros. Caso o viajante seja bem rápido, há os pontos turísticos que recomendo para o quarto dia em Lima, que são visitar o Parque de La Exposición, onde fica o Museu de Arte de Lima, e conhecer o Circuito Mágico das Águas na mesma região.

Nós visitamos todos esses pontos turísticos de Lima em 4 dias inteiros, sempre separando as atrações por regiões próximas, para evitar ao máximo os deslocamentos na cidade.

No mapa acima, pode-se perceber que é possível separar as atrações do ponto de vista geográfico.

 

Como se deslocar em Lima?

Roteiro de Viagem a Lima

Fonte: Wikimedia Carlos F. Pardo

O trânsito em Lima é pesado. Para fugir das filas, nós usamos o “Ônibus Metropolitano”, que é um sistema de ônibus BRT, onde os ônibus não pegam filas.

Usando os táxis, as filas são inevitáveis, por isso achamos o Metropolitano uma boa ideia, mesmo sempre lotado de passageiros. Pouquíssimas vezes fomos sentados.

Para usar o Metropolitano, basta se dirigir a estação de ônibus mais próxima à sua hospedagem e comprar o cartão (tarjeta) por 4,5 soles. A passagem de ônibus custa 2,5 soles por pessoa e os ônibus passam por Barranco, Miraflores, San Isidro e vão até o Centro.

 

Esperamos que as dicas de roteiro de viagem a Lima tenham sido úteis para o planejamento da sua viagem! Não se esqueça de conferir o post com os detalhes sobre os pontos turísticos de Lima, além do artigo com dicas sobre onde ficar em Lima!

Boa viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.