Roteiro de Viagem a Éfeso, na Turquia!

Descubra a cidade antiga mais bela da Turquia no Roteiro de Viagem a Éfeso!

Roteiro de Viagem a Éfeso, na Turquia!

Éfeso já foi capital da parte asiática do Império Romano, foi visitada por imperadores e por Cleópatra, foi o refúgio da Virgem Maria e guarda belezas que são vistas por 1,5 milhão de visitantes todos os anos. Incrível é a palavra que melhor define esse grande sítio arqueológico.

Realmente, as ruínas de Éfeso impressionam, pois é um sítio arqueológico que abriga uma cidade inteira. São ruas de mármore cercadas por colunas, teatros grandiosos e muitas esculturas e belezas arquitetônicas atraem milhões de visitantes todos os anos.

Se você for à Turquia, não deixe Éfeso fora do seu roteiro de viagem. Confira o post, conheça a história e fique por dentro das dicas de como fazer um ótimo Roteiro de Viagem a Éfeso!

 

A história e as principais atrações turísticas de Éfeso

Roteiro de Viagem a Éfeso, na Turquia!

A cidade de Éfeso se encontra muito próxima de Izmir, a terceira maior cidade da Turquia, e também está próxima do mar, atraindo visitantes que estão na Riviera Turca. Fundada em 1000 a.C., Éfeso se tornou relevante durante do domínio romano, sendo a cidade mais importante da região do mar Egeu.

Atualmente, Éfeso é um sítio arqueológico, que vem sendo escavado há 100 anos. Suas ruínas se espalham pela cidade vizinha de Selçuk, mas se concentram principalmente em uma região inabitada. A força do tempo, das invasões e dos terremotos destruíram muitos prédios grandiosos em Éfeso, mas ainda há muito que ver nessa fantástica cidade.

Fonte: Planet Ware

Fonte: Planet Ware

Por ter sido uma cidade importantíssima na Ásia Menor, com 500 mil habitantes nos tempos áureos, Éfeso possui monumentos grandiosos. No Brasil, a cidade é conhecida por ser mencionada no Novo Testamento, pelo fato da Virgem Maria ter vivido lá e pela primeira difusão do cristianismo ter acontecido na região.

Entre os principais monumentos que existem dentro da área denominada como “ruínas de Éfeso” encontram-se o Grande Teatro, a Biblioteca de Celsius e o Templo de Adriano. O Grande Teatro é realmente impressionante e bem preservado. Com capacidade de abrigar 20.000 mil pessoas, este teatro ao ar livre recebia a exibição de peças de teatro, lutas e discussões políticas. Ele é um dos pontos altos do Roteiro de Viagem a Éfeso.

Roteiro de Viagem a Éfeso, na Turquia!

Contudo, a Biblioteca de Celsius foi o monumento que mais nos impressionou. Sua beleza está na fachada cheia de detalhes minuciosos, que destoam dos demais monumentos de Éfeso. As quatro estátuas na fachada, representando deusas relacionadas à ciência, dão o toque de mestre a terceira maior biblioteca da antiguidade, construída no século I. Vale ressaltar que as estátuas originais estão no museu de Éfeso, em Selçuk.

Roteiro de Viagem a Éfeso, na Turquia!

O Templo de Adriano é uma das construções mais belas de Éfeso, localizado na principal rua, denominada Curetes e não poderia ficar fora do Roteiro de Viagem a Éfeso. Essa rua de mármore também é maravilhosa. No Templo de Adriano o principal destaque é a fachada belíssima.

Roteiro de Viagem a Éfeso, na Turquia!

Outro monumento relevante, principalmente para os cristãos, mas que está bastante deteriorado é a primeira igreja dedicada à Virgem Maria. Nessa igreja ocorreu o Concílio de 431. No século VII, foi construída outra igreja juntamente a antiga, dando a denominação de Igrejas Gêmeas a essa construção. Ainda é possível ver o símbolo da cruz em uma das igrejas.

Roteiro de Viagem a Éfeso, na Turquia!

 

A casa da Virgem Maria

Roteiro de Viagem a Éfeso, na Turquia!

Fonte: Ephesus Foundation USA

Conta-se que a Virgem Maria e os apóstolos foram muito perseguidos depois da crucificação de Jesus. Como forma de fugir dessa ameaça, São João levou a Virgem Maria para morar em Éfeso, em uma região afastada oito quilômetros da cidade principal.

Contudo, a pequena casinha no alto de uma montanha passou séculos sem ser descoberta. No final do século XIX, as visões de uma religiosa alemã levaram a descoberta do refúgio da Virgem Maria no meio do nada. Incrível!

Atualmente, o Santuário da Virgem Maria recebe milhões de visitantes todos os anos, a maioria vinda do Roteiro de Viagem a Éfeso. São pessoas de todas as religiões, inclusive turcos muçulmanos, pois Maria é mãe de um profeta importante no Islamismo, Jesus. Vários Papas também visitaram essa pequena e singela casinha.

 

Atrações turísticas em Selçuk

Roteiro de Viagem a Éfeso, na Turquia!

Templo de Ártemis

Muitos monumentos históricos que pertenceram a Éfeso hoje fazem parte da cidade vizinha de Selçuk, como: o Templo de Ártemis e a Basílica de São João.  O Templo de Ártemis é uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Conta-se que sua beleza era incomparável, com centenas de colunas e imagens da deusa. Contudo, com as invasões de outros povos o templo foi completamente destruído, resta apenas uma coluna.

A Basílica de São João se localiza no centro de Selçuk. Essa igreja bizantina foi construída pelo imperador Justiniano, no século VI, no local onde se acredita que esteja enterrado São João Evangelista. Atualmente, a Basílica de São João passa por reformas que vem melhorando sua beleza perdida durante séculos.

Além desses monumentos históricos importantes, na pequena Selçuk encontra-se o Museu de Éfeso, que não poderia ficar de fora do Roteiro de Viagem a Éfeso. Nesse museu estão guardados os principais tesouros de Éfeso, principalmente estátuas de valor histórico imensurável.

 

Dicas para visitar Éfeso!

Roteiro de Viagem a Éfeso, na Turquia!

  • Chegue cedo, pois o calor é intenso, principalmente no verão, e o número de visitantes aumenta muito durante o dia. Se pudéssemos teríamos chego às 8:00 da manhã;
  • Comece a visita pela parte de cima, onde fica o anfiteatro pequeno (Odeon), assim você não deixará nada para traz;
  • Compre água, ou leve de casa, antes de entrar nas ruínas, pois não há vendedores lá dentro (graças a Deus!). Protetor solar, boné e óculos são indispensáveis no verão;
  • O bilhete adulto custa 30 liras turcas, algo em torno de R$35;
  • Se você tem mais tempo, compre o bilhete único para as ruínas e para o Museu de Éfeso, o custo total é de 40 liras turcas;
  • Recomendamos ficar em torno de três horas nas ruínas para conhecer tudo com calma.

 

Como chegar a Éfeso usando transporte público?

Roteiro de Viagem a Éfeso, na Turquia!

Como nós estávamos visitando a Riviera Turca, Éfeso estava no meio do caminho entre cidade que estaríamos. Saímos da belíssima Çesme e passamos alguns dias em Izmir. Quem vem de avião apenas para conhecer Éfeso, normalmente, hospeda-se em Izmir. Quem está em um cruzeiro, normalmente, fica em Kusadasi.

Vamos falar como chegar a Éfeso a partir de Izmir. A melhor e mais barata opção é ir de trem até Selçuk, principalmente para quem estiver hospedado no centro de Izmir. Os horários são poucos, mas há o trem das 7:30 da manhã.

Roteiro de Viagem a Éfeso, na Turquia!

Em Selçuk, na estação de ônibus, há mini ônibus (chamados de dolmuș) que levam até as ruínas de Éfeso. Nós optamos por ir a pé para conferir o Templo de Ártemis no meio do caminho e voltamos de dolmuș.

Outra opção é ir de Izmir até Selçuk de ônibus, que saem todos os dias da rodoviária de Izmir. Novamente, em Selçuk, na estação de ônibus, há mini ônibus que levam até as ruínas de Éfeso.

Sabemos que muitas pessoas optam por alugar um carro, mas esse não é o nosso perfil, pois somos viajantes econômicos, mas a maioria das dicas do Roteiro de Viagem a Éfeso são úteis para diversos perfis de viajantes.

 

Gostou das dicas e do Roteiro de Viagem a Éfeso? Se sim, curta nosso site e este post!

Boa Viagem Nômade Digital :)

 

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.