Quantos países têm no mundo atualmente?

Descubra quantos países têm no mundo atualmente!

Quantos países têm no mundo atualmente?

Kosovo, um dos países não reconhecidos pela ONU. Fonte: Flickr

A pergunta quantos países têm no mundo atualmente parece ter uma resposta fácil. Eu poderia te responder que há 197 países no mundo atualmente, mas se você desconsiderar Taiwan e Kosovo, que não são reconhecidos como Estados soberanos pela Organização das Nações Unidas (ONU), a resposta será 195 países.

Contudo, Taiwan e Kosovo possuem amplo reconhecimento por outros países e só não são membros da ONU devido à influência da China, que reclama a posse de Taiwan, e da Rússia, que é aliado da Sérvia, país do qual Kosovo se separou.

Além disso, da resposta de 195 Estados soberanos, há dois que são considerados observadores da ONU, mas não são membros da organização. O Vaticano e a Palestina estão nessa categoria por possuírem certo grau de reconhecimento internacional. Confira a lista de membros da ONU aqui.

Quantos países têm no mundo atualmente?

Museus do Vaticano.

Se você considerar apenas os Estados soberanos reconhecidos pela ONU, a sua lista se restringe a 193 países. Quando se somam os observadores da ONU, Taiwan e Kosovo, a resposta é 197.

Os países muito novos têm dificuldades para serem reconhecidos pela ONU. Mas você sabe quais são os países mais novos do mundo? O Sudão do Sul é o país mais novo do mundo, reconhecido em 2011. Antes dele, o Kosovo se separou da Sérvia em 2008 e Montenegro também se separou da Sérvia, mas 2 anos antes.

Só para você ter uma ideia de como os países continuam surgindo, o que dificulta responder quantos países têm no mundo atualmente. Desde 1990, surgiram 29 novas nações no mundo, a maioria vinda do colapso da União Soviética e da Iugoslávia. Há outros 4 territórios parcialmente reconhecidos internacionalmente.

Há também colônias nos dias de hoje. Normalmente, são territórios pequenos, como ilhas. Os Estados Unidos e o Reino Unido têm várias colônias pelos quatro cantos do mundo.

Nos Jogos Olímpicos, você verá muito mais do que 193 países reconhecidos pela ONU. Por quê? Qualquer território, mesmo dependente de outro país, mas que possui certa autonomia pode requerer ao COI (Comitê Olímpico Internacional) o direito de participar de maneira independente dos Jogos Olímpicos. No total, são 206 países e territórios participantes dos Jogos Olímpicos.

Se você observar outras organizações internacionais, com a FIFA, o número de países participantes cresce bastante. Isso se deve as formas menos rígidas de classificar os países, diferentemente da ONU, que requer unanimidade no Conselho de Segurança para que um país seja membro.

 


Como descobrir os melhores hotéis para sua próxima viagem: Use o Seletor de Hotéis

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Há diversas combinações que podem ser feitas, trazendo como resultado os hotéis que mais se encaixam nas prioridades do viajante. Inclusive, é possível buscar hostels, apartamentos, pousadas e até hotel fazenda.

Então, faça uma pesquisa no Seletor de Hotéis, a ferramenta do Guia do Nômade Digital que ajuda os viajantes a economizar e se hospedar em bons hotéis mundo afora.

Fontes: Infoplease, Countries of the World e Polgeo Now.

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
error: Conteúdo protegido.