Melhores Pontos Turísticos de João Pessoa: O Que Fazer em João Pessoa, Paraíba

Descubra os principais pontos turísticos de João Pessoa e comece a planejar sua viagem à capital da Paraíba!

A Paraíba é um estado muito rico em cultura e beleza natural. As praias paraibanas são muito procuradas durante o verão, mas a capital, João Pessoa, não fica atrás em lugares belos e interessantes para serem visitados, como este post mostra nos principais pontos turísticos de João Pessoa!

A grande vantagem de visitar João Pessoa é a variedade de atrações que a cidade possui. Belas praias urbanas, passeios para piscinas naturais, diversos parques e o centenário Centro Histórico são apenas alguns pontos turísticos de João Pessoa para conhecer.

No post de hoje, mostramos o que fazer em João Pessoa, além de outras dicas de viagem no final do post! Já vale adiantar que temos um post completíssimo sobre as melhores praias para se hospedar em João Pessoa (clique aqui)!

 

Centro Histórico de João Pessoa

Melhores Pontos Turísticos de João Pessoa: Igreja de São Francisco

Igreja de São Francisco. Fonte: TripAdvisor

Muitos viajantes desconhecem o fato de João Pessoa ser a terceira capital mais antiga do Brasil, fundada em 1585. O Centro Histórico de João Pessoa reflete essa riqueza histórica e arquitetônica da cidade.

Por possuir centenas de prédios com valor inestimável, o berço do nascimento de João Pessoa é Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ou seja, uma atração imperdível!

O grande destaque da cidade histórica é o Centro Cultural São Francisco, que conta com a belíssima Igreja de São Francisco, o Convento de Santo Antônio e outras construções igualmente importantes e antigas.

Melhores Pontos Turísticos de João Pessoa: Centro Cultural São Francisco

Detalhes do Centro Cultural São Francisco. Fonte: TripAdvisor

A Igreja de São Francisco levou 200 anos para ser finalizada, tendo início em 1770. A capela toda dourada é o principal destaque, assim como o teto ricamente decorado e vários objetos sacros. Vale destacar também a beleza do claustro (muito antigo) com inspiração moura e os azulejos históricos.

Mas o Centro Histórico de João Pessoa tem vários prédios e praças para serem visitados, além do Centro Cultural São Francisco. Na Praça João Pessoa fica o Palácio da Redenção de 1586, sede do governo estadual, e o Prédio do Tribunal da Justiça de meados século XIX.

Outra praça que vale muito a visita é a Praça Antenor Navarro, onde estão localizadas várias casinhas antigas super coloridas e fotogênicas, assim como a bela Igreja de São Frei Pedro Gonçalves. Essa igreja data de meados do século XIX e guarda em seu interior ruínas de uma capela antiga.

Melhores Pontos Turísticos de João Pessoa: Praça Antenor Navarro

Praça Antenor Navarro. Fonte: TripAdvisor

Bem pertinho da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves fica o Hotel Globo, o primeiro hotel de luxo de João Pessoa, construído em 1928 e que já recebeu políticos e artistas famosos. Quem visita o Centro Histórico a tarde costuma assistir o pôr do sol no antigo Hotel Globo, mas isso depende do seu roteiro pelo centro.

A Praça Dom Adauto também está cheia de monumentos antigos, como a Igreja de Nossa Senhora do Carmo (1592), o Palácio do Carmo e o Casarão de Azulejos, totalmente decorado com azulejos portugueses. Sem dúvida, pontos turísticos de João Pessoa imperdíveis!

Há muitas construções interessantes para tirar foto no Centro Histórico de João Pessoa, como: o Teatro Santa Roza, a Casa de Pólvora, a Igreja e Mosteiro de São Bento, a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves e muito mais. Dedique metade de um dia para essa região e você não vai se arrepender.

Veja no mapa acima a localização dos principais pontos turísticos de João Pessoa no Centro Histórico. Há um roteiro completo marcado no mapa, sendo ideal para quem quer conhecer quase todo o centro.

 

Melhores Praias de João Pessoa

Melhores Pontos Turísticos de João Pessoa: Praia Tambaú.

Praia Tambaú. Foto: Wikimedia – Bruno Pessoa

A Paraíba tem muitas praias para serem visitadas, mas nesse tópico vamos falar só sobre as melhores praias em João Pessoa para visitar, que são importantes pontos turísticos de João Pessoa.

A Praia de Tambaú é uma das praias mais conhecidas em João Pessoa, com águas calmas, mar com boa temperatura e cor bonita. Por ser uma praia urbana, há infraestrutura com barraquinhas, além de vida noturna nesse bairro.

Aliás, é a partir da Praia de Tambaú que partem os barcos para as piscinas naturais de Picãozinho. Quando a maré está baixa e o dia tem sol, fora da época de chuva, vale a pena conhecer as piscinas naturais, que são belíssimas. Nas épocas mais movimentadas, o passeio pode estar bem concorrido.

Melhores Pontos Turísticos de João Pessoa: Praia de Cabo Branco

Praia de Cabo Branco. Fonte: TripAdvisor

A Praia de Cabo Branco é outra praia urbana muito procurada em João Pessoa, muito porque tem bastante infraestrutura e é utilizada para fazer caminhadas, andar de bicicleta e aproveitar a orla, inclusive no final da tarde.

Outra praia muito visitada é a Praia de Camboinha, que fica no município vizinho de Cabedelo. Além de curtir essa praia de águas calmas, muitos viajantes fazem o passeio até o banco de areia chamado de Ilha da Areia Vermelha.

Na Ilha da Areia Vermelha, a transparência da cor da água impressiona, mas o problema é a lotação do local. Vale lembrar que esse passeio deve ser feito na maré baixa e com sol.

Melhores Pontos Turísticos de João Pessoa: Praia do Jacaré

Praia do Jacaré. Fonte: TripAdvisor

As Piscinas Naturais do Seixas também fazem parte dos passeios “praianos” em João Pessoa. Assim como nas demais piscinas naturais, a visibilidade depende da luminosidade, da maré e se não choveu por aqueles dias. Fique atento a isso para aproveitar melhor as piscinas!

Há outras praias em João Pessoa, como a Praia de Intermares, mas que é mais indicada para surfistas por causa do mar com ondas. A Praia do Bessa também vale a pena ser conhecida, por ser uma praia limpa e longa, além de propícia para praticar esportes.

Já a praia fluvial do Jacaré é procurada para curtir o pôr do sol e ouvir as apresentações de sax e já se tornou um dos mais tradicionais pontos turísticos de João Pessoa!

 

Ponta do Seixas

Melhores Pontos Turísticos de João Pessoa: Estação Cabo Branco

Estação Cabo Branco. Fonte: Wikimedia

Quando se está visitando João Pessoa pela primeira vez é impossível não ir até a Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas. Além da pequena praia do Seixas e dos passeios às piscinas naturais, há outras atrações na região da Ponta do Seixas e de Cabo Branco.

O Farol do Cabo Branco é bastante visitado, muito mais pela vista da região do Seixas, do que pelo farol em si, que precisa de melhor manutenção.

A Estação Cabo Branco é outro local de interesse na região, sendo um espaço cultural com bela arquitetura projetada por Oscar Niemeyer. Para visitar a Estação é importante ficar atento aos eventos e aos horários de funcionamento. Confira mais detalhes no site oficial.

 

Parques em João Pessoa

Melhores Pontos Turísticos de João Pessoa: Parque Solon de Lucena

Parque Solon de Lucena. Fonte: TripAdvisor

Para os amantes da natureza, para quem quer dar um tempo na praia ou está com crianças, vale conhecer alguns parques em João Pessoa.

O melhor parque em João Pessoa é o Jardim Botânico Benjamim Maranhão, uma área de proteção permanente com 12 trilhas. Para fazer as trilhas é preciso estar acompanhado. Aqui você confere mais detalhes desse importante parque da cidade.

Já o Parque Zoobotânico Arruda Câmara fica bem perto do Centro Histórico, facilitando a visita. Os residentes ainda chamam o parque de “Bica”, devido à Fonte Tambiá. Com animais, plantas e boa localização, esse parque é ideal para passeios em família.

O Parque Solon de Lucena também é central, mas é um espaço mais adequado para caminhadas e também é bastante utilizado pelos locais.

 

Mercado de Artesanato Paraibano e Feirinha Tambaú

Melhores Pontos Turísticos de João Pessoa: Mercado de Artesanato Paraibano

Mercado de Artesanato Paraibano. Fonte: TripAdvisor

Quando se visita qualquer cidade, ainda mais uma cidade tão rica em cultura, vale a pena levar lembrancinhas para casa. As fotos são grandes lembranças da viagem, mas há objetos de artesanato que podem ser comprados em João Pessoa para sempre lembrar da capital paraibana.

A Feirinha Tambaú é uma dos locais mais conhecidos para comprar souvenires, mas costuma ter preços um pouco mais altos do Mercado de Artesanato Paraibano. Nas proximidades da Feirinha têm restaurantes e bares, sendo um dos lugares sobre o que fazer em João Pessoa à noite.

Mas para quem procura uma variedade maior de artesanato, vale visitar o Mercado de Artesanato Paraibano, que conta com dezenas de lojas e bons preços.

 

Melhor época para visitar João Pessoa

João Pessoa tem temperaturas médias em torno de 25°C, chegando a temperaturas máximas na casa dos 30°C no verão.

Então, o mais importante é saber quando chove em João Pessoa. Os meses mais chuvosos são de abril até julho. Em março e agosto também chove bastante. O melhor mesmo é escolher os meses antes do verão que tem pouca chuva, como de setembro até dezembro.

Já o verão é a alta estação, sendo a época mais lotada para visitar João Pessoa, mas não chove muito.

 

Esperamos que as dicas sobre os pontos turísticos de João Pessoa tenham te ajudado! E não se esqueça de conferir o post completíssimo sobre as melhores praias para se hospedar em João Pessoa!

Boa viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.