15 Melhores Pontos Turísticos da Colômbia

Confira 15 pontos turísticos da Colômbia que você merece visitar!

A Colômbia é um país muito rico em paisagens, cultura e história. Cidades coloniais cheias de monumentos antigos, os parques naturais excelentes para fazer ecoturismo e as grandes e inovadoras cidades fazem parte dos pontos turísticos da Colômbia.

Neste post queremos mostrar como a Colômbia é bonita, diversa e ideal para fazer turismo na América do Sul. O país vem passando por melhorias na segurança, se destaca pelo acolhimento caloroso e tem preços que cabem no bolso de muitos viajantes. Então, vamos conhecer a Colômbia!

 

1 Botero em Medellín

15 Melhores Pontos Turísticos da Colômbia

Plaza Botero. Fonte: TripAdvisor

Medellín se tornou uma das cidades mais apaixonantes da Colômbia, devido a sua recuperação, inovação e foco na qualidade de vida. Só Medellín mesmo para expor a todos 23 estátuas do renomado artista plástico Fernando Botero.

Desde 2002 na Plaza Botero, o visitante pode conferir essas estátuas totalmente de graça, além de belas árvores e cafés para relaxar. Também na Plaza Botero fica o Museu de Antioquia, uma atração imperdível em Medellín.

No Museu de Antioquia, seu passeio pelas obras de Botero continua, com pinturas relacionadas à vida do artista plástico, assim como cenas da história da cidade. Vale destacar que o museu aborda a história da região de Antioquia, onde está localizada Medellín.

Já o viajante que decide conhecer a Igreja de San Antonio pode visitar a Plaza de San Antonio. Na Plaza há quatro estátuas de Botero, inclusive a estátua de pássaro que foi destruída em um ataque terrorista em 1995. Uma marca do passado da cidade, hoje muito distante do presente e futuro de Medellín.

 

2 Catedral de Sal em Zipaquirá

15 Melhores Pontos Turísticos da Colômbia

Área principal da Catedral de Sal. Fonte: TripAdvisor

A Catedral de Sal é o principal passeio de um dia a partir de Bogotá, sendo considerada uma das maravilhas da Colômbia.

Localizada em Zipaquirá, a 40 quilômetros da capital, a Catedral de Sal é uma construção única, com paredes repletas de sal e esculturas em pedra, estando localizada a 180 metros de profundidade.

Além de conhecer os diversos atrativos da Catedral de Sal, vale a pena dedicar uma horinha para visitar o centro de Zipaquirá, que é pequeno, mas possui construções históricas.

 

3 Eje Cafetero ou Triângulo do Café

15 Melhores Pontos Turísticos da Colômbia

Campos de café. Fonte: Wikimedia

A Colômbia apostou no café de qualidade, muitas vezes orgânico, para agregar valor às suas exportações (poderíamos aprender também!). O café colombiano é realmente muito bom e tem importância cultural no país, sendo a Paisagem Cultural do Café da Colômbia Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

No Eje Cafetero (eixo cafeeiro), uma região nos departamentos de Risaralda, Quindío e Caldas, saem os mais apreciados sabores da Colômbia. Chegando em Manizales, Pereira ou Armenia, os visitantes têm acesso aos pontos turísticos da Colômbia no Eje Cafetero.

Há muito que fazer no Eje Cafetero, principalmente visitas guiadas às fazendas de café, aprendendo sobre o processo produtivo. Inclusive, muitas fazendas também se tornaram pousadas, o que faz a experiência ser ainda mais interessante.

Quem visita o Eje Cafetero costuma conhecer a pequena e histórica cidade de Salento e fazer passeios ao Valle de Cocora, para conhecer as palmas de cera, grandes palmeiras símbolo da Colômbia.

 

4 Centro Histórico de Cartagena de Índias

15 Melhores Pontos Turísticos da Colômbia

Plaza na Ciudad Amurallada de Cartagena. Fonte: Wikimedia

Cartagena de Índias foi fundada em 1533 pelos espanhóis e hoje é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, devido ao seu centro histórico ser muito preservado. São 11 quilômetros de muralhas que guardam casas antigas de quase 400 anos e várias igrejas.

Muralhas tão fortes dizem respeito às tentativas de proteger a cidade dos piratas, que a atacavam muito durante o período colonial. As construções antigas também datam desse período.

Tanta beleza arquitetônica faz com que Cartagena atraia visitantes de todo o mundo, além de receber bons festivais, principalmente de arte e música. A cidade inspira os viajantes a caminhar com calma e descobrir as belezas da história em cada esquina de Cartagena.

 

5 Parque Nacional Natural Tayrona

15 Melhores Pontos Turísticos da Colômbia

Cabo San Juan del Guía. Fonte: TripAdvisor

O Parque Nacional Natural Tayrona é uma reserva de mata preservada, cheia de praias e belezas, considerada Reserva da Biosfera. No Parque Tayrona estão belíssimas praias para se hospedar, sendo os destaques Cañaveral e Cabo San Juan del Guía.

Em Cañaveral, há estrutura com hospedagens e restaurantes, mas que costumam ser bem caros. Já Cabo San Juan del Guía possuí mais hospedagens para mochileiros, como campings e hospedagens simples, sendo a praia mais popular entre os viajantes econômicos.

Para conhecer as praias e o Parque Nacional Natural Tayrona é necessário fazer trilhas, que muitas vezes passam de 2h de caminhada. Muitos turistas apenas passam o dia no parque, principalmente para conhecer a Praia Cristal, um dos destaques da região de Santa Marta.

 

6 Museu do Ouro em Bogotá

15 Melhores Pontos Turísticos da Colômbia

Peça de ouro do Museu do Ouro em Bogotá. Fonte: TripAdvisor

É impossível deixar o Museu do Ouro em Bogotá fora da lista dos melhores pontos turísticos da Colômbia, porque o museu tem um acervo único, que você só encontrará lá.

Sendo um dos maiores museus dedicados ao ouro, especificamente peças centenárias dos povos pré-colombianos, o Museu do Ouro é imperdível.

Com tickets baratos e visitas guiadas de graça, o Museu do Ouro oferece cultura e aprendizado sobre diversos povos da Colômbia através de peças de ouro, normalmente usadas para fins religiosos.

O Museu do Ouro é um dos pontos turísticos da Colômbia para visitar!

 

7 Ilha de San Andrés

15 Melhores Pontos Turísticos da Colômbia

Cayo Bolívar na região de San Andrés. Fonte: TripAdvisor

A Ilha de San Andrés tem se tornado uma nova descoberta de lugares para visitar na Colômbia. Por se localizar no Mar do Caribe, bem longe da costa colombiana, San Andrés tem variados tons de azul no mar, atraindo os visitantes que buscam um Caribe mais acessível.

Os passeios de barco para as ilhas próximas são os destaques de San Andrés, além de algumas praias da ilha.

A questão mais importante não é saber o que fazer em San Andrés (isso é muito fácil), o mais complicado é escolher o hotel em San Andrés, porque há muitas opções, inclusive opções ruins.

 

8 Santuário de Las Lajas

15 Melhores Pontos Turísticos da Colômbia

Santuário de Las Lajas. Fonte: TripAdvisor

É difícil não se encantar pela beleza do Santuário de Las Lajas, na cidade de Ipiales, na região da fronteira com o Equador. O Santuário de Las Lajas tem arquitetura neogótica bastante impressionante, que combinada com o cânion do rio Guáitara cria um cenário de filme.

Por ficar distante das grandes cidades colombianas, nem sempre o Santuário de Las Lajas entra no roteiro dos viajantes, mas é inegável a beleza de um dos mais importantes pontos turísticos da Colômbia.

 

9 Sítios Arqueológicos de San Agustín

15 Melhores Pontos Turísticos da Colômbia

Estátuas antigas. Fonte: Wikimedia

Entre as cidades de San Agustín e Isnos, civilizações muito antigas e ainda desconhecidas esculpiram peças gigantescas entre os séculos I e VIII. Essas esculturas e monumentos são os maiores e mais impressionantes da América do Sul.

Por essa razão, o Parque Arqueológico de San Agustín é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e uma das maiores riquezas arqueológicas do nosso continente.

Apesar de não estar na rota turística convencional, o Parque Arqueológico de San Agustín é um dos mais impressionantes pontos turísticos da Colômbia.

 

10 Parque Nacional Natural Los Nevados

15 Melhores Pontos Turísticos da Colômbia

Nevado del Ruiz. Fonte: Wikimedia

O Parque Nacional Natural Los Nevados fica localizado na região do Eje Cafetero e protege os glaciares tropicais Nevado del Ruiz, Nevado de Santa Isabel e Nevado del Tolima.

Sem dúvida, essa atração turística e natural da Colômbia é ideal para quem quer praticar escaladas e caminhadas, assim como para os amantes na natureza, afinal, são picos nevados em uma região tropical.

Há tours de um dia a partir de Manizales, Pereira ou Armenia, inclusive com guias em espanhol ou inglês e passeios relaxantes em água termal. Mas é importante visitar o Parque Nacional Natural Los Nevados apenas em meses de tempo firme, preferencialmente em janeiro ou fevereiro.

 

11 Península La Guajira

15 Melhores Pontos Turísticos da Colômbia

Cabo de la Vela. Fonte: TripAdvisor

A Colômbia tem uma variedade de paisagens impressionante. Na península La Guajira, no extremo norte do país, há desertos banhados pelo Mar do Caribe, um lugar diferente para conhecer.

O Cabo de la Vela é o ponto turístico mais famoso de La Guajira, sendo um lugar simples, mas com hospedagens e restaurantes, além de boa oferta de passeios pela região.

Nas terras desertas e secas de La Guajira vivem os indígenas Wayuu, um dos maiores grupos entre os povos originais da Colômbia. O artesanato Wayuu é um souvenir para relembrar as belezas e as cores vivas dessa região única da Colômbia.

 

12 Caño Cristales

15 Melhores Pontos Turísticos da Colômbia

Caño Cristales. Fonte: TripAdvisor

Considerado o rio mais bonito do mundo, Caño Cristales se destaca entre os pontos turísticos da Colômbia.

As algas e demais plantas se reproduzem de maneira majestosa no leito de Caño Cristales, criando cores estonteantes, como tons de vermelho, amarelo, roxo, azul e até preto.

Toda essa beleza natural pode ser visitada de junho a novembro, mas outubro, setembro e novembro são meses muito chuvosos na Colômbia. Além disso, não é tão fácil chegar até Caño Cristales.

 

13 Popayan, a Cidade Branca

15 Melhores Pontos Turísticos da Colômbia

Popayan e suas construções brancas. Fonte: TripAdvisor

Popayan é uma das cidades coloniais mais preservadas da Colômbia, fundada em meados do século XVI. A cor alva das construções trouxe popularidade à cidade, além das festas religiosas, as mais famosas da Colômbia.

Assim, a cidade fica no seu máximo movimento e beleza durante a Semana Santa, quando muitas comemorações são organizadas.

Vale destacar que não é difícil chegar até Popayan, já que a cidade está distante 150 km de Cali.

 

14 San Gil

15 Melhores Pontos Turísticos da Colômbia

Rapel em San Gil. Fonte: TripAdvisor

Os viajantes que procuram passeios radicais, como rafting, paragliding e outros esportes em meio a natureza tem em San Gil o lugar perfeito. Há rios, cachoeiras, trilhas e muitas agências de turismo para se aventurar em San Gil.

 

15 Villa de Leyva

15 Melhores Pontos Turísticos da Colômbia

Plaza Mayor. Fonte: TripAdvisor

Villa de Leyva é uma pacata e histórica cidade a 150 km de Bogotá. Sua Plaza Mayor é uma das maiores e mais exuberantes que se pode encontrar na Colômbia, com igrejas e monumentos centenários. Na cidade há ainda belas ruas de pedra, bons restaurantes e muita beleza.

 

Gostou de conhecer os pontos turísticos da Colômbia? Se você tiver alguma sugestão, deixe um comentário!

Boa viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.