Palatino em Roma: o que ver, atrações, mapa e fotos

Confira dicas sobre o que ver no Palatino em Roma!

Palatino em Roma: Atrações, mapa e fotos!

O Palatino é o local de nascimento de Roma, segundo a lenda mais famosa. Conta-se que foi nessa colina que Rômulo fundou Roma em 753 a.C. As áreas ao redor do Palatino também possuem sítios históricos, como o Fórum Romano, o Coliseu e o Circo Máximo.

O ticket para conhecer o Palatino, o Fórum Romano e o Coliseu é um só. Por isso, não perca a oportunidade de conhecer todas essas atrações históricas de Roma. Vale destacar que entender bem o Palatino é fundamental para aproveitar a visita.

Quando visitamos o Palatino, lemos pouca coisa sobre ele e não aproveitamos muito. Por isso, este post vai te ajudar a não passar por isso e aproveitar bastante no seu passeio pelo Palatino em Roma.

Confira também todas as dicas sobre Roma no episódio especial do Papo Viagem Podcast!

Atrações do Palatino em Roma

Por ser uma área em ruínas, que foi muito destruída durante a Idade Média, é importante estudar o Palatino antes de visita-lo. Caso contrário, as ruínas não terão muito significado para você e a visita não será tão interessante.

A colina Palatino é um local habitado desde o século VIII a.C. segundo os estudos mais recentes.

Nos séculos II e I a.C. o Palatino era a região onde viviam os patrícios, a elite de Roma. Logo após, tornou-se moradia de muitos imperadores romanos, como Augusto, Tibério e Domiciano, entre outros.

Palatino em Roma: Atrações, mapa e fotos!

Domus Severiana. Fonte: Wikimedia

Um dos primeiros monumentos que se nota é o DOMUS SEVERIANA, que era o palácio do Imperador Settimio Severo.

Construído no final do século II d.C e ainda bastante conservado, o Domus Severiana possui vários arcos, que eram pertencentes às Termas de Settimio Severo.

Em algumas ocasiões, o Domus Severiana fica aberto ao público, uma oportunidade única de entrar em um palácio de Roma de verdade.

Palatino em Roma: Atrações, mapa e fotos!

Domus Flavia. Fonte: Wikimedia

Contudo, os palácios imperiais mais importantes fazem parte do Palácio de Domiciano.

Construído no primeiro século d.C. o Palácio de Domiciano abriga diversas áreas, como: Estádio de Domiciano, o DOMUS FLAVIA e o Domus Augustana.

O Estádio de Domiciano é o local onde ocorriam competições esportivas e eventos, em uma espécie de jardim privado. Sabe-se que no Estádio de Domiciano foi assassinado São Sebastião.

Palatino em Roma: Atrações, mapa e fotos!

Domus Augustana. Fonte: Wikimedia

O Domus Flavia, ou Palácio dos Flávios, era uma construção grandiosa, com jardim interno, templo e uma basílica (local relacionado ao poder judiciário de Roma). Basicamente, o Domus Flavia tinha a função pública, recebendo convidados e sendo sede da Justiça.

Já o DOMUS AUGUSTANA era a parte privada do Palácio de Domiciano. O Domus Augustana possuía dois níveis e um jardim central.

Em 2007, foi encontrada uma caverna na região do Domus Augustana, que pode ter sido usada pela loba que amamentou Rômulo e Remo, segundo a lenda.

Palatino em Roma: Atrações, mapa e fotos!

Casa de Augusto. Fonte: Wikimedia

Outro monumento muito importante e que ainda possui tesouros é a CASA DE AUGUSTO. A Casa de Augusto era uma residência privada, onde morava Augusto antes de virar Imperador. A Casa de Augusto possui afrescos de 2 mil anos bem conservados.

A CASA DE LÍVIA é uma das construções mais conservadas do Palatino em Roma. Na Casa de Lívia vivia a esposa do Imperador Augusto, assim como o próprio Imperador.

Palatino em Roma: Atrações, mapa e fotos!

Casa de Lívia. Fonte: Wikimedia

Foram encontradas pinturas no estilo de Pompeia na Casa de Lívia, mas que hoje estão guardadas no Museu Nacional de Roma.

Próximo da Casa de Lívia fica o criptoportico, um monumento composto por 128 metros de corredores que ligavam os palácios do Palatino, inclusive alguns são subterrâneos.

Acredita-se que o Imperador Calígula tenha sido assassinado nesses corredores no ano 41 d.C.

Palatino em Roma: Atrações, mapa e fotos!

Jardins Farnese. Fonte: Wikimedia

Uma das regiões com vistas incríveis no Palatino em Roma são os mirantes dos JARDINS FARNESE. No século XV, os Jardins Farnese foram construídos em ruínas do Palatino, especificamente do Domus Tiberiana, formando um dos primeiros jardins botânicos da Europa.

No Palatino em Roma, você pode visitar o Museu Palatino, um complemento para a visita às ruínas. No Museu Palatino estão expostas muitas obras de artes encontradas nesse sítio histórico. Uma das pinturas mais emblemáticas é uma pintura anticristã do século III d.C.

 

Dicas sobre o Palatino em Roma

  • As melhores fotos que tiramos na viagem a Roma foram feitas a partir do Palatino. De lá, é possível ver em detalhes o Fórum Romano, assim como o Coliseu. Aproveite o fato de estar em uma colina, para tirar fotos dessa linda região.
  • Vale comprar o ticket pela internet para não pegar fila. Com o ticket pode-se visitar o Coliseu, o Fórum Romano e o Palatino. Caso você queira comprar na hora, a dica é procurar as bilheterias do Palatino ou Fórum Romano, já que a do Coliseu está sempre lotada.
  • Para quem gosta de tranquilidade, visitar as atrações acima, principalmente o Coliseu, no começo da manhã é a melhor alternativa. As atrações abrem cedo, a partir das 8h30.
  • Para mais informações, confira o site oficial aqui.

 

Vale muito a pena aprender sobre o Palatino em Roma antes de visita-lo! Confira também o post sobre o Fórum Romano e saiba quais são os melhores bairros e hotéis para se hospedar em Roma!

Boa viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.