O que Fazer em Lima, Peru? 19 Pontos Turísticos de Lima

por Jade

Lima é a porta de entrada para os turistas estrangeiros que visitam o Peru. Normalmente, o lugar número 1 na lista dos visitantes é fazer turismo em Machu Picchu, mas a capital também tem muito a oferecer. O que fazer em Lima não falta, porque a cidade possui muita história, bons museus e a melhor comida do Peru.

Lima pode até tirar os visitantes do sério por causa do trânsito difícil, então, quanto menos se deslocar, melhor será para sua viagem.

Mas saiba que enfrentar o trânsito da cidade tem como recompensa descobrir a história do Peru, muitas obras de artes e diferentes passeios em Lima.

No post de hoje, nós selecionamos mais de 19 pontos de interesse em Lima. Você vai perceber como a cidade tem passeios diversificados e que rendem ótimos dias turistando.

Depois, leia também nosso artigo-guia com todas as dicas sobre onde se hospedar em Lima nos melhores bairros!

O que fazer em Lima, Peru? + 19 Pontos Turísticos em Lima

Plaza Mayor

Catedral e Palácio Episcopal na Plaza Mayor
Catedral e Palácio Arquiepiscopal na Plaza Mayor

A viagem a Lima começa pela Plaza Mayor (ou Plaza de Armas), que é a praça mais bonita da América do Sul, sem dúvida alguma.

A Plaza Mayor é um local histórico relevante, porque o Vice-reinado do Peru teve grande importância econômica e foi o centro de muitas decisões na América espanhola.

Foi na Plaza Mayor, em 1535, que o conquistador Francisco Pizarro fundou a cidade. Séculos depois, em 1821, o libertador General José San Martín declarou a Independência do Peru.

Atualmente, além de bem conservada e policiada, a Plaza Mayor se destaca pela arquitetura dos prédios. A maioria deles tem belos pórticos, assim como os exuberantes balcões de madeira em estilo colonial, que podem ser encontrados em várias construções antigas pela cidade.

O que fazer em Lima, Peru
Palácio do Governo (acima) e Palácio Municipal (abaixo)

Vale ficar atento às seguintes construções e pontos turísticos de Lima na Plaza Mayor:

  • Catedral de Lima: A partir de 1540, várias igrejas foram construídas no local da atual Catedral de Lima. No século XVII, foi planejada a mais bela construção, porém várias modificações e reconstruções foram realizadas devido aos terremotos. Essa é a razão pela qual há uma variedade de estilos no interior da Catedral, do barroco ao neoclássico. Gratuitamente, você pode visitar a tumba de Francisco Pizarro, mas para conhecer o interior da igreja é preciso comprar um ticket (10 soles sem guia e sem o Museu de Arte Religiosa). Com guia e com o Museu, o ingresso custa por 30 soles. A beleza dos retábulos das capelas e o ótimo folder com informações sobre a Catedral tornam a visita imperdível sobre o que fazer em Lima. Note que ao lado da Catedral de Lima fica o Palácio Arquiepiscopal, com seus suntuosos balcões de madeira e que também pode ser visitado.
  • Palácio do Governo: Como a maioria das construções na Plaza Mayor, o Palácio do Governo foi reconstruído, no caso em 1938 devido a um terremoto seguido de incêndio. A residência oficial do Presidente da República é uma construção com inspiração neoclássica, principalmente francesa. Naquele mesmo local, Pizarro construiu sua moradia, exatamente onde ficava a casa de um líder nativo. Existe a possibilidade da visita ao Palácio (procure pelo escritório de relações públicas do Governo Peruano), porém o mais comum é aproveitar a ótima troca de guarda. Com muita música ao vivo, a troca de guarda acontece às 11h45min. todos os dias.
  • Palácio Municipal: A Plaza Mayor tem uma beleza hipnotizante muito por causa dos prédios amarelos com balcões de madeira negra. O mais importante deles é o Palácio Municipal. A construção atual é recente, de 1944, mas mesmo assim muito rica em detalhes. O interior do Palácio Municipal possui elementos neocoloniais, assim como uma importante biblioteca e um museu de fotografia e arte. O Palácio pode ser visitado de quarta-feira a domingo.

Quando você for visitar a Plaza Mayor, não fique apenas na Plaza. Conheça também as ruas próximas, que possuem fotogênicas casas coloniais com seus balcões de madeira bem únicos, que verdadeiramente fazem parte do roteiro sobre o que fazer em Lima no Centro Histórico.

A Casa de Aliaga é uma das mais famosas casas coloniais em Lima, afinal, a construção tem quase 500 anos de história e está aberta ao público.

Convento de Santo Domingo e Santuário de Santa Rosa de Lima

O que fazer em Lima, Peru
Claustro principal com a torre ao fundo

O que fazer em Lima no Centro? Há muitas atrações históricas no Centro de Lima e uma das melhores é visitar o Convento de Santo Domingo, onde fica o Santuário dos Santos Peruanos.

Muitas vezes desconhecido pelos turistas, o Convento de Santo Domingo foi fundado em 1535 e possui obras de arte com muitos séculos de existência.

Vale destacar o primeiro claustro com azulejos de Sevilha com mais de 400 anos de história, assim como as pinturas nas paredes do claustro.

A biblioteca, que parece saída de um filme, também impressiona, assim como a torre, que pode ser acessada sem pagamento extra e proporciona uma vista de 360º do Centro.

Não há no Centro de Lima um mirante tão bom e alto quanto à torre do Convento de Santo Domingo.

O Convento também é um santuário, porque abriga a tumba de Santa Rosa de Lima, uma santa muito popular no Peru e também no Brasil.

San Martin de Porres é outro santo peruano enterrado no Convento. Aliás, lá estão vários objetos que pertenceram a San Juan Macías, outro santo que viveu no Peru.

Com tantas obras de arte para serem vistas, tanta importância religiosa e, normalmente, com poucos visitantes, conhecer o Convento de Santo Domingo é uma atração imperdível sobre o que fazer em Lima e ainda é uma atração econômica.

Informações práticas – Jirón Camaná, nº 170 (duas ruas após o Palácio do Governo). Aberto todos os dias das 9h30min. até às 18h. Ticket adulto 10 soles (inclusa visita guiada em inglês ou espanhol), mas é comum dar mais uma gorjeta para o guia.

Monastério de São Francisco em Lima

Monastério de São Francisco em Lima
Fachada da Igreja de São Francisco

Semelhante ao Convento de Santo Domingo, mas muito mais conhecido e visitado, há o Monastério de São Francisco.

O Monastério de São Francisco possui visita guiada em inglês ou espanhol, onde são mostradas diversas áreas onde viviam os religiosos, como a biblioteca antiga (muito bonita), o claustro principal com azulejos centenários, a pinacoteca, o refeitório e, por fim, as catacumbas ou criptas.

Durante a visita é proibido tirar fotos, mas há várias locais para guardar na memória, como o belo coro na parte alta da igreja e a pintura da Última Ceia com comidas típicas do Peru.

As catacumbas trouxeram fama ao Monastério de São Francisco. Elas foram descobertas em 1943, com milhares de ossos, já que o local foi usado para sepultamentos até 1808.

Acredita-se que 25 mil pessoas tenham sido sepultadas nas criptas da Igreja de São Francisco.

Vale destacar que durante a visita às catacumbas não são vistos tantos ossos quanto se pode esperar e, claramente, eles foram reagrupados.

Os túneis são tranquilos, já que a visita é guiada e não há chance de se perder. Pessoas claustrofóbicas não podem participar.

Informações práticas – Plazuela San Francisco. Aberto todos os dias das 9h às 20h15min. Ticket adulto custa 15 soles (inclusa visita guiada em inglês ou espanhol). Para mais informações, confira o site oficial do Museu Convento San Francisco.

O que fazer em Lima no Centro: outras atrações

Congresso do Peru
Congresso do Peru

Além dos pontos turísticos de Lima mencionados acima e das casas antigas com balcões de madeira, há outros locais sobre o que visitar em Lima no Centro.

Se você encontrar uma igreja pelo caminho, aproveite a oportunidade e entre. Foi assim que descobrimos a suntuosa Iglesia de San Pedro, com decoração barroca. A maioria das igrejas abre para a missa entre 16h e 17h.

Na mesma região da Iglesia de San Pedro, vale tirar uma foto do Congresso do Peru, uma construção toda branca com arquitetura neoclássica.

Apenas fique atento ao entorno, que é bem movimentado devido ao caótico Mercado Central.

A Plaza San Martín é outro local que vale visitar, sendo uma praça construída no início do século XX em homenagem ao libertador do Peru. As construções alvas com arquitetura neoclássica tornam a praça muito fotogênica.

Outro ponto positivo é que há muitos restaurantes nessa região. O ponto negativo é o trânsito complicado!

Melhores Museus em Lima: Museu de Arqueologia, Museu Larco e Museu de Arte

O que fazer em Lima, Peru
Objetos antigos no Museu de Arqueologia

Visitar Lima significa aprender muito sobre as diferentes culturas dos antigos peruanos e também sobre o Peru atual.

Por meio dos museus, o visitante tem acesso a muitas informações, que ajudam também a compreender as cidades que ainda vai visitar no país.

A nossa dica é ir primeiro ao Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e História do Peru, porque a organização desse museu possibilita compreender os hábitos e os costumes dos diferentes povos que habitavam o Peru antes da colonização espanhola.

O Museu de Arqueologia está localizado na Plaza Bolívar em Pueblo Livre, uma área histórica da cidade, bem charmosa, principalmente a pracinha e a igreja. O prédio do Museu de Arqueologia é colonial e muito bonito.

O maior e mais antigo museu do Peru possui milhares de artefatos antigos, pinturas da época colonial, objetos do período da independência e muito mais.

Impossível o Museu de Arqueologia não estar na lista sobre o que fazer em Lima.

O que mais me agradou no Museu de Arqueologia foi a modernidade das exposições, a organização fácil de entender e a abrangência do museu. Por isso, esse museu é imperdível e quanto mais tempo você tiver por lá, melhor será sua experiência.

Nós só nos arrependemos de não termos pedido a visita guiada. Caso você tenha interesse, é só reservar com uma semana de antecedência pelo e-mail reservas-mnaahp@cultura.gob.pe. O valor da visita guiada é 20 soles e já inclui a entrada no museu.

Cerâmica no Museu Larco
Cerâmica no Museu Larco

Outro museu de arqueologia imperdível é o Museu Larco, localizado na mesma região do Museu Nacional de Arqueologia. O Museu Larco é focado em cerâmicas, objetos de metal e tapeçarias dos antigos povos do Peru.

Com uma gigantesca coleção em um belíssimo prédio, o Museu Larco peca na organização do seu acervo, tornando confuso o entendimento das diferenças entre os povos e também da época de cada um.

Como o Museu Larco é muito procurado para fazer as visitas guiadas, o problema da disposição do acervo acaba diminuindo.

Contudo, a visita guiada é cara, custa 30 soles por pessoa, mais 35 soles da entrada ao museu. Saiba também que muitos viajantes reclamam da rapidez da visita guiada.

Nós não fizemos a visita guiada ao Museu Larco. Preferimos utilizar os conhecimentos adquiridos no Museu de Arqueologia para entender o acervo do Larco. Fica a dica!

É claro que vale mencionar dois fatos bastante únicos do Museu Larco: a sala com cerâmicas eróticas, algo surpreendente e divertido, e o imenso depósito de cerâmicas que não estão em exposição, mas o visitante pode acessar.

O viajante que quer descobrir as pinturas de artistas peruanos tem no Museu de Arte de Lima (MALI) uma ótima opção.

O prédio do MALI é belíssimo e muito bem conservado. A exposição permanente é variada, contento diversos quadros da época colonial.

Vale ressaltar a qualidade da exposição temporária. Quando visitamos o MALI, a exposição temporária era sobre o povo Nazca, com uma riqueza de detalhes impressionante.

O MALI é mais uma boa opção sobre o que fazer em Lima para quem tem mais tempo.

Parque de la Reserva e Circuito Magico del Agua

O que fazer em Lima, Peru
Circuito Mágico no Parque de la Reserva

Quem visita o MALI no final da tarde, pode aproveitar o anoitecer no Parque de la Reserva. A grande atração do parque é o Circuito Magico del Agua, com diversas fontes de água coloridas.

As famílias formam o principal público do parque, já que as crianças adoram as fontes.

Vale a pena visitar o Parque de la Reserva como complemento ao MALI. As fontes são bem interessantes, mas o show com projeções na maior fonte não me agradou muito.

A qualidade das projeções e a elaboração de toda a apresentação deixaram a desejar.

Informações práticas – De quarta a domingo, das 15h às 22h30min, com shows às 19h15min, 20h15min e 21h30min. Ticket adulto custa 4 soles. Confira mais informações no site oficial.

O que fazer em Miraflores: Pirâmide Huaca Pucllana e muito mais

O que fazer em Lima, Peru
Huaca Pucllana

A maioria dos visitantes escolhe Miraflores sobre onde ficar em Lima e, realmente, é uma decisão acertada.

O bairro tem bons restaurantes, muito comércio e também tem lugares para visitar. O ponto turístico mais interessante em Miraflores é o sítio arqueológico de Huaca Pucllana.

Huaca Pucllana é uma pirâmide construída a partir do século V, com origem no povo Lima.

Esse povo tinha forte relação com o mar, por isso cerâmicas decoradas com motivos marinhos foram encontradas em Huaca Pucllana, assim como oferendas humanas (apenas mulheres jovens).

A riqueza arqueológica de Huaca Pucllana só começou a ser valorizada a partir de 1980. Então, todas as informações e objetos encontrados são muito recentes.

Para entender melhor os povos que viveram na atual Lima, vale a pena visitar Huaca Pucllana e fazer a visita guiada (todas as visitas são guiadas, em inglês ou espanhol).

O que fazer em Lima, Peru
Parque do Amor

No bairro vizinho a Miraflores, San Isidro, também existe uma pirâmide milenar, chamada de Huaca Huallamarca. Infelizmente, essa pirâmide foi muito modificada e não possui visita guiada, o que nos desmotivou a conhecê-la.

Miraflores também é conhecida por seus mercados: Mercado dos Artesãos (ou Mercado Índio) e o Mercado de Surquillo. A região do bairro onde ficam os mercados é bem agitada, com muitos carros!

O Mercado dos Artesãos vende todo o tipo de souvenir peruano, como bonequinhos de alpaca, casacos de alpaca, cerâmica, objetos de metal e coisas do tipo. O mercado é até bem organizado, mas todos os estandes são parecidos.

Apesar de não termos comprado nada no Mercado dos Artesãos, eu acabei perguntando alguns preços só por curiosidade.

Achei os valores mais caros do que em Arequipa e Cusco, por exemplo. Então, se você gostar de algo, é melhor pechinchar sem vergonha.

Já o Mercado de Surquillo é focado em produtos alimentícios. Ao redor do mercado há sempre bastante movimento, algo comum no entorno de mercados de comida.

Particularmente, o Mercado de Surquillo só vale a pena para quem tem a intenção de comprar algumas frutas, chás ou outros produtos alimentícios.

Se você está hospedado em Miraflores, caminhar pelo malecón (calçadão) é quase uma obrigação sobre o que fazer em Lima. O malecón fica a beira das falésias e, por isso, tem uma vista bonita do mar bravo de Lima.

A nossa dica é começar a visita ao malecón pelo Parque do Amor, onde fica a escultura “El Beso” do artista peruano Victor Delfín. Há também belos mosaicos nesse pequeno parque.

Vale continuar a caminhada até o Shopping Larcomar. A vista do Shopping Larcomar é bem interessante e de quebra há ainda banheiros gratuitos. Só os preços das lojas e restaurantes no shopping não costumam agradar.

O que fazer em Barranco, Lima?

O que fazer em Lima, Peru
Parque Municipal de Barranco

Barranco é um charmoso e famoso bairro de Lima. Há quem se hospede no bairro devido a excelente e variada vida noturna, além do charme das construções.

Barranco já foi área de férias da elite limenha no século XIX, assim como reduto de escritores e artistas no século XX. Realmente, o bairro é muito bonito e inspirador, tanto pelas construções antigas quanto pela presença do mar.

Para começar o passeio por Barranco, o melhor é visitar o Parque Municipal, que tem como principais destaques a Biblioteca e a Iglesia de la Santíssima Cruz.

Durante as tardes, há sempre artistas e famílias no parque. Já durante a noite, turistas e jovens aproveitam a vida noturna.

Rua que leva à Puente de Los Suspiros
Rua que leva à Puente de Los Suspiros

A visita continua pela Puente de Los Suspiros, que não tem nada a ver com a Ponte dos Suspiros de Veneza. A Puente de Los Suspiros é bem simples, mas possibilita ter uma bela vista da Bajada de Baños, que é o caminho que leva às proximidades do mar.

A Bajada de Baños até tem casas interessantes ao redor, mas que hoje são restaurantes. Normalmente, há certo assédio dos vendedores aos turistas que passam pela região.

Nós gostamos de andar sem pressa pelo bairro, descobrindo as construções que ele tem. São muitas casas bonitas de diversas épocas. Muitas dessas construções foram reformadas ou reconstruídas porque Barranco foi alvo das tropas chilenas na Guerra do Pacífico.

Para os fãs de moda e fotografia, vale dizer que o Museu Mario Testino está localizado em Barranco.

Comidas Típicas do Peru

Ceviche sempre acompanhado de camote, a melhor batata doce do mundo!
Ceviche sempre acompanhado de camote, a melhor batata doce do mundo!

Aqui no site, nós temos um post sobre “20 Comidas Típicas do Peru”. Vale dar uma olhada para se acostumar com os nomes.

Nós recomendamos provar o ceviche durante o almoço (peixe super fresco) e o lomo saltado, mas há outras opções.

Lima é a melhor cidade do Peru para provar as comidas típicas. Há três tipos de restaurantes: restaurantes com menu executivo (até 20 soles); restaurantes com pratos até 40 soles; restaurantes gourmets.

No Centro de Lima, há bons e baratos restaurantes com menu executivo, mas são restaurantes simples, onde os locais comem todos os dias.

Em Miraflores, recomendamos procurar os restaurantes com pratos até 40 soles, como o Rincon Chami.

Há vários restaurantes gourmets em Lima, que são ideais para uma noite especial, mas nem sempre cabem no bolso dos turistas.

Só não acredite que só existem restaurantes gourmets em Lima, há uma variedade para escolher. Afinal, o que fazer em Lima também inclui comer!

Mapa com os principais pontos turísticos de Lima

Confira no mapa a localização de todos os pontos turísticos de Lima mencionados neste artigo. Basta clicar no “botão com seta” para acessar a legenda do mapa.

Esperamos que as dicas sobre o que fazer em Lima sejam úteis para sua viagem! Leia também nosso post sobre Onde ficar em Lima e veja o porquê de ser tão importante contratar um bom Seguro Viagem ao Peru.

Boa Viagem, Viajante!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.