O Que Fazer em Hvar, Croácia? Melhores Pontos Turísticos

Conheça os pontos turísticos e passeios e saiba o que fazer em Hvar, na Croácia!

A Ilha de Hvar é a ilha mais conhecida da Croácia, sendo a cidade de Hvar a mais importante da ilha. Muitos viajantes europeus visitam a cidade de Hvar por causa das festas de verão, mas há muito o que fazer em Hvar, como vou mostrar neste post.

As festas de verão são bastante procuradas, mas acontecem mesmo em julho e agosto. O viajante que escolhe os meses da primavera e outono pode aproveitar melhor a cidade e a ilha inteira, conhecendo diversos pontos turístico de Hvar sem tanta gente e agito.

A dica é fazer um roteiro de viagem a Hvar com variedade de passeios, desde caminhadas pelas cidades históricas até passeios de barco pela região. É claro que curtir uma praia faz parte das atrações sobre o que fazer em Hvar.

Então, vamos descobrir muito lugares para visitar na Ilha! Não se esqueça de conferir o episódio do Papo Viagem Podcast sobre Hvar para ter ainda mais dicas de viagem sobre a Ilha!

Depois de ler este post, não se esqueça de conferir as melhores dicas de hospedagem em Hvar!

Centro Histórico de Hvar

O que fazer em Hvar

Praça com a Catedral ao fundo

Vários pontos turísticos de Hvar podem ser visitados no Centro Histórico. O melhor lugar para começar o seu tour é pela Praça de Santo Estevão, que forma o coração do centro desde o século XIII.

A Praça de Santo Estevão é uma das maiores praças da Dalmácia (região da Croácia onde está localizada Hvar) e abriga a Catedral de Santo Estevão. Vale visitar a Catedral devido às pinturas renascentista que ela possui.

Além disso, na Praça, há sorveterias e restaurantes, mas se atente principalmente ao histórico Teatro da Renascença, uma construção de 1612. É uma pena que o Teatro esteja fechado para reforma faz muitos anos, porque poderia ser uma boa opção sobre o que fazer em Hvar à noite.

O que fazer em Hvar

Loggia, Torre do Relógio e restaurantes no Centro Histórico de Hvar. Note o Forte no alto da montanha

Uma construção que vai chamar a sua atenção é a Loggia, um prédio com arquitetura veneziana cheio de arcos. A Torre do Relógio ao lado também merece uma foto, mas é uma construção mais recente, do século XIX.

Caminhando pela marina, afastando-se da Praça de Santo Estevão, você vai notar o Monastério Franciscano. Essa construção de quase 500 anos é super bonita e ainda possui pinturas antigas em seu interior.

Essas são as construções antigas mais importantes do Centro Histórico de Hvar, mas o melhor mesmo é caminhar por dentro do centro e descobrir as ruas estreitas com casas de pedra. Cenário mais fotogênico não há.

 

Forte Spanjola em Hvar

O que fazer em Hvar

A belíssima vista do Forte de Hvar

O Centro Histórico de Hvar tem morros próximos bem altos e que foram usados para proteger a cidade. Em um desses morros fica o Forte Spanjola, uma das atrações turísticas e históricas imperdíveis sobre o que fazer em Hvar.

A dica é ir até a parte noroeste da Praça de Santo Estevão e subir o morro entre as belas casas de pedra. O Forte é uma construção em bom estado, mesmo tendo quase 500 anos e propicia vistas lindas do Centro Histórico, mas principalmente das Ilhas Pakleni.

 

Melhores Praias na Ilha de Hvar

As praias da Croácia são muito diferentes das praias brasileiras. Normalmente, as praias são de pedra, o que ajuda a dar aquela cor incrível ao mar, mas dificulta por os pés no chão e caminhar no mar, além de serem praias pequenas.

Em Hvar, há praias localizadas no centro, como Lucica, e há praias melhores um pouco mais distantes do Centro Histórico. Esse é o caso de Pokonji Dol, que fica a poucos metros do centro e é bem mais bonita. Apenas fica lotada demais no verão.

Seguindo por uma trilha em Pokonji Dol, aproximadamente 30 minutos de caminhada, chega-se a uma praia limpa e, muitas vezes, vazia. Essa foi a praia que mais gostamos na ilha de Hvar e se chama Mekicevica.

O que fazer em Hvar

A praia de Pokonji Dol fica muito cheia em julho e agosto, mas é uma ótima opção em outros meses

Se você sair da marina principal de Hvar à direita, há outras praias, a maioria ocupada por beach clubs. Muitos turistas procuram Hvar por sua agitação na beira da praia, se esse é o seu caso, você não irá se decepcionar. Boj é a praia mais badala da cidade e também a mais lotada.

Depois de tantos beach clubs, há uma praia bastante tranquila no centro chamada de Podstine. Essa tranquilidade toda se deve ao fato de terem fechado o caminho que se iniciava perto dos beach clubs. Assim, é preciso fazer uma trilha pequena até Podstine.

O que fazer em Hvar

Podstine, tranquilidade perto da badalação

Além das praias localizadas na cidade de Hvar, há muitas enseadas e praias em toda a Ilha de Hvar. Milna é uma cidade bem perto de Hvar que tem uma praia bonita com certa estrutura. Já a praia de Dubovica fica no caminho para Stari Grad.

A melhor dica para conhecer as praias da Ilha de Hvar é alugar um barco ou uma moto/carro e ir visitando as demais cidades e conhecendo as enseadas quase exclusivas espalhadas pela ilha.

 

Ilhas Pakleni

O que fazer em Hvar

Mlini, a praia mais familiar e sossegada nas Ilhas Pakleni

Um dos principais pontos turísticos de Hvar é fazer um passeio até as Ilhas Pakleni, muito próximas da cidade de Hvar. A cor do mar nessas ilhas é algo fantástico e há uma variedade de ilhas para conhecer, com praias onde estão beach clubs até praias sossegadas.

Nós escolhemos visitar a praia de Mlini na Ilha de Marinkovac, devido a tranquilidade e cenário belíssimo. Mas há várias opções de praias para visitar. Inclusive muitos viajantes alugam barcos e conhecem várias praias nas Ilhas Pakleni.

Nós fizemos um post explicando as diferentes ilhas e praias das Ilhas Pakleni e como fazer o passeio até elas. Confira mais dicas aqui!

 

Outras Cidades na Ilha de Hvar

O que fazer em Hvar

Castelo em Stari Grad. Fonte: TripAdvisor

Se você tiver mais tempo na Ilha de Hvar, vale a pena alugar um carro ou moto e conhecer outras cidades da ilha, principalmente Stari Grad e Jelsa.

Stari Grad é a cidade mais antiga na Ilha de Hvar, fundada pelos gregos no século IV a.C. Com arquitetura preservada, bons restaurantes e monumentos históricos, Stari Grad merece uma visita.

Além disso, o viajante pode conhecer as históricas plantações de Stari Grad, que são Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. As divisões dessas plantações foram feitas pelos gregos há 2500 anos e ainda hoje existem.

Já Jelsa fica apenas 27 km da cidade de Hvar, na parte norte da Ilha. Com um Centro Histórico ao redor do antigo porto e cercado pelas montanhas mais altas da região, Jelsa é um lugar para fugir do turismo de massa na alta temporada, além de ter belas enseadas nas proximidades.

 

Esperamos que as dicas sobre o que fazer em Hvar tenham te ajudado a elaborar seu roteiro de viagem! Para ter mais dicas, leia também o nosso post sobre onde ficar em Hvar e ouça o episódio do Papo Viagem Podcast sobre Hvar!

Boa viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.