O que fazer em Arequipa, Peru? 11 Melhores Pontos Turísticos de Arequipa

por Jade

Arequipa é a segunda maior cidade do Peru, mas possui um Centro Histórico tranquilo para os padrões peruanos. Conhecida como La Ciudad Blanca, devido às construções com rocha vulcânica sillar, Arequipa tem uma beleza muito diferente do que estamos costumados no Brasil e há muito o que fazer em Arequipa.

Os três vulcões vistos a partir do Centro e a paisagem seca são belíssimos. O vulcão Misti é o mais imponente, enquanto o vulcão Chachani é o mais harmonioso. Já o vulcão Pichu Pichu se destaca menos, mas faz parte da paisagem.

Para o viajante que quer conhecer um pouco mais sobre o Peru, vale muito a pena fazer turismo em Arequipa. Com três pernoites na cidade dá para conhecer a maioria dos pontos turísticos e ainda fazer um passeio ao Valle del Colca.

Neste post, vamos mostrar o que fazer em Arequipa, com muitas dicas que usamos na nossa viagem!

Confira também nosso artigo-guia com as melhores regiões sobre onde se hospedar em Arequipa!

O que fazer em Arequipa, no Peru?

Plaza de Armas e Catedral de Arequipa

Plaza de Armas de Arequipa
Plaza de Armas de Arequipa

A Plaza de Armas é o início do passeio de qualquer viajante por Arequipa.

Sempre com muitos residentes e turistas, a Plaza de Armas possui uma harmonia arquitetônica invejável, com dois níveis de arcos na maioria dos edifícios que a cercam, com exceção da Catedral.

Os edifícios possuem restaurantes no andar superior, que evitamos por causa da localização central. No final do post, há uma seção só sobre onde comer na cidade!

Além dos restaurantes e bares, há todo o tipo de comércio e serviços, como agências de turismo e até mercado, assim como repartições públicas. Lá fica o escritório de turismo, com ótimo atendimento.

Os edifícios alvos da Plaza de Armas chamam a atenção, mas não se comparam à Catedral de Arequipa.

O que fazer em Arequipa
Catedral de Arequipa

Construída com a rocha vulcânica sillar, a Catedral é um espanto de tão linda e grandiosa, principalmente a fachada e as torres, ocupando todo o lado norte da Plaza de Armas.

O exterior da Catedral possui estilo neorrenascentista do século XIX, afinal muitos terremotos causaram danos às construções na cidade e a Catedral teve que passar por reconstruções. A construção inicial da Catedral data do início do século XVII.

A decoração externa é mais bonita do que o interior da igreja, que tem poucos detalhes. A cor é um dos destaques, um tom de amarelo tranquilo, com colunas brancas, mas sem capelas decoradas.

Atualmente, com poucos horários de missa (apenas às 9h da manhã, confirme o horário das missas no escritório de informações turísticas), ficou mais difícil conhecer a Catedral por dentro sem pagar por tours guiados.

A não ser que você tenha muito interesse na história da construção, não vale a pena pagar para entrar na Catedral de Arequipa. O melhor dela é a fachada.

Monastério de Santa Catalina

O que fazer em Arequipa
Diferentes áreas do Monastério e a vista de um dos terraços (Vulcão Chachani)

O Monastério de Santa Catalina de Siena é uma construção belíssima, cheia de história e enorme, sendo praticamente uma cidade murada com 20 mil m².

Fundado em 1579, o Monastério foi muitas vezes reformado e também foi erguido usando a rocha de sillar como material básico.

No Monastério viviam monjas enclausuradas, principalmente jovens de alta sociedade, que eram as pessoas com condições financeiras de adquirir e construir “quartos” e pagar as despesas durante os anos diversos anos.

Somente em 1970, o Monastério de Santa Catalina foi aberto ao público. Com a abertura desse monumento histórico, Arequipa entrou de vez nos roteiros de viagem pelo Peru, junto com Lima, Cusco e Machu Picchu.

Como é a visita ao Monastério de Santa Catalina em Arequipa?

O que fazer em Arequipa
Calle Córdoba, ruas vermelhas e Plaza Zocodober

Nós levamos uma manhã inteira para visitar as dezenas de áreas que constituem o Monastério e vale muito a pena. Então dedique pelo menos 2h para fazer esse passeio.

Há a opção de fazer a visita guiada ou conhecer por conta própria, já que as áreas do Monastério têm placas com as informações históricas, facilitando entender o local mesmo sem estar com guia.

A primeira coisa que se destaca é a cor rubra das paredes e a rusticidade do local, lembrando muito uma pequena cidade colonial, mas com influência arquitetônica dos povos nativos, que foram realmente os construtores do Monastério e suas tantas reformas.

Há claustros de vários tipos, quartos bem decorados e outros simples, além de ruazinhas super charmosas e fotogênicas.

O Monastério é divido em áreas usadas pelas noviças, pelas noviças graduadas e pelas monjas.

Há três belos claustros, uma pinacoteca com várias pinturas da Escola Cusquenha, além de inúmeros quartos e cozinhas, assim como a igreja, horta, lavanderia e muito mais.

O Monastério de Santa Catalina é muito fotogênico, cheio de história e arquitetura rica.

Informações práticas – Aberto todos os dias das 9h às 17h (terça e quarta até às 20h). Ingresso adulto 40 soles (sem guia). Há serviço de guia pago separadamente. Para mais informações, confira o site oficial e leia nosso artigo especial sobre o Monastério de Santa Catalina.

Museu Santuários Andinos

Museu Santuários Andinos
Múmia Juanita. Fonte: TripAdvisor

O Museu Santuários Andinos é outro ponto turístico imperdível sobre o que fazer em Arequipa. O Museu expõe objetos com mais de 500 anos de história pertencentes à Cultura Inca, com destaque para a múmia Juanita.

Os diversos objetos do Museu foram encontrados em urnas funerárias das oferendas humanas, que eram comuns durante o Império Inca.

Foram 18 corpos encontrados em vulcões do Sul Andino, sendo as Múmias de Salta, na Argentina, outro exemplo desses achados arqueológicos.

A visita ao Museu Santuários Andinos é guiada e não permite fotos.

Primeiramente, é visto um filme sobre a expedição dos arqueólogos ao Vulcão Ampato, onde foi encontrada Juanita em 1985. As informações do filme são ótimas, mas a qualidade da imagem do vídeo poderia melhorar.

Posteriormente, os visitantes são separados por guia em espanhol ou guia em inglês. A partir daí, toda a visita é guiada, com explicações muito detalhadas sobre a Cultura Inca, especificamente sobre a questão das oferendas humanas, como elas ocorriam e o que significavam.

O Museu Santuários Andinos não é grande, mas traz em detalhes às explicações sobre as oferendas humanas e sobre a religião da Cultura Inca.

A visita termina com a múmia Juanita, que na realidade não é uma múmia, mas sim um corpo congelado e, por isso, fica em uma câmara de refrigeração.

Informações práticas – Aberto todos os dias das 9h às 18h, aos domingos fecha às 15h. Ingresso adulto 20 soles mais pagamento do guia (nós demos 10 soles o casal). Para mais informações, confira o site oficial e leia nosso artigo especial sobre o Museu Santuários Andinos.

Mirador Yanahuara

Vulcão Misti ao fundo
Vulcão Misti ao fundo

Outra atração sobre o que fazer em Arequipa que gostamos bastante foi visitar o Mirador Yanahuara, que tem belas vistas do Vulcão Misti e está localizado no histórico distrito de Yanahuara.

O Mirador é composto por um conjunto de arcos de sillar, datado do século XIX. A partir dele podem ser tiradas belas fotos com o Vulcão Misti.

O Vulcão Chachani não fica visível a partir dos arcos, mas basta ir à ruazinha Callejón del Cabildo para avistar o Chachani. Vale muito a pena tirar uma foto por lá!

Visite também a Iglesia de San Juan Bautista de Yanahuara, que está localizada na praça do Mirador de Yanahuara.

A igreja é uma construção de meados do século XVIII, impressionando os visitantes pela decoração da fachada, um exemplo da arte mestiça arequipenha.

Aliás, há várias casas antigas em Yanahuara, construídas com rocha sillar, formando ruas bastante fotogênicas.

Para quem gosta de caminhar, vale a pena conhecer as ruas abaixo do Mirador de Yanahuara. A rua apertada Leoncio Prado é uma graça.

Para quem gosta de caminhar mais ainda, dá para fazer um belo passeio do Centro Histórico até o Mirador de Yanahuara.

Vale a pena atravessar a pé a Puente Grau, nas proximidades do Monastério de Santa Catalina, e continuar pelo Malecón Bolognesi, um parque paralelo à Rua Francisco Bolognesi. Aí é só subir a Cuesta del Ángel até o mirador.

Passeio ao Valle del Colca e ao Cânion do Colca a partir de Arequipa

Mirador Cruz del Condor
Mirador Cruz del Condor

O Valle del Colca é uma região com belas paisagens desérticas, animais típicos e pequenas cidades.

A principal atração do Valle é o Cânion do Colca, o segundo cânion mais profundo do mundo, local onde habitam os condores, ave símbolo do Peru.

A partir de Arequipa é possível fazer passeios de 1 dia para o Valle del Colca, assim como passeios de 2 dias, com pernoite no Valle. As agências de turismo também oferecem trekking no Cânion, que pode levar vários dias.

Nós fizemos o passeio de 1 dia ao Valle del Colca e contamos tudo no post completíssimo sobre o Valle del Colca e o Cânion do Colca.

Sem dúvida, o Valle faz parte da lista sobre o que fazer em Arequipa, mas exige planejamento e certeza em qual tipo de tour escolher. Por isso, se você tem interesse nesse passeio em Arequipa, leia nosso artigo.

Outros pontos turísticos de Arequipa

O que fazer em Arequipa
Claustro da Iglesia de La Compañía de Jesus

Caminhar pelo Centro Histórico possibilita descobrir outras atrações sobre o que fazer em Arequipa.

As ruas próximas à Plaza de Armas possuem belas casas e vários restaurantes. As igrejas também se destacam entre as construções históricas.

A Iglesia de La Compañía de Jesus fica bem perto da Plaza de Armas e tem um claustro bem bonito, inclusive com lojas no interior, algumas com tecidos bem caros.

A Iglesia de San Francisco e o Templo de la Tercera estão localizadas em uma bela praça, a Plaza San Francisco.

Ao lado do Templo de la Tercera fica o atual centro comercial Fundo el Fierro, com lojas de souvenirs, assim como artistas, como o pintor Ángel.

Outras igrejas e casas antigas para visitar e tirar fotos são: Iglesia de San Agustín, Iglesia de Santo Domingo, Iglesia de la Merced, Casa del Moral e a Casa Tristán del Pozo.

Para o viajante que quer conhecer os milhos peruanos, as batatas e um mercadão típico, El Mercado San Camilo é o melhor e tem localização central. El Mercado San Camilo é bem movimentado, muito porque tem de tudo.

No Mercado San Camilo, provamos o “queso helado”, um sorvete de coco com baunilha e canela. No segundo andar, perto dos floristas, há locais que vendem o queso helado. São lugares simples, mas com pessoas super receptivas.

Pertinho do centro, o viajante pode dar uma caminhada pelo bairro de San Lázaro, nas proximidades centro comercial Fundo el Fierro.

A cidade de Arequipa foi fundada nessa região e ainda hoje é possível perceber o desenho sinuoso das ruas antigas.

Onde comer em Arequipa, Peru?

Onde comer em Arequipa, Peru?
Milhos e batatas variadas estão presentes na Culinária Peruana. Fonte: TripAdvisor

Por último, mas não menos importante, vamos falar um pouco sobre a comida típica de Arequipa.

No post sobre as “20 comidas típicas do Peru”, mostramos várias comidas típicas do país, mas há peculiaridades culinárias em Arequipa.

A comida típica na cidade é famosa pelas picanterias, que são restaurantes que servem porções de pratos regionais, mas são comidas bem específicas.

Há desde o picante rocoto relleno até pratos com tripas, além de carne de pescoço e muitas batatas e milhos.

A picanteria mais conhecida é La Nueva Palomino em Yanahuara. A chicha alcoólica vendida no restaurante é ótima, mas a comida é do tipo bem forte, que não é do meu gosto, além de ser um restaurante caro para os padrões de Arequipa.

Em Arequipa, há também muitos restaurantes turísticos, mas que não são caros, porém servem porções menores. Culturalmente, um prato de comida no Peru alimenta muito bem um viajante faminto.

O Hatunpa é um desses restaurantes turísticos. As batatas peruanas formam o carro chefe do restaurante e são muitas variedades. Só não peça um prato muito picante, porque é difícil de aguentar. O rocoto relleno é bem picante em qualquer restaurante!

Arequipa tem boas lanchonetes. A La Lucha Sanguchería Criolla tem sanduíches ótimos e batatas melhores ainda.

O Burger Chulls é menos tradicional, com espaço pequeno, mas com boas e baratas hamburguesas, como se diz por lá.

É fácil encontrar restaurantes de trutas na cidade. Esses peixes se desenvolvem melhor na altitude, por isso são muito comuns no Peru.

No caso das bebidas, a chicha morada é sempre a melhor pedida, porque é difícil encontrá-la fora do Peru, então, aproveite a chicha.

O chá de coca também vale a pena, mas o chá de muña é a alternativa mais saborosa para quem quer evitar a coca e ainda diminuir os efeitos da altitude.

Mapa com os pontos turísticos de Arequipa

Confira no mapa acima a localização dos pontos turísticos e saiba o que fazer em Arequipa. Clique no “botão com seta” para acessar a legenda do mapa.

Esperamos que as dicas sobre o que fazer em Arequipa tenham sido úteis. Confira também o post sobre onde ficar em Arequipa bem localizado e com sugestões de hospedagens boas para vários orçamentos!

Boa viagem, Viajante!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.