Necrópoles do Vaticano: o Tour Secreto no Vaticano

Conheça o impressionante tour pelas milenares Necrópoles do Vaticano!

O Vaticano é uma cidade-estado cheia de surpresas, belezas e riquezas. Uma das atrações menos conhecidas e mais surpreendentes do país são as Necrópoles do Vaticano. As Necrópoles são cemitérios milenares que ficam no subsolo da Basílica de São Pedro.

Como falamos no episódio do Papo Viagem Podcast sobre o Vaticano, visitar as Necrópoles é um dos passeios mais secretos e imperdíveis da pequena cidade-estado. Confira no post de hoje a história e muitas dicas para fazer o tour nas Necrópoles do Vaticano!

 

História e Tour nas Necrópoles do Vaticano

Necrópoles do Vaticano: o Tour Secreto no Vaticano

Ainda é possível ver mausoléus com afrescos, pinturas fortes e mosaicos. Fonte: Vaticano

As Necrópoles do Vaticano surgiram durante o Império Romano, quando a região da Praça e da Basílica de São Pedro era ocupada pelo Circo de Nero.

O Circo de Nero era um local de entretenimento, onde foram assassinados muitos cristãos, inclusive São Pedro. O Circo ficou sem uso com a construção do Coliseu no século I d.C., sendo reaproveitado para fazer mausoléus de cristãos e, principalmente, de pagãos.

Com o crescimento do número de cristãos e a construção da primeira Igreja na região do Circo de Nero, no século IV d.C., as Necrópoles foram soterradas, sendo redescobertas somente na década de 1940.

Necrópoles do Vaticano: o Tour Secreto no Vaticano

A maioria dos mausoléus é de pagãos. Fonte: Youtube

Vale destacar que as Necrópoles do Vaticano se iniciam na região do baldaquino, dentro da Basílica de São Pedro, e acredita-se que se estendam até a região do Castelo de Santo Ângelo, sendo que sua maioria continua soterrada.

As Necrópoles foram encontradas porque o Papa Pio XII estava a procura da tumba de São Pedro, já que desejava ser enterrado próximo a ele. Entre 1940 e 1957, o trabalho de escavação encontrou diversos mausoléus, inclusive a suposta tumba de São Pedro.

Necrópoles do Vaticano: o Tour Secreto no Vaticano

Fonte: Youtube

Foi descoberto um altar onde estaria a tumba de São Pedro, nas proximidades do milenar muro vermelho. Em 1968, foi anunciado que ossos de um homem tinham sido encontrados nessa tumba, com idade e tipo físico semelhante ao do apóstolo. Outra indicação foi a inscrição “petros eni”, que significa “Pedro está aqui”, em um fragmento da tumba.

O local da tumba de São Pedro é bastante confuso e só dá para espiar por uma fresta, sendo conhecido como campo P, marcado em vermelho na imagem. Acredita-se que durante os primeiros séculos, muitos cristãos queriam ser enterrados perto da tumba do apóstolo, dificultando ver o mausoléu nos dias de hoje.

Necrópoles do Vaticano: o Tour Secreto no Vaticano

O campo P está circulado de vermelho, indicando a tumba de São Pedro. Fonte: Vaticano

Além da tumba de São Pedro, há diversos mausoléus bem conservados, com pinturas, mosaicos e até presença de cores e afrescos delicados. São mais de 20 mausoléus históricos que valem muito a visita, seja por quem se interessa por religião ou por história antiga. Aqui há detalhes minuciosos sobre cada mausoléu.

Andar nas ruas das Necrópoles do Vaticano é caminhar entre muita história antiga, que parece um filme de tão inimaginável.

A visita termina nas Grutas do Vaticano, onde estão enterrados papas e pessoas importantes, e depois se acessa a Basílica. Então, você pode conhecer a Basílica sem pegar fila depois do tour pelas Necrópoles.

 

Informações sobre a visita às Necrópoles do Vaticano

Necrópoles do Vaticano: o Tour Secreto no Vaticano

Fonte: Youtube

A visita às Necrópoles do Vaticano é uma visita guiada, normalmente por padres que sabem muito sobre história do Vaticano e de São Pedro. Com duração de 1,5h, a visita às Necrópoles do Vaticano só é permitida para maiores de 15 anos, ao custo de € 13. Os tours acontecem de segunda a sábado.

Você deve saber que a vista acontece no subsolo, não sendo adequada para pessoas que são claustrofóbicas ou pessoas com problemas de saúde.

É importantíssimo reservar com muita antecedência sua visita às Necrópoles. Basta entrar no site do Ufficio Scavi aqui, preencher os campos indicados e esperar pelas próximas instruções para o pagamento do tour.

 

Esperamos que as dicas deste post tenham te instigado a visitar as Necrópoles! Não se esqueça de conferir o episódio imperdível do Papo Viagem Podcast sobre o Vaticano!

Boa viagem, Viajante!

Posts que você deve ver também!

Deixe seu comentário!

comentários

error: Conteúdo protegido.