Mesquita Azul em Istambul: A Exuberante Mesquita Sultan Ahmet

Descubra a história e as belezas da Mesquita de Sultan Ahmet, a histórica Mesquita Azul em Istambul!

A Mesquita de Sultan Ahmet, conhecida do grande público como Mesquita Azul, é o templo religioso mais importante de Istambul, muito visitado por fiéis e turistas do mundo todo.

Construída no início do século XVII, durante o sultanato de Ahmet I, no distrito histórico de Fatih, a Mesquita de Sultan Ahmet está localizada onde existia um antigo palácio bizantino. Nessa mesma região fica o Museu/Mesquita Hagia Sophia.

Mesquita Azul em Istambul

Mesquita Azul ao fundo, vista a partir do Museu Hagia Sophia

A função da Mesquita Azul era ser a mesquita principal do Império Otomano, que dominou a Turquia e partes da Europa por muitos séculos. Antes dela, Hagia Sophia era a mesquita imperial.

Essa Mesquita é o melhor exemplo da arquitetura otomana clássica aplicada aos templos religiosos, por isso é a mesquita mais visitada de Istambul pelos turistas. Vale dizer que há semelhanças arquitetônicas com Hagia Sophia.

Como você pode notar na imagem abaixo, a Mesquita é chamada de “azul” devido aos azulejos que possuem essa cor. A decoração das mesquitas na Turquia é sempre encantadora e cheia de detalhes.

Mesquita de Sultan Ahmet I: a Mesquita Azul de Istambul

A Mesquita repleta de azulejos

Vale mencionar que nas galerias superiores estão localizados os azulejos mais azuis e bonitos, mas essas galerias estão fechadas ao público.

Além dos azulejos característicos, há os seis minaretes (torres) emblemáticos e históricos, que dão ainda mais grandiosidade à Mesquita.

Conta-se que quando os governantes/religiosos em Mecca souberam que mais uma mesquita teria seis minaretes, assim como a de Mecca, houve uma guerra de egos. O jeito foi construir mais um minarete em Mecca e deixar a Mesquita Sultan Ahmet com seus seis minaretes.

Além dos minaretes, as cúpulas são incríveis, vistas de dentro ou de fora. Há cinco grandes cúpulas e cerca de oito menores.

 

Dicas para visitar a Mesquita Azul

Mesquita Azul

Dentro da Mesquita, há uma área onde qualquer pessoa pode ficar e uma área específica para orações

Para conhecer a Mesquita Azul é preciso paciência e planejamento, porque ela também é usada para orações diárias.

São seis orações por dia, espalhadas desde a madrugada até à noite, mas que mudam de horário com o passar dos dias.

No site da Presidência para Assuntos Religiosos (confira aqui), há no canto superior direito o link “monthly prayer times”. É só clicar e colocar a cidade que você visitará e irão aparecer os horários de reza.

Sabendo os horários das orações fica mais fácil se planejar, porque as mesquitas fecham para visitação em torno de meia hora antes e depois do horário de oração.

Vale ressaltar que nas sextas-feiras, durante toda a manhã, até mais ou menos às 14 horas, a Mesquita Azul só atende fiéis, porque sexta-feira é o dia santo no Islamismo.

Nós quase não pegamos fila para entrar na Mesquita Azul, porque fomos em uma segunda-feira. Essas condições foram ideais, mas é comum haver filas gigantes.

Não confie em pessoas dizendo que podem te ajudar a pular a fila, isso é golpe com certeza. Se a fila estiver enorme e você tiver mais tempo, reprograme seu passeio para outro dia.

Mesquita de Sultan Ahmet I: a Mesquita Azul de Istambul

Dois minaretes não são visíveis desse ângulo, mas note as belas cúpulas

É importante também se atentar à vestimenta. Se você estiver de calça e camiseta com manga, é provável que não use a roupa que eles disponibilizam e que é usada por muitas pessoas.

Mulheres devem usar um véu para cobrir a cabeça. Há véus na recepção, mas leve o seu, por motivo de higiene, pois passam muitas turistas pela mesquita todos os dias.

Vale destacar que a visita à Mesquita Azul é gratuita, inclusive não é cobrado nada pelo empréstimo de roupas e lenços. Não se esqueça de tirar os sapatos antes de entrar na mesquita, tanto por questões religiosas quanto de higiene.

 

Gostou da história e das dicas sobre a Mesquita Azul? Então, confira muito mais no episódio do Papo Viagem Podcast sobre Istambul!

Boa Viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.