Ilhas Pakleni em Hvar: Incrível Arquipélago na Croácia

Descubra a beleza das Ilhas Pakleni em Hvar no litoral da Croácia!

Neste post você conhecerá um dos mais belos arquipélagos da Croácia, as Ilhas Pakleni em Hvar.

A Croácia é um país com muita beleza natural e riqueza histórica. Quem visita o país tem que aproveitar algumas das ilhas localizadas no Mar Adriático. A ilha de Hvar sempre está no roteiro de viagem pela Croácia e é a partir dela que podem ser visitadas as Ilhas Pakleni.

As Ilhas Pakleni são um conjunto de ilhas rochosas com muitas enseadas, praias de seixo (pedrinhas) e também atrações turísticas de verão, como beach clubs e restaurantes.

Por serem facilmente acessadas e possuírem um mar azul inesquecível, as Ilhas Pakleni se tornaram verdadeiros pontos turísticos de Hvar.

Neste post, vamos falar sobre as diferentes ilhas e praias localizadas no arquipélago e dar dicas para você aproveitar essa região. Confira!

Depois de ler este post, ouça o episódio do Papo Viagem Podcast sobre a famosa ilha de Hvar!

O que fazer nas Ilhas Pakleni em Hvar

Ilhas Pakleni em Hvar: vista aérea

Vista aérea das Ilhas Pakleni. Fonte: Wikimedia

Quando visitamos Hvar, ficamos com muitas dúvidas sobre qual ilha e praia conhecer nas Ilhas Pakleni. Depois de várias dicas da nossa anfitriã, embarcamos para a ilha de Marinkovac, onde está localizada a praia de Mlini, na qual passamos o dia inteiro.

Além de falar sobre a praia de Mlini, vamos mostrar outras praias do arquipélago que podem ter a ver mais com você, já que há praias baladas, praias nudistas e também praias tranquilas. A escolha depende do perfil de cada viajante.

Sveti Klement é a ilha mais visitada e a maior entre as ilhas Pakleni. Nessa ilha fica a praia de Palmizana, uma praia muito procurada por ter um bar-restaurante bem famoso, por possuir uma marina e outras atrações além da praia de seixo.

Ilhas Pakleni em Hvar: Palmizana

Praia de Palmizana. Fonte: TripAdvisor

Palmizana ganhou fama há muitos anos com a construção da casa de veraneio do professor Eugen Meneghello, que hoje dá nome a uma galeria de arte no local.

Quem procura uma praia com boa estrutura turística, Palmizana é uma das principais opções nas Ilhas Pakleni. Estando em Sveti Klement vale conhecer outras praias. Muito se fala da praia de Perna, que é de areia e não de seixo, algo que não se encontra sempre na Croácia.

Em Sveti Klement fica também a tradicional vila de Vakla. Uma curiosidade é que desde o século 14 se comemora na vila a festa de São Clemente, sempre no último domingo de julho, sendo esse dia o melhor para visitar o local.

Ilhas Pakleni em Hvar: Mlini

Os diversos tons de azul da praia de Mlini

Outra ilha badalada é Marinkovac, especificamente na praia de Stipanska, conhecida por ter um beach club (e também várias festas durante o verão). Como tem o beach club, estrutura não falta em Stipanska, como itens para alugar e locais para almoçar.

Uma dica importante nas praias com festas durante o verão é que nas manhãs, após as festas, a praia pode não estar nas suas melhores condições. Essa foi uma das razões que nos fez visitar a região de Zdrilca em Marinkovac, no lugar de Stipanska.

Em Zdrilca, as praias são de seixo mesmo, com muitas pedrinhas, mas a cor do mar é deslumbrante. Os tons da água variam do transparente ao azul quase florescente. Na praia de Mlini essas condições são encontradas.

Ilhas Pakleni em Hvar: Praia de Mlini

Praia de Mlini

Nós visitamos a praia de Mlini porque a praia é mais familiar, com pouca estrutura, mas muita qualidade. Com um bom carregamento de água e lanchinhos, deu para ter um dia tranquilo e inesquecível nas águas transparentes da Croácia.

Mas vale destacar que a praia de Mlini é pequena e com pedras, assim como a maioria das praias da Croácia e das Ilhas Pakleni. Além disso, independendo do seus destino no arquipélago, é bom ter água e lanchinhos.

Os viajantes naturistas não ficam sem opção na Croácia. Normalmente, as praias mais isoladas são usadas por quem gosta de nadar sem roupa, assim como para fazer top less. Nas Ilhas Pakleni isso é ainda mais comum.

Ilhas Pakleni em Hvar: Ilha de Galesnik

Ilha de Galesnik vista a partir de Hvar

Jerolim é a ilha preferida pelos naturistas, sendo uma ilha bem rochosa, mas que tem algumas árvores.

Já quem se interessa por um destino rápido para visitar nas Ilhas Pakleni e ainda com boa opção de comida, a ilha Galesnik é bastante procurada e fica super perto de Hvar.

Vale destacar que dá para fazer snorkeling tranquilamente nas praias das Ilhas Pakleni, mas a ilha mais distante chamada de Vodnjak é a melhor para fazer mergulho subaquático.

São muitas opções de ilhas para visitar, todas com o mar super claro da Croácia. A questão é encontrar a ilha que tem mais a ver com você. Normalmente, o seu anfitrião vai te dar dicas sobre como aproveitar diversas atrações de Hvar.

 

Como visitar as Ilhas Pakleni

Ilhas Pakleni em Hvar

Vista das Ilhas Pakleni a partir do forte em Hvar

A forma mais conveniente de aproveitar as Ilhas Pakleni é alugar um barco no centro de Hvar (da cidade de Hvar que fica na ilha de Hvar) e navegar em direção a Palmizana ou Zdrilca, local com marinas. Muitos viajantes alugam barcos mesmo sem experiência, assumindo o risco de dar algo errado.

Nós preferimos usar os serviços regulares de taxi boat que saem do centro de Hvar e aproveitar o dia em apenas uma praia. O valor do ticket ida e volta é barato entre 50-60 kunas ou aproximadamente R$ 25-30 por pessoa.

Já o valor do aluguel de um barco depende do seu poder de barganha e do tipo de barco escolhido. Lemos alguns depoimentos de viajantes que pagaram aproximadamente 500 kunas.

 

Se você gostou das Ilhas Pakleni, conheça mais sobre Hvar aqui e saiba onde ficar em Hvar, com dicas das melhores hospedagens!

Ouça também o episódio do Papo Viagem Podcast sobre a Croácia e o episódio especial sobre a ilha de Hvar!

Boa viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.